Neste artigo, venho novamente compartilhar minha experiência de trabalho falando sobre como utilizar o fetchmail como gateway pop, ou seja, uma máquina interna que ficaria puxando todos os e-mails de todos os clientes 24 horas por dia.
Fetchmail é o programa mais tradicional no recebimento de mensagens através dos serviços POP3, IMAP, POP2, etc no GNU/Linux. Ele pega as mensagens de seu servidor POP3 e as entrega ao MTA local ou nos arquivos de e-mails dos usuários do sistema em /var/mail.
Todo o funcionamento do fetchmail é controlado pelo arquivo ~/.fetchmailrc. Segue abaixo um modelo padrão deste arquivo:
poll pop3.seuprovedor.com.br protocol pop3
user chroot password sua_senha keep fetchall is chroot here
Este arquivo é lido pelo fetchmail na ordem que foi escrito.
Veja a explicação abaixo sobre o arquivo exemplo:
A palavra "poll" especifica o servidor de onde suas mensagens
serão baixadas, o servidor especificado no exemplo é
pop3.seuprovedor.com.br.
A palavra "skip" pode ser especificada, mas as mensagens no servidor especificado por skip somente serão baixadas caso o nome do servidor de mensagens for especificado através da linha de comando do fetchmail.
"protocol" é o protocolo que será usado para a transferência de mensagens do servidor. O fetchmail utilizará a auto-detecção de protocolo caso este não seja especificado.
"user" define o nome do usuário no servidor pop3.seuprovedor.com.br, que no exemplo acima é "chroot".
"password" define a senha do usuário chroot (acima), especificada como sua_senha no exemplo.
"keep" é opcional e serve para não apagar as mensagens do servidor após baixa-las (útil para testes e acesso a uma única conta de e-mail através de vários locais, como na empresa e sua casa por exemplo).
"fetchall" baixa todas as mensagens do provedor marcadas como lidas e não lidas.
"is chroot here" é um modo de especificar que as mensagens obtidas de pop3.seuprovedor.com.br do usuário chroot com a senha sua_senha serão entregues para o usuário local chroot no diretório /var/mail/chroot.
As palavras is e here são completamente ignoradas pelo fetchmail, servem somente para dar um tom de linguagem natural na configuração do programa e da mesma forma facilitar a compreensão da configuração.
Se possuir várias contas no servidor pop3.seuprovedor.com.br, não é necessário repetir toda a configuração para cada conta, ao invés disso especifique somente os outros usuários do mesmo servidor:
poll pop3.seuprovedor.com.br protocol pop3
user chroot password sua_senha keep fetchall is chroot here
user conta2 password sua_senha2 fetchall is chroot here
user conta3 password sua_senha3 fetchall is chroot here
Note que todos os e-mails das contas chroot, conta2 e conta3 do servidor de mensagens pop3.seuprovedor.com.br são entregues ao usuário local chroot (arquivo /var/mail/chroot).
Então, por exemplo, se eu tiver um e-mail "maria.joana@provedor.com", preciso criar o usuário "maria.joana" localmente no Linux com a mesma senha POP que ela usa para baixar as mensagens do servidor externo.
[1] Comentário enviado por gustavo_marcon em 22/10/2005 - 23:05h
Cara, eu tava precisando disso mesmo.
Mas to com uma dúvida. Para envio de email devo deixar configurado normalmente o servidor smtp do provedor que tem a conta de email real? Somente o recebimento será controlado pelo servidor?
Outra coisa, isso consome muito recurso da máquina e/ou da rede?
Pois to pensando em colocar isso em funcionamento em um k6-2 500mhz com 128mb de ram pendurado num link adsl 400Kbps.
[6] Comentário enviado por michelpereira em 24/10/2005 - 19:41h
Se o seu provedor suportar é recomendável usar IMAP ao invés de POP3, o imap controla muito melhor as mensagens que já foram baixadas e evita problemas caso precisa baixar novamente.
[8] Comentário enviado por kernel_rj em 14/01/2009 - 22:43h
Simplesmente fantástico, eu sempre procurei como configurar meu server linux para baixar as mensagens do meu servidor externo cara... Muito obrigado mesmo...
[9] Comentário enviado por calaff2 em 01/02/2009 - 13:28h
Velho estou com um problema configurei o fetchmail ele conseguio baixar as mensagens , mais na hora de configurar o outlook para pegar as mensagens pelo servidor não estou conseguindo apontei la no outlook o ip do servidor no caso 192.168.2.50 ae fica pedindo login e senha eu informo o login e a senha do usuario que é dono do email e não funciona. Poderia dar um help?
[10] Comentário enviado por geraldoquites em 24/03/2010 - 13:22h
chroot, custei a achar um comentário tão bom sobre o fetchmail, ja configurei o meu fetchmailrc, mas quando eu conecto usando o outlook ele disse que não reconhece o meu usuário, por favor me ajude.
Ele sempre dá este erro:
Fazer logon no servidor de entrada de emails (POP3): O servidor de email rejeitou seu logon. Verifique o nome de usuário e a senha nas propriedades da sua conta. Em 'Ferramentas', clique em 'Contas de email'. O servidor respondeu: -ERR Unknown AUTHORIZATION state command
pesquisando o meu /var/log/mail tem essa mensagem lá:
Mar 24 14:29:41 linux ipop3d[4490]: pop3 service init from 192.168.0.120
Mar 24 14:29:41 linux ipop3d[4490]: Command stream end of file while reading line user=??? host=[192.168.0.120]
[11] Comentário enviado por BraveDOG em 29/10/2017 - 12:28h
Ressuscitando esse tópico rs...
Como seria a configuração no Thunderbird, para acessar os e-mails no servidor ?? Eu segui seu tuto funcionou 100%, porém não consigo configurar o Thunderbird para baixar as mensagens. Teria como você explanar isso para gente ??? ;)