Você busca no Google por alguma ajuda relacionada ao sistema
GNU/Linux, mais cedo ou mais tarde, acaba caindo numa página do Viva o Linux (VOL).
O VOL é um grande espaço que promove o intercambio de conhecimento e é também uma comunidade virtual. É de grande ajuda para usuários, principalmente usuários que estão começando a usar o sistema do
pinguim.
Este é o Viva o
Linux, um espaço que agrega dicas, artigos, perguntas respondidas (ou não), capturas da área de trabalho, scripts e demais conteúdos relacionados ao Linux, programação e Android.
Mas, como esses conteúdos são produzidos?
Os textos puros, sem formatação, são enviados pelos próprios usuários cadastrados no site através do menu "Enviar". São divididos em categorias.
Algumas delas, são:
- Artigo: texto detalhado, normalmente com mais de 600 palavras, ou várias páginas. Também pode ser mais curto, porém, voltado para um debate que será complementado pelos comentários dos leitores.
- Arquivo de configuração: arquivo pré-configurado para o funcionamento de alguma aplicação, ambiente gráfico etc.
- Dica: texto curto, sem detalhes, ensinando como resolver algum problema, divulgando uma ideia ou mostrando como fazer alguma coisa.
- Screenshot: espaço para compartilhar imagens da sua área de trabalho, temas, ícones etc.
- Scripts: pode ser em várias linguagens. Muito bom para quem quer aprender.
Esses textos são baixados e analisados pela equipe de moderadores do VOL, passando por algumas etapas bem definidas. Essa análise é feita para diminuir a chance do VOL publicar algum conteúdo plagiado, impróprio, ou de qualidade duvidosa.
Também são realizadas correções ortográficas, contagem de palavras, remoção de caracteres estranhos e algumas modificações para tornar o texto mais palatável. Erros podem passar, claro, por isso os moderadores apreciam a ajuda dada pelos usuários em forma de comentários para corrigir alguma coisa.
Alguns textos podem ser reprovados se tiverem muitos erros ortográficos, plágio ou baixa qualidade. Os textos também podem ser devolvidos para o estado de "Em construção", para que o autor refaça algo, modifique algum ponto, esclareça alguma coisa, faça algumas correções e envie novamente para a equipe de moderadores.
Não é raro os moderadores pedirem a opinião uns dos outros quando isso acontece. Mas quem bate o martelo é o chefão
Fábio.
Os textos devidamente analisados, modificados e corrigidos, rapidamente recebem a formatação HTML (transformando o texto puro em listas, links, imagens, negrito etc), isso normalmente é feito de forma quase automática através de um genial script para o editor
Vi, criado pelos moderadores
Leandro e
Izaias. Mas nada impede que algum moderador faça do seu jeito, sem o uso do script.
Vídeo demonstrativo do processo de formatação HTML do VOL:
Todos os textos "googlados", revisados, formatados e aprovados entram em uma fila. Por exemplo:
Esses textos costumam ser publicados na ordem de chegada, mas pode haver exceções. Assim, em pouco tempo, toda a grande quantidade de conteúdo revisado da fila de espera estará pronta para se transformar em conteúdo publicado no VOL!
Esse conteúdo pode ser de ajuda para usuários GNU/Linux, atraindo cada vez mais pessoas para a comunidade e assim, todos saem ganhando com a experiência da troca de informações.
Obs.: quando publicados, os conteúdos também precisam ser anunciados no
Twitter do VOL.
Estes conteúdos sobre Linux, Android, Scripts etc são publicados continuamente para suprir a necessidade de informação de leitores de todo o Brasil (mas não apenas). Novos conteúdos são publicados dia após dia. Acreditamos que os usuários que acompanham o VOL ficam felizes e satisfeitos ao receberem novas informações, artigos, dicas e respostas para suas dúvidas.
Através do grupo de e-mail ou de WhatsApp, os moderadores também costumam dar sugestões para melhorar o VOL. Elas são consideradas pelo Fábio e implementadas quando possível. Há preocupação com questões estéticas, de usabilidade e de segurança. O VOL já sofreu modificações ao longo dos anos, atualizações e melhorias diversas.
Também é preciso lidar com questões burocráticas que afetam diretamente a popularidade do VOL. Fábio costuma compartilhar ideias e pedir sugestões aos moderadores. Muitas decisões nem sempre são populares, embora necessárias, correndo o risco de serem levianamente confundidas com censura gratuita.
Para ajudar os leitores do VOL, muitos usuários (não apenas os moderadores) realizam muitos trabalhos, como acompanhar o fórum para sanar dúvidas de usuários, enviando materiais novos para publicação (dicas, artigos etc), deixando comentários e enviando sugestões.
Na realidade, qualquer um pode observar que o VOL é uma comunidade muito ativa e unida. Os usuários se esforçam para dar suporte voluntário e a aprender cada vez mais de forma concomitante.
Somos gratos por todo seu apoio. Foi um prazer dar uma pequena amostra do que acontece nos bastidores do VOL.
:)
Equipe de moderadores.