"
Oracle VM VirtualBox é um software de virtualização desenvolvido pela empresa Innotek depois comprado pela Sun Microsystems que posteriormente foi comprada pela Oracle que, como o VMware Workstation, visa criar ambientes para instalação de sistemas distintos. Ele permite a instalação e utilização de um sistema operativo dentro de outro, assim como seus respectivos softwares, como dois ou mais computadores independentes, mas compartilhando fisicamente o mesmo hardware. Geralmente usado por desenvolvedores de sistemas, ou profissionais de TI."
Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/VirtualBox
Levando a VM no Pendrive
As VM's são muito utilizadas no meio acadêmico, dado a possibilidade de criação de um laboratório virtual. Um laboratório virtual dá um flexibilidade muito grande para o usuário, uma vez que a perda de uma VM, não implica na perda da máquina física. A reinstalação de uma VM não se mostra tão onerosa para o usuário, tendo em vista que uma simples cópia dos arquivos correspondentes à VM são suficientes para a reinstalação.
Neste tutorial, vou mostrar como podemos levar nossa VM a qualquer lugar e inicializá-la a partir de qualquer computador que tenha o Oracle VM VirtualBox instalado. É importante ressaltar que o próprio software permite que isso ocorra através das funções "Exportar Appliance" e "Importar Appliance", no entanto, estas são muito funcionalidades muito lentas e, normalmente, principalmente se a máquina a for muito grande, levam o computador ao travamento.
Sendo assim, esse tutorial é bem simples e mostra menos de 10 passos que nos permitirão andar com a nossa VM e levar no nosso Laboratório para qualquer lugar.
Imagine viajar com 10 computadores na mala... Seria interessante!!!!?
Então vamos lá!
Passo 1 - Em "Arquivos", "Preferencias", "Geral": Altere a "Pasta Padrão para Máquinas" para o um local a sua escolha.
Obs.: se quiser apontar direto para o Pendrive ou HD Externo, já pode fazer nessa etapa.
Passo 2 - inicialize a máquina e proceda com a instalação do SO desejado;Passo 3 - Vá para a pasta apontada no Passo 1 e copie-a para o seu Pendrive ou HD externo.
Obs.: caso tenha apontado para a mídia externa no passo 1, pule o passo 3.
Passo 4 - no "novo" computador, abra o VirtualBox e clique em "Nova" para proceder com criação de uma máquina virtual.
Passo 5 - dê o nome e selecione o sistema operacional desejado.
Passo 6 - Configure o tamanho da memória RAM da Máquina Virtual que você criará. É importante entender que você está transportando uma VM e que o compartilhamento dos recursos da máquina física que está sendo utilizada depende do hardware.
Obs.: geralmente o Oracle VM VirtualBox não permite a utilização de mais que 50% da memória RAM da máquina física.
Passo 7 - marque "Utilizar disco rígido existente" e navegue até seu Pendrive ou HD Externo, chegando até a pasta da VM que você copiou no passo 3.
Passo 8 - Clique em "próximo" e na tela seguinte "Criar".
Pronto! Máquina transportada... As configurações que você fizer na máquina virtual, independente do sistema operacional, vão andar junto contigo, onde você for.