Pular para o conteúdo

Openfire + Gateway + MSN

Aqui descrevo minha experiência em limitar e monitorar o MSN usando Openfire e seu plugin IMGateway.
Rogério Tomassoni tomassoni
Hits: 52.080 Categoria: Linux Subcategoria: Configuração
  • Indicar
  • Impressora
  • Denunciar

Ambiente

Partiremos do ponto de que o Openfire já esteja instalado e rodando normalmente.

Usei o seguinte ambiente:
  • Openfire 3.5.2
  • IMGateway 1.2.3
  • Red Hat el5.18-53
  • MySQL 6.0
  • Spark 2.5.8

No site http://www.igniterealtime.org/index.jsp pode ser localizada toda informação de como proceder com a instalação.

Instalndo plugin

1. Baixando plugin

No momento de escrita o link é:
Fazendo upload do plugin:

Logue no painel de controle (http://localhost:9090) e selecione a aba plugin, selecione a opção arquivo, selecione o arquivo referente ao download do plugin, por último selecione a opção upload, como mostra a figura abaixo.

Figura 1 - Instalando plugin

Figura 2 - Plugin instalado
2. Configurando plugin

Selecione a aba Servidor, selecione a aba Gateways, selecione o MSN Messenger, como mostra a figura abaixo.

Figura 3 - Configurando plugin
   1. Ambiente
   2. Configurando
   3. Configurando Pandion

Squid e firewall em 5 minutos

Introdução ao framework Mentawai

Uma abordagem ao eGroupware como solução para agendamento

Linux + Samba como PDC

VPN FreeSWan IPSec

Instalação do Nagios no Ubuntu Linux

Configurando o Modem HSP56 Micromodem no Linux

Gentoo: detectando impressoras de rede e como fixar uma impressora por IP

Habilitar ou criar um serviço para as distribuições Ubuntu 16 ou superior

#1 Comentário enviado por tomassoni em 26/07/2008 - 10:13h
Galera notei que as imagens não ficaram certas. Se alguém tiver dificuldades, envio o pdf.
#2 Comentário enviado por paulinholinux em 26/07/2008 - 13:17h
E aí tomas blzzzz !!

Sou vizinho seu, sou de Pouso Alegre, e gostaria se possível que vc mandasse para mim seu artigo em pdf.

meu email é sgtpaulo@ymail.com

muito obrigado

3SGT MNT COM PAULO
#3 Comentário enviado por Tiagreen em 28/07/2008 - 11:15h
Parabens pelo Artigo.
Gostaria de receber em pdf.
Meu email é: tiago.marcelino@ibest.com.br

Obrigado.
#4 Comentário enviado por drakula em 28/07/2008 - 11:23h
tb gostaria do artigo em pdf
Parabens pelo artigo, só uma pergunta ele controla os contatos que a pessoa pode adicionar ?

rafaserver@gmail.com

Obrigado

Abraço
#5 Comentário enviado por rloriato em 28/07/2008 - 12:27h
pode mandar o artigo para rendersonl@gmail.com ?

Muito bom seu artigo.
#6 Comentário enviado por shotcult em 28/07/2008 - 14:15h
Muito bom amigo consegui fazer sem problema algum, valeu pela dica.
#7 Comentário enviado por grandmaster em 28/07/2008 - 17:30h
Ficou bem simples para entender.

Legal mesmo, parabéns ae pelo artigo.

Renato de Castro Henriques
CobiT Foundation 4.1 Certified ID: 90391725
http://www.renato.henriques.nom.br
#8 Comentário enviado por tomassoni em 29/07/2008 - 21:14h
Galera obrigado.
Respondendo a pergunta do nosso colega drakula, cara tem jeito sim, da uma googlada que você acha, no inicio quando eu procurava fazer isso ai que descrevi achei o que você perguntou, procurei nos meus favoritos e não encontrei. Mas tem um blog de um cara que explica exatamente como fazer, e bem complexo, mas tem.

Se achar posta ai pra galera, hoje não vai dar para eu procurar.
#9 Comentário enviado por kalz em 29/07/2008 - 22:35h
Drakula e caros amigos, utilizem o plugin Packet Filter, com ele vc pode criar ACLs para liberar determinado usuario para a conversa tanto local como MSN. Exemplo

O jose@hotmail.com só podera falar com joao@hotmail.com o resto é bloqueado.

Mto interessante esse software.

Abraços

KaLz
#11 Comentário enviado por removido em 02/08/2008 - 08:48h
Olá a todos,
Gostaria de saber se isto é transparente para o usuário, ou seja, se ele vai ficar sabendo que está sendo monitorado ou se tenho que alterar alguma informação no msn dele, como porta de acesso, gateway ou algo do gênero.

Abraços
http://www-linux.blogspot.com
#12 Comentário enviado por tomassoni em 03/08/2008 - 10:02h
Cara, por uma questão de ética é sempre bom você notificar que está sendo monitorado, e como irá utilizar o Pandion, Spark, ou qualquer outro cliente Jabber, acredito que um bom usuário irá sacar que está sendo vigiado.
#13 Comentário enviado por removido em 03/08/2008 - 13:46h
Olá Tomassoni,
A questão do que me refiro não é ética ou não. A questão é se eu vou ter q mexer nas maquinas que ja estão funcionando... tipo... imagine como é chato ter q mexer na configuração de 50 maquinas por exemplo. Além do transtorno causado.
Mas já que a questão ética foi citada, ela simplesmente existe quando vc faz os usuários assinarem termo de responsabilidade de que o internet é ferramenta de trabalho, sujeita a monitoramento... Pois o q tenho em mente é fazer isso, pq na empresa q trabalho o serviço ta atrasando pq o pessoal fica de bate papo na net. Já consegui fazer o controle na navegação, mas o msn ainda ta me dando problemas e as pessoas dizem q nao podem ficar sem pq precisam pra trabalhar... mas canso d ver N janelas abertas de primo, amigo, namorado etc...
#14 Comentário enviado por tomassoni em 07/08/2008 - 12:44h
OK, então é so você utilizar o plugin Packet Filter e criar as regras necessárias, permitindo que tais contatos sejam ou não autorizados. Agora eu acredito que você não vai conseguir usar o MSN (Aplicativo) em si, nos seus micros/usuários, levando você a ter sim que mexer na máquinas.
#15 Comentário enviado por leodonizete em 03/12/2008 - 12:31h
Boa tarde Amigo !

Ótimo artigo !

tenho uma dúvida: é possível direcionar no campo endereço, o endereço do meu firewall?



#16 Comentário enviado por dastyler em 05/12/2008 - 10:39h
Instalei o OPenFIre + Pandion no client, mas a versão que instalei não veio com o suporte ao Transporte MSN.
Uma pena que não funcionou com minha pessoa, mas estou pensando em indicar o XMPP/Jabber para usarmos na empresa em substituição ao MSN.
#17 Comentário enviado por muchinelli em 26/03/2009 - 10:40h
Bom dia galera..

Sou novato aqui no forun e estou estudando paks para conseguir administrar um rede..

Gostaria se possivel que fosse enviado para o meu email : matheusvilelamuchinelli@hotmail.com esse esquema descrito ai para a conexao do pandion.

Desde jah agradeço e parabenizo pelo tuto..

Abração.
#18 Comentário enviado por angkor em 10/02/2010 - 14:38h

"Partiremos do ponto de que o Openfire, IMGateway, Red Hat, MySQL, Spark já esteja instalado e rodando normalmente."
#19 Comentário enviado por guirenz em 21/07/2010 - 23:28h
Olá Colegas!

Possuo rodando no meu server:
Openfire 3.5.6
Debian Stable 5.03
MySQL 6.0

Tive problemas ao utilizar novamente o IMGateway 1.2.3.
Ele não aparece na lista dos plugins disponíveis. Estou tentando encontrar ele na internet para realizar o download manual mas não obtive sucesso.

Em outra instalação do Debiam que possuía o Openfire em uma versão mais antiga com o GatewayIm funcionando corretamente, entrei na pasta do openfire/plugins e copiei o GatewayIm.jar para essa máquina que estou com problemas...

Instalei o Plugin, porém ele não mostra a opção pra gerenciamento dos usuários em Gateways. Um fato interessante é que o plugin está funcionando em partes, pois uso uma base de dados da máquina que tinha o transports funcionando, e as contas que já estavam vinculadas aos MSN's, estão funcionando perfeitamente, só não consigo mais inserir novos usuários msn's.

Alguém tem alguma dica?


Obrigado!
#20 Comentário enviado por ricardo.hubner em 03/08/2011 - 15:49h
Boa tarde, estou com seguinte problema no Pandion (antes usava o SPARK)
O uso internamente funciona tudo OK.
O uso externo quando cadastro usuários para usar o MSN, não aparece os convites.
Outro problema é as mensagens, o usuario do MSN não recebe as mensagens que envio, e as vezes eles aparecem off-line.
Se ele mandar uma mensagem no chat primeiro eu consigo ver, e depois mando novamente tudo OK, mas se mando eu primeiro ele nao ve nada.

Gostaria de saber se alguém já passou por isso.
#21 Comentário enviado por marcos.ths em 30/08/2012 - 11:27h
Oi amigo, gostaria de saber se é possivel fazer um monitoramente ( tipo usando msnproxy), qual usar ? Obrigado.

Contribuir com comentário

Entre na sua conta para comentar.