Instalação do OpenMeeting
Baixe a última versão do OpenMeeting a partir de:
http://code.google.com - OpenMeetings
No momento da criação deste artigo, a última versão era a 1.9.1.r4707. Modifique os Scripts conforme sua versão.
cd ~/.
$ cd openmeetings-install
$ wget -c http://openmeetings.googlecode.com/files/openmeetings_1_9_1_r4707.zip
sudo mkdir /opt/red5
$ cd /opt/red5
$ sudo cp ~/openmeetings-install/openmeetings_1_9_1_r4707.zip
$ sudo unzip openmeetings_1_9_1_r4707.zip
$ sudo rm openmeetings_1_9_1_r4707.zip
$ sudo chmod +x /opt/red5/*.sh
$ sudo chmod +x /opt/red5/webapps/openmeetings/jod/*.sh
$ sudo chown -R nobody\: /opt/red5
- Configuração da Base de Dados
Precisamos configurar o OpenMeetings para acessar a base MySQL. O primeiro passo é criar o usuário e a base:
echo "CREATE USER openmeetings@localhost;" | mysql -u root -p
$ echo "CREATE DATABASE openmeetings DEFAULT CHARACTER SET 'utf8';" | mysql -u root -p
$ echo "GRANT ALL PRIVILEGES ON openmeetings.* TO 'openmeetings'@'localhost' IDENTIFIED BY 'senha' WITH GRANT OPTION;" | mysql -u root -
p
$ echo "FLUSH PRIVILEGES;" | mysql -u root -p
Substitua 'senha', pela senha que deseja para o usuário da base de dados. Você vai precisar desta informação a seguir!
Agora, precisamos configurar o OpenMeeting. A partir da versão 1.9, o esquema de autenticação mudou, e não utiliza mais o arquivo
hibernate.cfg.xml".
Para configurar, você precisa seguir o seguinte roteiro:
cd /opt/red5/webapps/openmeetings/WEB-INF/classes/META-INF
$ sudo mv persistence.xml persistence-old.xml
$ sudo cp mysql_persistence.xml persistence.xml
$ nano persistence.xml
Altere o arquivo "persistence.xml" para conter os dados da sua base de dados. Procure a sessão '
', e altere a linha:
<property name="openjpa.ConnectionProperties"
value="DriverClassName=com.mysql.jdbc.Driver
, Url=jdbc:mysql://localhost:3306/openmeetings?
autoReconnect=true&useUnicode=true&createDatabaseIfNotExist=true&characterEncoding=utf-
8&connectionCollation=utf8_general_ci&cachePrepStmts=true&cacheCallableStatements=true&cacheServerConfiguration=true&a
mp;useLocalSessionState=true&elideSetAutoCommits=true&alwaysSendSetIsolation=false&enableQueryTimeouts=false&prepSt
mtCacheSize=3000&prepStmtCacheSqlLimit=1000
, MaxActive=100
, MaxWait=10000
, TestOnBorrow=true
, poolPreparedStatements=true
, Username=openmeetings
, Password="/>
Você deve alterar os campos 'Username' e 'Password', onde Username será: openmeetings
E o Password será a que você definiu na configuração do MySQL.
- Script de Inicialização
Vamos criar um Script para iniciar o OpenMeetings como serviço:
sudo nano /etc/init.d/red5
Copie o seguinte código dentro do arquivo:
#!/bin/sh
set -e
PATH=/usr/local/sbin:/usr/local/bin:/sbin:/bin:/usr/sbin:/usr/bin
DESC="Servidor de streaming flash Red5"
NAME=red5
RED5_HOME=/opt/red5
DAEMON=$RED5_HOME/$NAME.sh
PIDFILE=/var/run/$NAME.pid
SCRIPTNAME=/etc/init.d/$NAME
test -x $DAEMON || exit 0
if [ -r /etc/default/$NAME ]
then
. /etc/default/$NAME
fi
#
# Function that starts the daemon/service.
#
d_start() {
start-stop-daemon --start -c nobody --pidfile $PIDFILE --chdir $RED5_HOME --background --make-pidfile --exec $DAEMON
}
#
# Function that stops the daemon/service.
#
d_stop() {
start-stop-daemon --stop --quiet --pidfile $PIDFILE --name java
rm -f $PIDFILE
}
case "$1" in
start)
echo -n "Iniciando $DESC: $NAME"
d_start
echo "."
;;
stop)
echo -n "Parando $DESC: $NAME"
d_stop
echo "."
;;
restart|force-reload)
echo -n "Reiniciando $DESC: $NAME"
d_stop
sleep 1
d_start
echo "."
;;
*)
echo "Uso: $SCRIPTNAME {start|stop|restart|force-reload}" >&2
exit 1
;;
esac
exit 0
exit 0
Salve ('Ctrl + O' -> Tecle: ENTER -> 'Ctrl + X') e prossiga:
sudo chmod +x /etc/init.d/red5
$ sudo update-rc.d red5 defaults
$ sudo servce red5 start
Neste momento, o Servidor estará rodando na porta 5080.
Se quiser modificar esta porta, altere o arquivo "/opt/red5/conf/red5.properties", e mude a propriedade 'http.port' para a porta que deseja utilizar.
Configuração do OpenMeeting
Finalmente, vamos configurar o Servidor instalado!
* Importante: O servidor demora um pouco para iniciar, espere uns 5 minutos antes de começar a configuração, depois de iniciar os serviço!
Abra um browser e digite o caminho: http://IP_DO_SERVIDOR_OPENMEETING:5080/install
Lembre-se de substituir 'IP_DO_SERVIDOR_OPENMEETING:5080' pelo Servidor e porta que você está utilizando.
Na primeira tela, simplesmente clique em: Continue to Step 1
A próxima tela conterá diversos campos que você deve preencher. Os mais críticos são:
- username: nome do usuário principal, que poderá criar outros usuários, salas, etc
- userpass: senha desse usuário
- User Time Zone: selecione Etc/GMT-3(Rio de Janeiro, São Paulo, Argentina, Uruguay)
- email: email desse usuário
- organization: nome do domain do seu servidor
- SMTP-Server (smtp_server): servidor smtp que o OpenMeetings utilizará para enviar e-mails
- SMTP-Server Port(default Smtp-Server Port is 25) (smtp_port): porta do servidor de e-mail
- SMTP-Username (email_userpass): usuário do SMTP
- SMTP-Userpass (email_userpass): senha do SMTP
- Default language: mude para portugues brazil
- Seção Converters
Aqui você precisa colocar o caminho para os conversores de imagem, áudio, vídeo e arquivos.
Este passo é fundamental para que o OpenMeetins funcione corretamente! Para o Ubuntu Server 11.10, e seguindo este tutorial, os valores são:
- swftools: /usr/local/bin
- ImageMagick: /usr/bin
- FFMPEG: /usr/bin
- SoX: /usr/bin
Os próximos parâmetros podem ficar como estão.
Para continuar, clique em 'INSTALL', e aguarde (vai demorar um pouco para ele criar todas as tabelas na base de dados).
Pronto! O OpenMeetings deve estar configurado e pronto para utilização!