A área de segurança de redes está cercada de ferramentas usadas para proteger os dados de um computador dentro de uma rede e uma das mais utilizadas é o portscanner. Tal assunto será abordado a seguir na figura do Nessus, bem como suas principais funcionalidades, características e compatibilidade.
Com este comando o Nessus (cliente) e o nessusd (servidor) serão instalados na máquina, por força de regra do apt-get suas dependências também serão baixadas e instaladas, isso levará alguns poucos minutos, dependendo de sua conexão com a internet. O passo seguinte é o registro já citado em linhas passadas.
Ao fazer isso os plugins automaticamente serão atualizados, não sendo necessário fazê-lo manualmente, o que é possível pelo comando "sudo nessus-update-plugins" caso fosse necessário. Depois de feito o registro é preciso que seja criado um usuário para o programa.
[1] Comentário enviado por fcolliveira em 11/11/2009 - 12:33h
Excelente esse artigo! Estamos passando por um treinamento interno na nossa instuiçao para prevenir ataques mas na verdade alguns usuarios usaram as informaçoes do treinamento para invadir maquinas vulneráveis na rede. Estava justamente procurando uma soluçao alternativa de defesa, especialmente para e rede sem fio, que e aberta para o serviço de internet, quando me deparei com esse artigo.
Parabens ao woshington rodrigues
[4] Comentário enviado por wos- em 13/11/2009 - 16:56h
fico grato pelos comentários,
é realmente o Nessus é um Scanner e tanto, mas tem o incoveniente da versão professional ser paga
quanto ao OpenVAS nunca vi vou dar uma olhada depois =)