O Kernel Linux

O artigo refere-se à estrutura e funcionamento do Kernel Linux, com algumas sugestões de configurações.

[ Hits: 83.288 ]

Por: Buckminster em 21/03/2013


Kernel Linux



A Organização Kernel Linux (Linux Kernel Organization) é uma Corporação de Benefício Público do Estado da Califórnia dos Estados Unidos da América, criada em 2002 para distribuir o Kernel do Linux e outros softwares de código aberto para o público, sem custos. É reconhecida pela IRS (Receita Federal Americana) como uma fundação privada operacional 501(c)3.

A Organização Kernel Linux é gerida pela Fundação Linux que oferece total apoio técnico, financeiro e pessoal para a execução e manutenção da infra-estrutura do kernel.org.

Os servidores estão localizados em Corvallis, Oregon, EUA; Palo Alto e San Francisco, Califórnia, EUA; Amsterdã, Holanda, e Umeå, na Suécia. O uso com violação de quaisquer leis, é proibido.

Linux é uma marca registrada de Linus Torvalds. Todas as marcas registradas são de propriedade de seus respectivos proprietários.

O que é o Linux?

Linux é um clone do sistema operacional Unix, mas não é um Unix, uma vez que não tem mais nenhum código do Unix original, e seu kernel foi escrito a partir do zero, por Linus Benedict Torvalds, com a assistência de uma equipe de hackers da Net.

Ele atende às normas POSIX (Portable Operating System Interface), que pode ser traduzida como "Interface Portável entre Sistemas Operacionais" e está em conformidade com a especificação Single UNIX.

O Linux tem todas as características que se espera de um moderno e pleno sistema Unix, incluindo operações de multitarefa, memória virtual, bibliotecas compartilhadas, carregamento de demanda, executáveis compartilhados copy-on-write, gerenciamento de memória próprio e rede multistack, incluindo IPv4 e IPv6.

Embora originalmente desenvolvido em primeiro lugar para PCs 32 bits x86 (386 e acima), hoje o Linux também funciona em uma variedade de arquiteturas de outros processadores, como em todos os 32 bits e 64 bits.

Se você é novo no GNU/Linux e não quer baixar o kernel, que é apenas um componente do sistema Linux, mas você quer uma distribuição completa do Linux, existem inúmeras distribuições disponíveis para download na Internet, bem como para a compra de vários fornecedores.

Alguns são de uso geral e alguns são otimizados para usos específicos. Atualmente, existem espelhos de várias distribuições disponíveis em:
Note que, no entanto, a maioria das distribuições tem vários gigabytes e a menos que você tenha um link de Internet rápido, você pode poupar aborrecimentos e comprar um CD-ROM e/ou DVD com uma distribuição.

Texto adaptado de: https://www.kernel.org/linux.html

O Kernel Linux é lançado sob a licença GNU GPL versão 2 e, portanto, é Software Livre como definido pela Free Software Foundation. Você pode ler a cópia integral da licença no arquivo COPYING distribuído com cada versão do kernel do Linux.

A base de um sistema operacional é o kernel. O articulado e elegante sistema Linux, iniciado em 1991 pelo Finlandês Linus Torvalds, é formado basicamente pelo kernel, a biblioteca C, o compilador, a cadeia de ferramentas e os utilitários básicos do sistema, como o processo de conexão e o shell.

Um sistema Linux também inclui uma implementação X Windows System moderna, inclusive um ambiente da área de trabalho cheio de recursos, como o GNOME ou o KDE.

Todo o código fonte do kernel Linux está disponível na Internet em Kernel.org. O Kernel Linux é um software gratuito e open source, sendo que você está livre para alterar o código fonte e fazer qualquer modificação que quiser (se você souber como), mas, para serem efetivadas como parte oficial do Kernel Linux, estas modificações tem que obrigatoriamente resolver um problema real e específico, ter uma construção sadia e uma implementação clara. Esta é a política.

Nos sistemas modernos com unidades de gerenciamento de memória protegida, o kernel geralmente reside em um nível "mais alto" do sistema quando comparado com as aplicações normais do usuário.

Isto inclui um espaço da memória e um acesso completo para o hardware (geralmente através dos drivers). Esse estado do sistema e o espaço da memória são chamados coletivamente de "espaço do kernel" (Kernel Space).

Em oposição, as aplicações do usuário são executadas no "espaço do usuário" (User Space). Ao executar o kernel, o sistema está no espaço do kernel em oposição à execução normal do usuário no espaço do usuário.

As aplicações executadas no sistema se comunicam com o kernel através da "chamada do sistema" (Figura 1). Uma aplicação em geral chama as funções de uma biblioteca - por exemplo, a biblioteca C - que por sua vez conta com a interface de chamada do sistema para instruir o kernel a executar as tarefas em seu nome.
Fonte: LOVE, Robert. Desenvolvimento do Kernel do Linux, 2004.

Algumas chamadas da biblioteca fornecem muitos recursos não encontrados na chamada do sistema. Quando uma aplicação executa uma chamada do sistema, é dito que o kernel está sendo executado em nome da aplicação. E mais, é dito que a aplicação está executando uma chamada do sistema no espaço do kernel e o kernel está sendo executado no contexto do processo.

Um programa em si não é um processo, um processo é um programa ativo com seus recursos afins. Dois ou mais processos podem existir executando o mesmo programa e compartilhando diversos recursos.

Um processo inicia sua vida através de uma chamada do sistema que cria um novo processo duplicando um já existente. Outro nome para processo, é tarefa. Porém, a denominação de um programa em execução no kernel é tida como uma tarefa e a denominação de um programa do espaço do usuário é tida como um processo.

O Linux transfere a execução do espaço do usuário para o espaço do kernel sempre que a aplicação fizer uma chamada ao sistema ou a aplicação for suspensa por uma interrupção de hardware. Num driver, algumas funções são executadas usando chamadas ao sistema e outras fazem interrupções.

Os kernels também gerenciam o hardware do sistema. Praticamente todas as arquiteturas fornecem o conceito de "interrupções". Quando o hardware deseja se comunicar com o sistema, ele emite uma interrupção que interrompe de modo assíncrono o kernel.

As interrupções, geralmente, estão associadas a um número. O kernel usa o número para executar uma "sub-rotina de interrupção" determinada para processar e responder à interrupção.

Por exemplo, quando você digita, o controlador do teclado emite uma interrupção para permitir que o sistema saiba que há dados no buffer do teclado. O kernel anota o número da interrupção sendo emitida e executa a sub-rotina de interrupção correta.

A sub-rotina de interrupção processa os dados do teclado e permite que o controlador do teclado saiba que está pronto para mais dados. Para fornecer a sincronização, o kernel pode desativar as interrupções - todas as interrupções ou apenas um número específico de interrupções.

As interrupções, as IRQs (Interrupt Request Line), podem ser vistas no Setup do CMOS da placa-mãe. O Setup do CMOS é chamado erroneamente de BIOS, pois BIOS é todo o sistema básico de entrada e saída (Basic Input/Output System), ou seja, é o sistema que vem instalado de fábrica no CMOS (Complementary Metal-Oxide-Semiconductor), que é um chip de circuitos integrados.

As IRQs são a forma pela qual os componentes de hardware requisitam um tempo computacional do sistema para a CPU. Uma IRQ é a sinalização de um pedido de interrupção de hardware.

Os computadores modernos compatíveis com o IBM PC, possuem 16 designações de IRQ (0-15), cada uma delas representando uma peça física (ou virtual) de hardware. Por exemplo, a IRQ0 é reservada para o temporizador do sistema, enquanto a IRQ1 é reservada para o teclado. Quanto menor for o número da IRQ, mais prioridade ela terá para ser processada.

No Linux, o ambiente gráfico (GNOME, KDE, etc), os programas e aplicativos (BrOffice; aMSN; iptables; BIND; navegadores como Firefox, Iceweasel, etc), grosso modo, estão instalados no sistema, mas as funções que estão habilitadas no kernel só serão carregadas para a memória quando o programa for usado.

Fazendo um comparativo, o Windows quando inicializa já carrega em memória a maioria das suas funções e processos, comumente chamados de drivers; o Linux só carrega o necessário para o kernel trabalhar. Por essa razão é que o Linux ocupa pouca memória.

O "monstruoso" Windows, com suas mais de 100 milhões de linhas de código auditadas (Windows 7 e Windows 8), é o que se chama de arquitetura fechada, ou seja, é um "pacote" fechado, onde você só pode instalar e desinstalar programas adicionais, mas não pode mudar o que vem com ele, pois seu código fonte não é aberto. O kernel do Windows tem em torno de 35 milhões de linhas.

O kernel do Linux, na versão 2.6.27 ultrapassou 10 milhões de linhas de código, incluindo espaços, comentários e documentação. São mais de dez milhões de linhas ocupando o mesmo espaço na memória.

Características do kernel Linux

1. Suporta o carregamento dinâmico dos módulos do kernel. Embora o kernel do Linux seja monolítico, é capaz de carregar e descarregar dinamicamente o código do kernel segundo a demanda.

2. Tem suporte do multiprocessador simétrico (SMP).

3. O Kernel Linux é antecipado (preemptive). É capaz de antecipar uma tarefa, caso ela esteja sendo executada no kernel.

4. O Kernel Linux não tem drivers no user space, e sim Kernel Loadable Modules que rodam no Kernel.

5. O Kernel Linux não pode utilizar aritmética de ponto flutuante.

6. A memória do Kernel Linux não é paginável. Cada byte de memória consumido é um byte a menos na memória física, portanto, seja seletivo e cauteloso ao compilar módulos como built-in no kernel.

7. O Kernel Linux executa operações em segundo plano através das threads - processos-padrões que existem unicamente no kernel space e não trocam de contexto no user space, porém, são programáveis e são preemptive (antecipados) como processos normais.

Uma thread do kernel pode ser criada apenas por outra thread do kernel. O Linux não diferencia o que é threads do que é processo normal (threads significa linha de execução e é uma forma de um processo dividir a si mesmo em duas ou mais tarefas que podem ser executadas concorrentemente).

Para o Kernel Linux todos os processos são iguais e apenas compartilham recursos. Mais claramente: para o Kernel Linux não há conceito de threads. Uma thread no Linux é meramente um processo que compartilha certos recursos, diferentemente de outros sistemas operacionais, como o Microsoft Windows e o Oracle Solaris, que tem um suporte explícito para threads.

8. Quando um processo ou uma tarefa termina, o Kernel Linux libera os recursos e notifica os outros processos e tarefas que estavam associados a eles.

9. O Kernel Linux é gratuito, em todos os sentidos da palavra.

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Tipos de kernels
   2. Kernel Linux
   3. Versão do kernel Linux e shell
   4. Inicialização do Linux
   5. Configuração do kernel Linux
Outros artigos deste autor

Atualizar o macOS no Mac - Opencore Legacy Patcher

Squid - Entendendo um pouco as configurações

Como utilizar de forma correta os repositórios e pacotes Backports

Instalar e configurar o Nftables com exemplos básicos de configurações

Compilando kernel no Debian Squeeze

Leitura recomendada

KernelCheck - Instalando o kernel mais recente em distros Debian-like e outras

cpulimit - Limitando o uso da CPU por processo

Compilando um kernel Linux

Deixe seu console mais bonito com Bootsplash

Compilando o Kernel do OpenBSD 4.3 (GENERIC)

  
Comentários
[1] Comentário enviado por lcavalheiro em 21/03/2013 - 10:52h

Cara, que artigo fantástico! Favoritado, com certeza!

[2] Comentário enviado por Buckminster em 21/03/2013 - 11:34h


[1] Comentário enviado por lcavalheiro em 21/03/2013 - 10:52h:

Cara, que artigo fantástico! Favoritado, com certeza!


Obrigado, mas o mérito pertence também aos moderadores

http://www.vivaolinux.com.br/~albfneto
e
http://www.vivaolinux.com.br/~leandro

que contribuiram revisando e colaborando com o artigo.
Meus sinceros agradecimentos aos dois.

[3] Comentário enviado por xerxeslins em 21/03/2013 - 15:45h

Nota 10! Merece ser artigo destaque.

[4] Comentário enviado por asdf2 em 21/03/2013 - 16:56h

alguns erros no que destaco aqui:

"Linux é um clone do sistema operacional Unix"

"Linux" não é um sistema operacional, linux é só um KERNEL, Ubuntu, Fedora, Debian, Opensuse são distribuições do kernel Linux, isto sim pode ser considerado sistema operacional. Pois se você pegar e compilar uma versão do kernel linux e colocar (já compilado) em um hd formatado em ext4 e dá o boot não vai acontecer nada, já percebeu isso ? é necessario uma glic, um grub e um shell pra que possa ser util.


"O Kernel Linux é lançado sob a licença GNU GPL versão 2 e, portanto, é Software Livre como definido pela Free Software Foundation"

o kernel linux do site www.kernel.org não é mais considerado software livre pela FSF, pois inclui muitos pedaços de drivers proprietários sem código-fonte (BLOBS) dentro do kernel. O kernel "linux-libre", esse sim é considerado GPL versão 2 100 % livre:

http://www.fsfla.org/ikiwiki/selibre/linux-libre/

A historia de como começou tudo, projeto gnu, gcc, kernel linux até os dias atuais, está escrita no "About Gnu" do editor de texto Gnu Emacs, escrita por Richard Stallman, dá uma olhada aé, é massa demais.

fora esses erros ficou bom demais seu artigo, valeu

[5] Comentário enviado por xerxeslins em 21/03/2013 - 17:08h


[4] Comentário enviado por asdf2 em 21/03/2013 - 16:56h:

alguns erros no que destaco aqui:

"Linux é um clone do sistema operacional Unix"

"Linux" não é um sistema operacional, linux é só um KERNEL, Ubuntu, Fedora, Debian, Opensuse são distribuições do kernel Linux, isto sim pode ser considerado sistema operacional. Pois se você pegar e compilar uma versão do kernel linux e colocar (já compilado) em um hd formatado em ext4 e dá o boot não vai acontecer nada, já percebeu isso ? é necessario uma glic, um grub e um editor pra que possa ser util.


"O Kernel Linux é lançado sob a licença GNU GPL versão 2 e, portanto, é Software Livre como definido pela Free Software Foundation"

o kernel linux do site www.kernel.org não é mais considerado software livre pela FSF, pois inclui muitos pedaços de drivers proprietários sem código-fonte (BLOBS) dentro do kernel. O kernel "linux-libre", esse sim é considerado GPL versão 2 100 % livre:

http://www.fsfla.org/ikiwiki/selibre/linux-libre/

A historia de como começou tudo, projeto gnu, gcc, kernel linux até os dias atuais, está escrita no "About Gnu" do editor de texto gnu emacs, escrita por Richard Stallman, dá uma olhada aé, é massa demais.

fora esses erros ficou massa demais seu artigo, valeu


Gostei das informações extras. O que não reduz em nada o quão bom é o artigo.

Gostei principalmente de saber que o Linux não é livre como definido pela FSF! Um dado muito interessante. Há muito tempo as distros mais famosas Ubuntu, Slackware, Debian, Gentoo etc não são consideradas livres pela FSF. Por isso existem distros realmente livres como Trisquel e outras. Um artigo que fiz sobre isso: http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Distros-para-quem-ama-a-liberdade

Será que a FSF abandonou o kernel HURD?

Abraço!

[6] Comentário enviado por asdf2 em 21/03/2013 - 17:35h

@xerxeslins,

o kernel hurd já está totalmente funcional para vias de teste e uso pessoal, mas para uso em produção ainda falta muita coisa, mas o projeto está andando com toda potência, se quiser pode baixar e testar uma versão do debian gnu/hurd de 31/01/2013:


http://people.debian.org/~sthibault/hurd-i386/installer/cdimage/



é bom divugar isso.


[7] Comentário enviado por Buckminster em 21/03/2013 - 17:38h


[4] Comentário enviado por asdf2 em 21/03/2013 - 16:56h:

alguns erros no que destaco aqui:

"Linux é um clone do sistema operacional Unix"

"Linux" não é um sistema operacional, linux é só um KERNEL, Ubuntu, Fedora, Debian, Opensuse são distribuições do kernel Linux, isto sim pode ser considerado sistema operacional. Pois se você pegar e compilar uma versão do kernel linux e colocar (já compilado) em um hd formatado em ext4 e dá o boot não vai acontecer nada, já percebeu isso ? é necessario uma glic, um grub e um shell pra que possa ser util.


"O Kernel Linux é lançado sob a licença GNU GPL versão 2 e, portanto, é Software Livre como definido pela Free Software Foundation"

o kernel linux do site www.kernel.org não é mais considerado software livre pela FSF, pois inclui muitos pedaços de drivers proprietários sem código-fonte (BLOBS) dentro do kernel. O kernel "linux-libre", esse sim é considerado GPL versão 2 100 % livre:

http://www.fsfla.org/ikiwiki/selibre/linux-libre/

A historia de como começou tudo, projeto gnu, gcc, kernel linux até os dias atuais, está escrita no "About Gnu" do editor de texto gnu emacs, escrita por Richard Stallman, dá uma olhada aé, é massa demais.

fora esses erros ficou massa demais seu artigo, valeu


Leia isso aqui:
https://www.kernel.org/category/faq.html
Is Linux Kernel Free Software?

Linux kernel is released under GNU GPL version 2 and is therefore Free Software as defined by the Free Software Foundation. You may read the entire copy of the license in the COPYING file distributed with each release of the Linux kernel.

e isso aqui:
https://www.kernel.org/category/about.html
What is Linux?

Linux is a clone of the operating system Unix, written from scratch by Linus Torvalds with assistance from a loosely-knit team of hackers across the Net. It aims towards POSIX and Single UNIX Specification compliance.

It has all the features you would expect in a modern fully-fledged ...

Tirados agora do site que você diz que não tem.
E leia a licença GNU GPL para saber o que é software livre.

O GNU/Linux é software livre sim e o Kernel Linux também.

A FSF apenas recomenda usar o Kernel-Libre.

Você leu o artigo antes de comentar?

"A base de um sistema operacional é o kernel. O articulado e elegante sistema Linux, iniciado em 1991 pelo Finlandês Linus Torvalds, é formado basicamente pelo kernel, a biblioteca C, o compilador, a cadeia de ferramentas e os utilitários básicos do sistema, como o processo de conexão e o shell."

"Veja bem, o Linux é, basicamente, um kernel ocupando seu próprio espaço na memória com suas bibliotecas, seus compiladores, suas ferramentas e seus utilitários."

Mas fora esses erros teu comentário ficou legal também.


[8] Comentário enviado por Buckminster em 21/03/2013 - 17:46h


[3] Comentário enviado por xerxeslins em 21/03/2013 - 15:45h:

Nota 10! Merece ser artigo destaque.


Obrigado! Estamos aí,

[9] Comentário enviado por xerxeslins em 21/03/2013 - 17:52h


[7] Comentário enviado por Buckminster em 21/03/2013 - 17:38h:


[4] Comentário enviado por asdf2 em 21/03/2013 - 16:56h:

alguns erros no que destaco aqui:

"Linux é um clone do sistema operacional Unix"

"Linux" não é um sistema operacional, linux é só um KERNEL, Ubuntu, Fedora, Debian, Opensuse são distribuições do kernel Linux, isto sim pode ser considerado sistema operacional. Pois se você pegar e compilar uma versão do kernel linux e colocar (já compilado) em um hd formatado em ext4 e dá o boot não vai acontecer nada, já percebeu isso ? é necessario uma glic, um grub e um shell pra que possa ser util.


"O Kernel Linux é lançado sob a licença GNU GPL versão 2 e, portanto, é Software Livre como definido pela Free Software Foundation"

o kernel linux do site www.kernel.org não é mais considerado software livre pela FSF, pois inclui muitos pedaços de drivers proprietários sem código-fonte (BLOBS) dentro do kernel. O kernel "linux-libre", esse sim é considerado GPL versão 2 100 % livre:

http://www.fsfla.org/ikiwiki/selibre/linux-libre/

A historia de como começou tudo, projeto gnu, gcc, kernel linux até os dias atuais, está escrita no "About Gnu" do editor de texto gnu emacs, escrita por Richard Stallman, dá uma olhada aé, é massa demais.

fora esses erros ficou massa demais seu artigo, valeu

Leia isso aqui:
https://www.kernel.org/category/faq.html
Is Linux Kernel Free Software?

Linux kernel is released under GNU GPL version 2 and is therefore Free Software as defined by the Free Software Foundation. You may read the entire copy of the license in the COPYING file distributed with each release of the Linux kernel.

e isso aqui:
https://www.kernel.org/category/about.html
What is Linux?

Linux is a clone of the operating system Unix, written from scratch by Linus Torvalds with assistance from a loosely-knit team of hackers across the Net. It aims towards POSIX and Single UNIX Specification compliance.

It has all the features you would expect in a modern fully-fledged ...

Tirados agora do site que você diz que não tem.
E leia a licença GNU GPL para saber o que é software livre.

O GNU/Linux é software livre sim e o Kernel Linux também.

Mas fora esses erros teu comentário ficou legal também.



Opa! quer dizer então que há uma polêmica aí... mais interessante ainda.
O que foi dito como erro não é mesmo um erro.



[10] Comentário enviado por asdf2 em 21/03/2013 - 19:01h

sobre os "BLOBS" do kernel, já ouvi falar que tem até VIRUS da CIA incluso no source do linux do www.kernel.org, alguem aé confirma essa notícia ?


quem vai saber o que tá escrito em um pedaço de driver de rede proprietário ? ainda mais com essa onda de terrorismo hoje em dia, conspiração né ?

[11] Comentário enviado por asdf2 em 21/03/2013 - 21:06h

@Buckminster,

o kernel linux do www.kernel.org não é mais considerado GPL pela FSF, eles os considera como escrito na licensa BSD, pois aceita codigo propriétário misturado com codigo livre (típico de licença BSD, leia wikipedia), na licença BSD você pode fazer o que quiser com o codigo e até mesmo fecha-lo, já a licensa GPL te obriga declarar todo o codigo-fonte ou seja você pode ler, executar, estudar, editar tudo sendo OBRIGADO a redistribui-lo com os mesmo direitos adquiridos.

Licença BSD é DIFERENTE de Licensa GPL
Licença BSD pode incluir codigo de Licença GPL
Licença BSD pode incluir código PROPRIETÁRIO no programa, como os BLOBS do www.kernel.org
Licença BSD não te obriga a mostrar o código-fonte, mostra se quiser


[12] Comentário enviado por Buckminster em 21/03/2013 - 22:56h


[11] Comentário enviado por asdf2 em 21/03/2013 - 21:06h:

@Buckminster,

o kernel linux do www.kernel.org não é mais considerado GPL pela FSF, eles os considera como escrito na licensa BSD, pois aceita codigo propriétário misturado com codigo livre (típico de licensa BSD, leia wikipedia), na licensa BSD você pode fazer o que quiser com o codigo e até mesmo fecha-lo, já a licensa GPL te obriga declarar todo o codigo-fonte ou seja você pode ler, executar, estudar, editar tudo sendo OBRIGADO a redistribui-lo com os mesmo direitos adquiridos.

Licensa BSD é DIFERENTE de Licensa GPL
Licensa BSD pode incluir codigo de Licensa GPL
Licensa BSD pode incluir código PROPRIETÁRIO no programa, como os BLOBS do www.kernel.org
Licensa BSD não te obriga a mostrar o código-fonte, mostra se quiser



BSD, GPL, PQP, VTC...

1º - A wikipédia não é uma fonte de consulta séria, pois não tem um autor em específico. Somente um animal de tetas burro como você para citá-la;

2º - A Free Software Fundation (FSF) é uma empresa PRIVADA e só adere a ela quem quiser;

3º - O conceito de software livre NÃO é propriedade de nenhuma empresa privada.
Como o nome já diz: software LIVRE, logo, como uma empresa privada pode querer impor regras?

4º - Licença se escreve com "ç";

5º - "eles os CONSIDERA..." não vou nem comentar essa aberração da gramática!

6º - Mesmo que você estivesse certo quanto à licença (mas você não está), mesmo assim você deveria ir discutir com o Linus Torvalds e com o pessoal do kernel.org, pois foi de lá que eu tirei as informações sobre a licença e um animal mesmo burro como você deveria ter lido isso, pois no artigo está bem explícito: texto adaptado de... como eu já havia te dito no comentário anterior, mas você é muito burro para entender isso;

7º - Eu fui no teu nome de usuário e vi que você não tem NENHUM artigo, nenhuma dica, mas tem 80 comentários, 80 comentários, OITENTA comentários...
Pelo jeito você, entre uma punheta e outra, resolve entrar no VOL para criticar alguém e assim ficar se achando o máximo;

8º - Pode abaixar o conceito do artigo, não me importo... se isso te faz feliz piá de merda...

9º - Depois de ler este comentário pode voltar para as tuas punhetas...

[13] Comentário enviado por asdf2 em 21/03/2013 - 23:24h

"
BSD, GPL, PQP, VTC...

1º - A wikipédia não é uma fonte de consulta séria, pois não tem um autor em específico. Somente um animal de tetas burro como você para citá-la;


2º - A Free Software Fundation (FSF) é uma empresa PRIVADA e só adere a ela quem quiser;

3º - O conceito de software livre NÃO é propriedade de nenhuma empresa privada.
Como o nome já diz: software LIVRE, logo, como uma empresa privada pode querer impor regras?

4º - Licença se escreve com "ç";

5º - "eles os CONSIDERA..." não vou nem comentar essa aberração da gramática!

6º - Mesmo que você estivesse certo quanto à licença (mas você não está), mesmo assim você deveria ir discutir com o Linus Torvalds e com o pessoal do kernel.org, pois foi de lá que eu tirei as informações sobre a licença e um animal mesmo burro como você deveria ter lido isso, pois no artigo está bem explícito: texto adaptado de... como eu já havia te dito no comentário anterior, mas você é muito burro para entender isso;

7º - Eu fui no teu nome de usuário e vi que você não tem NENHUM artigo, nenhuma dica, mas tem 80 comentários, 80 comentários, OITENTA comentários...
Pelo jeito você, entre uma punheta e outra, resolve entrar no VOL para criticar alguém e assim ficar se achando o máximo;

8º - Pode abaixar o conceito do artigo, não me importo... se isso te faz feliz piá de merda...

9º - Depois de ler este comentário pode voltar para as tuas punhetas...


"

kkkkkkkkkkkkk, Pôooô valeu irmão, tô aprendendo muito com isso kkkkkkkk

[14] Comentário enviado por infoslack em 21/03/2013 - 23:29h

Parabéns pelo artigo, gostei bastante principalmente pela explicação do funcionamento e dos tipos de kernel.
Muito bom mesmo! =)

[15] Comentário enviado por Buckminster em 21/03/2013 - 23:34h


[13] Comentário enviado por asdf2 em 21/03/2013 - 23:24h:

"
BSD, GPL, PQP, VTC...

1º - A wikipédia não é uma fonte de consulta séria, pois não tem um autor em específico. Somente um animal de tetas burro como você para citá-la;


2º - A Free Software Fundation (FSF) é uma empresa PRIVADA e só adere a ela quem quiser;

3º - O conceito de software livre NÃO é propriedade de nenhuma empresa privada.
Como o nome já diz: software LIVRE, logo, como uma empresa privada pode querer impor regras?

4º - Licença se escreve com "ç";

5º - "eles os CONSIDERA..." não vou nem comentar essa aberração da gramática!

6º - Mesmo que você estivesse certo quanto à licença (mas você não está), mesmo assim você deveria ir discutir com o Linus Torvalds e com o pessoal do kernel.org, pois foi de lá que eu tirei as informações sobre a licença e um animal mesmo burro como você deveria ter lido isso, pois no artigo está bem explícito: texto adaptado de... como eu já havia te dito no comentário anterior, mas você é muito burro para entender isso;

7º - Eu fui no teu nome de usuário e vi que você não tem NENHUM artigo, nenhuma dica, mas tem 80 comentários, 80 comentários, OITENTA comentários...
Pelo jeito você, entre uma punheta e outra, resolve entrar no VOL para criticar alguém e assim ficar se achando o máximo;

8º - Pode abaixar o conceito do artigo, não me importo... se isso te faz feliz piá de merda...

9º - Depois de ler este comentário pode voltar para as tuas punhetas...


"

kkkkkkkkkkkkk, Pôooô valeu irmão, tô aprendendo muito com isso kkkkkkkk


Fico feliz que esteja aprendendo alguma coisa além de bater punheta, mas da próxima vez pergunte, converse, exponha suas idéias antes de criticar.

[16] Comentário enviado por Buckminster em 21/03/2013 - 23:35h


[14] Comentário enviado por infoslack em 21/03/2013 - 23:29h:

Parabéns pelo artigo, gostei bastante principalmente pela explicação do funcionamento e dos tipos de kernel.
Muito bom mesmo! =)


Agradeço pelo teu comentário.

[17] Comentário enviado por asdf2 em 21/03/2013 - 23:39h


[15] Comentário enviado por Buckminster em 21/03/2013 - 23:34h:


[13] Comentário enviado por asdf2 em 21/03/2013 - 23:24h:

"
BSD, GPL, PQP, VTC...

1º - A wikipédia não é uma fonte de consulta séria, pois não tem um autor em específico. Somente um animal de tetas burro como você para citá-la;


2º - A Free Software Fundation (FSF) é uma empresa PRIVADA e só adere a ela quem quiser;

3º - O conceito de software livre NÃO é propriedade de nenhuma empresa privada.
Como o nome já diz: software LIVRE, logo, como uma empresa privada pode querer impor regras?

4º - Licença se escreve com "ç";

5º - "eles os CONSIDERA..." não vou nem comentar essa aberração da gramática!

6º - Mesmo que você estivesse certo quanto à licença (mas você não está), mesmo assim você deveria ir discutir com o Linus Torvalds e com o pessoal do kernel.org, pois foi de lá que eu tirei as informações sobre a licença e um animal mesmo burro como você deveria ter lido isso, pois no artigo está bem explícito: texto adaptado de... como eu já havia te dito no comentário anterior, mas você é muito burro para entender isso;

7º - Eu fui no teu nome de usuário e vi que você não tem NENHUM artigo, nenhuma dica, mas tem 80 comentários, 80 comentários, OITENTA comentários...
Pelo jeito você, entre uma punheta e outra, resolve entrar no VOL para criticar alguém e assim ficar se achando o máximo;

8º - Pode abaixar o conceito do artigo, não me importo... se isso te faz feliz piá de merda...

9º - Depois de ler este comentário pode voltar para as tuas punhetas...


"

kkkkkkkkkkkkk, Pôooô valeu irmão, tô aprendendo muito com isso kkkkkkkk

Fico feliz que esteja aprendendo alguma coisa além de bater punheta, mas da próxima vez pergunte, converse, exponha suas idéias antes de criticar.





kkkkkkkkkk... uma pergunta aqui cara, vc tem quantos anos ?

é só pra saber mesmo, fica tranquilo.

[18] Comentário enviado por removido em 21/03/2013 - 23:40h

Tem que ter permissão para criticar?
rs.....
Boto fé!

Bacana o artigo.

[19] Comentário enviado por xerxeslins em 21/03/2013 - 23:44h


[6] Comentário enviado por asdf2 em 21/03/2013 - 17:35h:

@xerxeslins,

o kernel hurd já está totalmente funcional para vias de teste e uso pessoal, mas para uso em produção ainda falta muita coisa, mas o projeto está andando com toda potência, se quiser pode baixar e testar uma versão do debian gnu/hurd de 31/01/2013:


http://people.debian.org/~sthibault/hurd-i386/installer/cdimage/



é bom divugar isso.



obrigado!

[20] Comentário enviado por Buckminster em 21/03/2013 - 23:45h


[18] Comentário enviado por amarildosertorio em 21/03/2013 - 23:40h:

Tem que ter permissão para criticar?
rs.....
Boto fé!

Bacana o artigo.


Não precisa de permissão para criticar, tanto assim que até o asdf2 conseguiu elaborar uma crítica... não sei como, mas conseguiu.
Obrigado.

[21] Comentário enviado por removido em 21/03/2013 - 23:47h


[20] Comentário enviado por Buckminster em 21/03/2013 - 23:45h:


[18] Comentário enviado por amarildosertorio em 21/03/2013 - 23:40h:

Tem que ter permissão para criticar?
rs.....
Boto fé!

Bacana o artigo.

Onde você leu que eu disse que tem que ter permissão para criticar?
Não precisa de permissão para criticar, tanto assim que até o asdf2 conseguiu elaborar uma crítica.
Obrigado.


Fico feliz que esteja aprendendo alguma coisa além de bater punheta, mas da próxima vez pergunte, converse, exponha suas idéias antes de criticar.


Baixa tua bola velhinho!

[22] Comentário enviado por Buckminster em 21/03/2013 - 23:51h


[21] Comentário enviado por amarildosertorio em 21/03/2013 - 23:47h:


[20] Comentário enviado por Buckminster em 21/03/2013 - 23:45h:


[18] Comentário enviado por amarildosertorio em 21/03/2013 - 23:40h:

Tem que ter permissão para criticar?
rs.....
Boto fé!

Bacana o artigo.

Onde você leu que eu disse que tem que ter permissão para criticar?
Não precisa de permissão para criticar, tanto assim que até o asdf2 conseguiu elaborar uma crítica.
Obrigado.

Fico feliz que esteja aprendendo alguma coisa além de bater punheta, mas da próxima vez pergunte, converse, exponha suas idéias antes de criticar.

Baixa tua bola velhinho!


Xi... outro masturbador compulsivo.

[23] Comentário enviado por Buckminster em 21/03/2013 - 23:55h


[19] Comentário enviado por xerxeslins em 21/03/2013 - 23:44h:


[6] Comentário enviado por asdf2 em 21/03/2013 - 17:35h:

@xerxeslins,

o kernel hurd já está totalmente funcional para vias de teste e uso pessoal, mas para uso em produção ainda falta muita coisa, mas o projeto está andando com toda potência, se quiser pode baixar e testar uma versão do debian gnu/hurd de 31/01/2013:


http://people.debian.org/~sthibault/hurd-i386/installer/cdimage/



é bom divugar isso.



obrigado!


Nunca trabalhei com o kernel HURD, mas vou dar uma olhada.

[24] Comentário enviado por asdf2 em 21/03/2013 - 23:59h


[22] Comentário enviado por Buckminster em 21/03/2013 - 23:51h:


[21] Comentário enviado por amarildosertorio em 21/03/2013 - 23:47h:


[20] Comentário enviado por Buckminster em 21/03/2013 - 23:45h:


[18] Comentário enviado por amarildosertorio em 21/03/2013 - 23:40h:

Tem que ter permissão para criticar?
rs.....
Boto fé!

Bacana o artigo.

Onde você leu que eu disse que tem que ter permissão para criticar?
Não precisa de permissão para criticar, tanto assim que até o asdf2 conseguiu elaborar uma crítica.
Obrigado.

Fico feliz que esteja aprendendo alguma coisa além de bater punheta, mas da próxima vez pergunte, converse, exponha suas idéias antes de criticar.

Baixa tua bola velhinho!

Xi... outro masturbador compulsivo.


pelo jeito vejo que você é um cara novo, vai com calma irmão, aqui ninguém tá tirando ninguém não, as críticas foram construtivas, basta acetia-las ou não, sem precisar de ofender ninguém, desse jeito todo mundo aqui aprende um pouco, desse tipo de respostas que vc deu só continua espantando usuários do vivaolinux e quem perde é todo mundo.

vai com calma mano.

[25] Comentário enviado por Buckminster em 22/03/2013 - 00:07h


[24] Comentário enviado por asdf2 em 21/03/2013 - 23:59h:


[22] Comentário enviado por Buckminster em 21/03/2013 - 23:51h:


[21] Comentário enviado por amarildosertorio em 21/03/2013 - 23:47h:


[20] Comentário enviado por Buckminster em 21/03/2013 - 23:45h:


[18] Comentário enviado por amarildosertorio em 21/03/2013 - 23:40h:

Tem que ter permissão para criticar?
rs.....
Boto fé!

Bacana o artigo.

Onde você leu que eu disse que tem que ter permissão para criticar?
Não precisa de permissão para criticar, tanto assim que até o asdf2 conseguiu elaborar uma crítica.
Obrigado.

Fico feliz que esteja aprendendo alguma coisa além de bater punheta, mas da próxima vez pergunte, converse, exponha suas idéias antes de criticar.

Baixa tua bola velhinho!

Xi... outro masturbador compulsivo.

pelo jeito vejo que você é um cara novo, vai com calma irmão, aqui ninguém tá tirando ninguém não, as críticas foram construtivas, basta acetia-las ou não, sem precisar de ofender ninguém, desse jeito todo mundo aqui aprende um pouco, desse tipo de respostas que vc deu só continua espantando usuários do vivaolinux e quem perde é todo mundo.

vai com calma mano.


Eu estou calmo. Vamos nos ater a comentar o artigo então. Querem criticar, critiquem, mas o façam embasados em alguma coisa que justifique e estejam prontos a reconhecer quando estiverem errados. Se me provarem que estou errado eu reconheço.
Mas assim como você, eu também estava achando tudo isso engraçado.

[26] Comentário enviado por albfneto em 22/03/2013 - 14:37h

Excelente artigo, favoritado, porém:

Linux é um clone do sistema operacional Unix, mas não é um Unix, uma vez que não tem mais nenhum código do Unix original, e seu kernel foi escrito a partir do zero, por Linus Benedict Torvalds, com a assistência de uma equipe de hackers da Net.


Há vasta informação de que "Linux é um Clone do Unix" na Rede.

Aqui nos comentários, o texto está correto, clone se refere ao KERNEL...Porém, uma ressolva...,


Linux is a clone of the operating system Unix, written from scratch by Linus Torvalds with assistance from a loosely-knit team of hackers across the Net. It aims towards POSIX and Single UNIX Specification compliance.


Essa informação não procede complementamente, embora esteja amplamente disseminada na rede, não só noa Wikipedia.

vejam nos textos dos Emails iniciais do próprio Linux Torvalds:

http://www.cs.cmu.edu/~awb/linux.history.html

Claramente, nos emails, diz estar fazendo um Kernel "tipo Unix" para rodar em PCs (x86), e se baseia em códigos do Unix, mas o faz, encima do Minix...:

Citações:


Due to a project I'm working on (in minix),

I'd like any feedback on
things people like/dislike in minix, as my OS resembles it

Yes - it's free of any minix code, and it has a multi-threaded fs.
>>It is NOT protable (uses 386 task switching etc)

Even then it
probably won't be able to do much more than minix,

As an aside for all using gcc on minix - [ deleted ]

Just a success-report on porting gcc-1.40 to minix using the 1.37
version made by Alan W Black & co.

citação não de Linus, mas da Wikipedia:
Linux was originally developed as a free operating system for Intel x86-based personal computers.
Torvalds began the development of the Linux kernel ON MINIX, and applications written for MINIX were also used on Linux.

citação de Andrew Tanebaum, desernvolvedor do Minix:

Nevertheless, I'm inclined to believe that at least some of Torvalds development process was aided
by the presence of the Minix source code (and text book) on his desk.


Claramente, Linux é um Kernel que tem porções de código do Unix e é baseado no Minix...,
Inclusive, enquanto Linus escrevia seu código Linux, o SO do computador onde o fazia era Minix.
e não teve assistência, no começo, mas sim disponibilizou o Kernel, via email e BBS, para domínio público inclusive, (mais do que free) e os Hackers, então, o ajudaram, aumentando esse Kernel.

Veja também:

https://www.linuxquestions.org/questions/general-10/is-linux-based-on-minix-361316/
http://www.winface.com/freax.html
http://c2.com/cgi/wiki?MinixOperatingSystem

Sobre o GNU:

considerando somente o Kernel inicial, pois o GNU tinha alhgum tempinho de existência, e era independente na época do começo do Linux, 91-92, e o GNU era desenvolvimento de Richard Stallman e na época, 1992, não havia "Kernel" para o GNU...

Os desenvolvedores GNU, tentaram, estes sim, primeiro "clonar" o Unix, usaram portanto unix,
depois trocaram por Linux (gerando o GNU/Linux) e agora trabalham no Hurd, pelo menos os GNU puristas,mas Hurd tá longe de ser muito usado e Unix original, é só para aplicações profissionais,hoje, mesmo workstations, empregam Linux ou BSDs (estes sim, baseados em Unix).



[27] Comentário enviado por xerxeslins em 22/03/2013 - 14:46h

É verdade... esqueci disso! Eu já tinha lido antes, em algum lugar, que o MINIX teve um papel importante. O clone do Unix, foi feito a partir do projeto GNU, se não me engano... mas não começaram pelo kernel e sim por outras partes. Mas aí, antes de terminarem o kernel, o Tovalds fez um kernel baseado no MINIX 9que por si tbm é baseado no Unix)...

sendo assim, surgiu o GNU/Linux

GNU (projeto baseado no Unix, mas que não é Unix - tanto que GNU significa exatamente isso)

+

Linux (projeto do Linus Torvalds baseado no MINIX, que por sua vez foi baseado no Unix)

Bem, posso estar errado, mas foi assim que entendi!


[28] Comentário enviado por gpxlnx em 22/03/2013 - 17:20h

Parabens pelo artigo,

Aqui no meu pc tive um problema na hora do make

LD drivers/acpi/built-in.o
CC [M] drivers/acpi/acpi_ipmi.o
drivers/acpi/acpi_ipmi.c:525:1: internal compiler error: in pop_scope, at c-decl.c:1244
Please submit a full bug report,
with preprocessed source if appropriate.
See <file:///usr/share/doc/gcc-4.7/README.Bugs> for instructions.
The bug is not reproducible, so it is likely a hardware or OS problem.
make[2]: ** [drivers/acpi/acpi_ipmi.o] Erro 1
make[1]: ** [drivers/acpi] Erro 2
make: ** [drivers] Erro 2
root@sunrise:/usr/src/linux-3.8.4#


Alguem sabe me dizer como posso resolver?

[29] Comentário enviado por Buckminster em 22/03/2013 - 18:00h


[26] Comentário enviado por albfneto em 22/03/2013 - 14:37h:

Excelente artigo, favoritado, porém:

Linux é um clone do sistema operacional Unix, mas não é um Unix, uma vez que não tem mais nenhum código do Unix original, e seu kernel foi escrito a partir do zero, por Linus Benedict Torvalds, com a assistência de uma equipe de hackers da Net.

Há vasta informação de que "Linux é um Clone do Unix" na Rede.

Aqui nos comentários, o texto está correto, clone se refere ao KERNEL...Porém, uma ressolva...,


Linux is a clone of the operating system Unix, written from scratch by Linus Torvalds with assistance from a loosely-knit team of hackers across the Net. It aims towards POSIX and Single UNIX Specification compliance.


Essa informação não procede complementamente, embora esteja amplamente disseminada na rede, não só noa Wikipedia.

vejam nos textos dos Emails iniciais do próprio Linux Torvalds:

http://www.cs.cmu.edu/~awb/linux.history.html

Claramente, nos emails, diz estar fazendo um Kernel "tipo Unix" para rodar em PCs (x86), e se baseia em códigos do Unix, mas o faz, encima do Minix...:

Citações:


Due to a project I'm working on (in minix),

I'd like any feedback on
things people like/dislike in minix, as my OS resembles it

Yes - it's free of any minix code, and it has a multi-threaded fs.
>>It is NOT protable (uses 386 task switching etc)

Even then it
probably won't be able to do much more than minix,

As an aside for all using gcc on minix - [ deleted ]

Just a success-report on porting gcc-1.40 to minix using the 1.37
version made by Alan W Black & co.

citação não de Linus, mas da Wikipedia:
Linux was originally developed as a free operating system for Intel x86-based personal computers.
Torvalds began the development of the Linux kernel ON MINIX, and applications written for MINIX were also used on Linux.

citação de Andrew Tanebaum, desernvolvedor do Minix:

Nevertheless, I'm inclined to believe that at least some of Torvalds development process was aided
by the presence of the Minix source code (and text book) on his desk.


Claramente, Linux é um Kernel que tem porções de código do Unix e é baseado no Minix...,
Inclusive, enquanto Linus escrevia seu código Linux, o SO do computador onde o fazia era Minix.
e não teve assistência, no começo, mas sim disponibilizou o Kernel, via email e BBS, para domínio público inclusive, (mais do que free) e os Hackers, então, o ajudaram, aumentando esse Kernel.

Veja também:

https://www.linuxquestions.org/questions/general-10/is-linux-based-on-minix-361316/
http://www.winface.com/freax.html
http://c2.com/cgi/wiki?MinixOperatingSystem

Sobre o GNU:

considerando somente o Kernel inicial, pois o GNU tinha alhgum tempinho de existência, e era independente na época do começo do Linux, 91-92, e o GNU era desenvolvimento de Richard Stallman e na época, 1992, não havia "Kernel" para o GNU...

Os desenvolvedores GNU, tentaram, estes sim, primeiro "clonar" o Unix, usaram portanto unix,
depois trocaram por Linux (gerando o GNU/Linux) e agora trabalham no Hurd, pelo menos os GNU puristas,mas Hurd tá longe de ser muito usado e Unix original, é só para aplicações profissionais,hoje, mesmo workstations, empregam Linux ou BSDs (estes sim, baseados em Unix).




Eu entendo o que você quer dizer Alberto, mas é como eu havia te falado por e-mail, tirei a informação do próprio site www.kernel.org o qual um dos administradores é o Linus Torvalds.
Acredito que o único que possa resolver essa questão aí que vocês levantaram é o próprio Linus uma vez que nós não temos conhecimento suficiente do assunto.

[30] Comentário enviado por asdf2 em 22/03/2013 - 18:22h


[27] Comentário enviado por xerxeslins em 22/03/2013 - 14:46h:

É verdade... esqueci disso! Eu já tinha lido antes, em algum lugar, que o MINIX teve um papel importante. O clone do Unix, foi feito a partir do projeto GNU, se não me engano... mas não começaram pelo kernel e sim por outras partes. Mas aí, antes de terminarem o kernel, o Tovalds fez um kernel baseado no MINIX 9que por si tbm é baseado no Unix)...

sendo assim, surgiu o GNU/Linux

GNU (projeto baseado no Unix, mas que não é Unix - tanto que GNU significa exatamente isso)

+

Linux (projeto do Linus Torvalds baseado no MINIX, que por sua vez foi baseado no Unix)

Bem, posso estar errado, mas foi assim que entendi!



pelo que eu entendi do que já andei lendo também, desde o kernel 0.1, Linus já utilizava a GLIBC e o GCC do projeto GNU por ter se saido mais estável na época, por isso Stallman preferia que se chama-se GNU/LINUX, Linus já tinha testado varios compiladores, mas o que se saiu com mais perfeição foi o gcc, que na época já era GPL, e continua até os dias de hoje como principal compilador do kernel, no google mesmo tem varias discursões entre Linus e os programadores do GCC, e nas brigas você percebe que tando Linus como os programadores do GNU GCC tem razão em suas indagações, kkkkkkkkk, vai entender isso kkkkkkkkkkk

[31] Comentário enviado por xerxeslins em 22/03/2013 - 18:25h

Engraçado como o GNU e o Linux casam tão bem, como se fossem feitos um para o outro, mas na verdade são projetos feitos separadamente e os líderes de cada projeto as vezes trocam farpas. xD

[32] Comentário enviado por Buckminster em 22/03/2013 - 18:25h


[31] Comentário enviado por asdf2 em 22/03/2013 - 18:22h:


[27] Comentário enviado por xerxeslins em 22/03/2013 - 14:46h:

É verdade... esqueci disso! Eu já tinha lido antes, em algum lugar, que o MINIX teve um papel importante. O clone do Unix, foi feito a partir do projeto GNU, se não me engano... mas não começaram pelo kernel e sim por outras partes. Mas aí, antes de terminarem o kernel, o Tovalds fez um kernel baseado no MINIX 9que por si tbm é baseado no Unix)...

sendo assim, surgiu o GNU/Linux

GNU (projeto baseado no Unix, mas que não é Unix - tanto que GNU significa exatamente isso)

+

Linux (projeto do Linus Torvalds baseado no MINIX, que por sua vez foi baseado no Unix)

Bem, posso estar errado, mas foi assim que entendi!



pelo que eu entendi do que já andei lendo também, desde o kernel 0.1, Linus já utilizava a GLIBC e o GCC do projeto GNU por ter se saido mais estável na época, por isso Stallman preferia que se chama-se GNU/LINUX, Linus já tinha testado varios compiladores, mas o que se saiu com mais perfeição foi o gcc, que na época já era GPL, e continua até os dias de hoje como principal compilador do kernel, no google mesmo tem varias discursões entre Linus e os programadores do GCC, e nas brigas você percebe que tando Linus como os programadores do GNU GCC tem razão em suas indagações, kkkkkkkkk, vai entender isso kkkkkkkkkkk


Agora concordo com você. De tudo que eu li sobre esse assunto fiquei com essa mesma impressão que você ficou.

[33] Comentário enviado por removido em 23/03/2013 - 16:39h

Essa liberdade é utópica.

Ou se está preso a quem sabe programar ou se está preso a quem retém o código.

Pelo menos agora fornecem drivers proprietários. Antes nem isso havia.

No mais, aos poucos chega-se lá.

[34] Comentário enviado por Buckminster em 23/03/2013 - 21:10h


[33] Comentário enviado por Listeiro 037 em 23/03/2013 - 16:39h:

Essa liberdade é utópica.

Ou se está preso a quem sabe programar ou se está preso a quem retém o código.

Pelo menos agora fornecem drivers proprietários. Antes nem isso havia.

No mais, aos poucos chega-se lá.


Temos que levar em conta também que a maior parte dos programadores de hoje em dia estão muito presos a IDEs.
Tira-se o ambiente de desenvolvimento deles e foi-se o programador.
Isso também tira a liberdade.
A IDE deve ser somente uma ferramenta de auxílio e o programador deve saber programar mesmo sem ela.

[35] Comentário enviado por asdf2 em 24/03/2013 - 01:11h


[34] Comentário enviado por Buckminster em 23/03/2013 - 21:10h:


[33] Comentário enviado por Listeiro 037 em 23/03/2013 - 16:39h:

Essa liberdade é utópica.

Ou se está preso a quem sabe programar ou se está preso a quem retém o código.

Pelo menos agora fornecem drivers proprietários. Antes nem isso havia.

No mais, aos poucos chega-se lá.

Temos que levar em conta também que a maior parte dos programadores de hoje em dia estão muito presos a IDEs.
Tira-se o ambiente de desenvolvimento deles e foi-se o programador.
Isso também tira a liberdade.
A IDE deve ser somente uma ferramenta de auxílio e o programador deve saber programar mesmo sem ela.


falou tudo meu caro. Quem programa num emacs, vim ou um gedit da vida, conseguirá programar em qualquer ide da atualidade, e ainda muito melhor do que qualquer um que só sabe programar num eclipse ou netbeans da vida.

[36] Comentário enviado por removido em 24/03/2013 - 05:34h


[34] Comentário enviado por Buckminster em 23/03/2013 - 21:10h:


[33] Comentário enviado por Listeiro 037 em 23/03/2013 - 16:39h:

Essa liberdade é utópica.

Ou se está preso a quem sabe programar ou se está preso a quem retém o código.

Pelo menos agora fornecem drivers proprietários. Antes nem isso havia.

No mais, aos poucos chega-se lá.

Temos que levar em conta também que a maior parte dos programadores de hoje em dia estão muito presos a IDEs.
Tira-se o ambiente de desenvolvimento deles e foi-se o programador.
Isso também tira a liberdade.
A IDE deve ser somente uma ferramenta de auxílio e o programador deve saber programar mesmo sem ela.



A questão de IDE entra no mérito de se programar para coisas que não se utilizam de recursos gráficos.
Kernel não precisa de janelas com botões semelhantes às feitas com Swing em Java (com Eclipse) ou sei lá o quê feito em .NET (prá descer o nível :) )
Geralmente nos cursos são esses tipos de programação que os alunos se interessam mais, mas não estou aqui para julgar os motivos. Não os desqualifica sobre aprender mais outras. São necessidades diferentes.

De qualquer forma, ao usuário comum, que está preocupado em digitar um texto para um trabalho de Biológicas, por exemplo, estas questões são transparentes e prá ele interessa mais que o vídeo funcione (vamos usar o vídeo como exemplo, pode ser outro hardware), sendo driver proprietário ou não. Se no Linux dele isso não funcionar, ele terá que recorrer àquele outro sisteminha. Isso faz o Linux perder pontos. Depois, num futuro próximo, aparece um driver não-proprietário que cumpra seu papel no conjunto de drivers livres.

Sugiro a quem puder que baixe o Minix e que teste numa máquina virtual ou que o instale obrigatoriamente bem no início do HD prá ver as diferenças. Quanto ao Hurd, tomara que consigam deixá-lo plenamente funcional. Muito desse fôlego atual deve-se ao Linux, tanto quanto a alguns ports que estão sendo feitos pro conjunto Hurd, da mesma forma que o projeto do Wine fortalaceu o projeto do ReactOS.


[37] Comentário enviado por px em 25/03/2013 - 18:26h

belo artigo , da pra se ter uma noção sobre o funcionamento correto do kernel , de modo simples e vocabulário para iniciantes , muito legal msm abç. PX

[38] Comentário enviado por Buckminster em 25/03/2013 - 18:29h


[37] Comentário enviado por px em 25/03/2013 - 18:26h:

belo artigo , da pra se ter uma noção sobre o funcionamento correto do kernel , de modo simples e vocabulário para iniciantes , muito legal msm abç. PX


Agradeço. Estamos aí.

[39] Comentário enviado por lopanrs em 25/03/2013 - 23:01h

Excelente artigo !
Tambem abordei o kernel com o -pf patchset no meu blog:
http://my.opera.com/lopanrs/blog/2011/11/30/instalar-kernel-custom-no-linux-2
Ta meio desatualizado mas em breve vou modificar para a versao 3.8.
[]'s

[40] Comentário enviado por Buckminster em 26/03/2013 - 13:41h


[39] Comentário enviado por lopanrs em 25/03/2013 - 23:01h:

Excelente artigo !
Tambem abordei o kernel com o -pf patchset no meu blog:
http://my.opera.com/lopanrs/blog/2011/11/30/instalar-kernel-custom-no-linux-2
Ta meio desatualizado mas em breve vou modificar para a versao 3.8.
[]'s


Muito bom teu artigo. Tem várias opções de configurações. Pelo que eu vi voce já o atualizou para o kernel 3.8.

[41] Comentário enviado por gianpaolo em 30/04/2013 - 20:19h

Artigo fantástico meu caro, sanou muitas duvidas que eu tinha. Só queria fazer uma ressalva: O MacOS é certificado Unix e se não me engano o OpenBSD também é. O próprio Windows segue o padrão Unix em parte da sua implementação, no que tange a protocolos de comunicação, até pq se não seguisse ele estaria fora do mercado!

[42] Comentário enviado por Buckminster em 05/05/2013 - 23:24h


[41] Comentário enviado por gianpaolo em 30/04/2013 - 20:19h:

Artigo fantástico meu caro, sanou muitas duvidas que eu tinha. Só queria fazer uma ressalva: O MacOS é certificado Unix e se não me engano o OpenBSD também é. O próprio Windows segue o padrão Unix em parte da sua implementação, no que tange a protocolos de comunicação, até pq se não seguisse ele estaria fora do mercado!


Pois então, em se falando de kernel, o do Windows é híbrido e tem implementações Unix. O kernel Mach, no qual é baseado o do MacOS e o do OpenBsd, também tem implementações Unix.

Obrigado.

[43] Comentário enviado por Buckminster em 05/05/2013 - 23:27h


[42] Comentário enviado por Buckminster em 05/05/2013 - 23:24h:


[41] Comentário enviado por gianpaolo em 30/04/2013 - 20:19h:

Artigo fantástico meu caro, sanou muitas duvidas que eu tinha. Só queria fazer uma ressalva: O MacOS é certificado Unix e se não me engano o OpenBSD também é. O próprio Windows segue o padrão Unix em parte da sua implementação, no que tange a protocolos de comunicação, até pq se não seguisse ele estaria fora do mercado!

Pois então, em se falando de kernel, o do Windows é híbrido e tem implementações Unix. O kernel Mach, no qual é baseado o do MacOSX, também tem implementações Unix como o do OpenBsd.

Obrigado.



[44] Comentário enviado por asdf2 em 27/06/2013 - 19:17h


[10] Comentário enviado por asdf2 em 21/03/2013 - 19:01h:

sobre os "BLOBS" do kernel, já ouvi falar que tem até VIRUS da CIA incluso no source do linux do www.kernel.org, alguem aé confirma essa notícia ?


quem vai saber o que tá escrito em um pedaço de driver de rede proprietário ? ainda mais com essa onda de terrorismo hoje em dia, conspiração né ?


"VIRUS NO KERNEL", com a divulgação do PRISM pelo ex-espião da cia "Edward Snowden", alguém aqui DUVIDA DISSO ?

[45] Comentário enviado por felipetravassos em 29/08/2013 - 22:41h

Muito bom! Parabens

[46] Comentário enviado por Buckminster em 27/09/2013 - 02:01h


[45] Comentário enviado por felipetravassos em 29/08/2013 - 22:41h:

Muito bom! Parabens


Obrigado.

[47] Comentário enviado por ewertonurias em 04/10/2013 - 13:11h

Rapaz, excelente artigo, nunca encontrei tanta informação em um só lugar! Meus parabéns!

[48] Comentário enviado por mulatinho em 17/10/2013 - 12:52h

Parabéns. Escreveu sobre um tema bastante falado mas não ficou 'apenas a sua versão' do tema, expôs dados e informações únicas na comunidade. Nota 10.

[49] Comentário enviado por Buckminster em 18/11/2013 - 03:36h

ewertonurias
e
mulatinho

Obrigado.

[50] Comentário enviado por rsilveiragomes em 13/06/2014 - 12:21h

mano.. épico demais !!

[51] Comentário enviado por Buckminster em 18/06/2014 - 17:27h


[50] Comentário enviado por rsilveiragomes em 13/06/2014 - 12:21h:

mano.. épico demais !!


Obrigado.

[52] Comentário enviado por StacklinuxZ em 14/07/2014 - 22:36h


[48] Comentário enviado por mulatinho em 17/10/2013 - 12:52h:

Parabéns. Escreveu sobre um tema bastante falado mas não ficou 'apenas a sua versão' do tema, expôs dados e informações únicas na comunidade. Nota 10.


Concordo. ^^ Nota 10 e adicionado aos favoritos. Ah e muito obrigado por compartilhar seu conhecimento conosco Buckminster.

[53] Comentário enviado por Buckminster em 18/07/2014 - 16:01h


[52] Comentário enviado por StacklinuxZ em 14/07/2014 - 22:36h:


[48] Comentário enviado por mulatinho em 17/10/2013 - 12:52h:

Parabéns. Escreveu sobre um tema bastante falado mas não ficou 'apenas a sua versão' do tema, expôs dados e informações únicas na comunidade. Nota 10.

Concordo. ^^ Nota 10 e adicionado aos favoritos. Ah e muito obrigado por compartilhar seu conhecimento conosco Buckminster.


Obrigado.

[54] Comentário enviado por Buckminster em 13/08/2014 - 11:20h




[55] Comentário enviado por ingrid_lorrane em 27/09/2014 - 23:45h

Muitooo obrigadaaaaa, esse artigo me ajudou demais...

[56] Comentário enviado por Buckminster em 30/09/2014 - 19:56h


[55] Comentário enviado por ingrid_lorrane em 27/09/2014 - 23:45h:

Muitooo obrigadaaaaa, esse artigo me ajudou demais...


De nada.

[57] Comentário enviado por sarria em 24/11/2014 - 20:46h

Ótimo artigo! Favorito com certeza!

[58] Comentário enviado por buckminster em 28/11/2014 - 08:13h



[59] Comentário enviado por buckminster em 28/11/2014 - 08:15h


[57] Comentário enviado por sarria em 24/11/2014 - 20:46h:

Ótimo artigo! Favorito com certeza!


Obrigado.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts