Aqui mostro os passos essenciais para configurar modem 3G no Linux, tendo como base o Ubuntu. É um resumo de minha experiência no assunto, podendo não haver nenhuma novidade para usuários experientes. Este artigo foi organizado em fases que ajudarão o usuário iniciante a obter sucesso na configuração de sua internet móvel.
O que tenho percebido é haver muita informação disponível na internet e pouca gente com vontade de encontrá-la, isto com uma enormidade de tutoriais à disposição aqui no VOL, bem como dicas e *.conf's.
Mesmo assim nem sempre as coisas funcionam como deveriam, principalmente quando tentamos aplicar as informações encontradas numa versão diferente de Linux.
Os passos explicados aqui baseiam-se na minhas experiências no dia-a-dia com o Linux e também no suporte aos usuários que chegam no portal "desconsolados da vida". Não prometo sucesso em todas as vezes que forem aplicá-lo, nem posso predizer todas as variáveis existentes sobre o assunto.
Prometo apenas explicar os passos genéricos para facilitar ainda mais sua vida, mas sem garantias de nenhum esforço de sua parte.
Gostaria que as soluções dos problemas não mostrados aqui fossem enviados ao VOL como contribuições a serem publicadas como artigos, dicas etc. Afinal, o que você recebe de boa vontade deve ser partilhado de boa vontade com os demais...
Atualizando o gerenciador de rede do Ubuntu
Este passo não é obrigatório, mas no momento em que escrevo este trabalho o networkmanager 0.8 apresenta correções de bugs e melhorias como:
suporte melhorado à internet móvel utilizando ModemManager
suporte a PAN (Personal Area Networking) em conexões bluetooth
autoconfiguração de IPv6
suporte a IP estático (finalmente)
Atualizando este pacote para a versão mais atual, os demais também o serão. Todos importantes para o resultado final. Deixemos de papo e vamos lá:
1) adicione a seguinte linha ao seu /etc/apt/sources.list:
# network-manager
deb http://ppa.launchpad.net/network-manager/trunk/ubuntu karmic main
Estes pacotes farão o "serviço sujo" para sua pessoa. De todos, o mais importante é o modemmanager, carregando o módulo necessário à ativação do modem pelo polivalente usb-modeswitch.
Esta atualização não é um passo obrigatório, mas ajuda bastante não só na correção de bugs da versão 0.7, como a adição de novos recursos. Mas se pode ajudar, porquê não fazê-lo???
[1] Comentário enviado por meinhardt_jgbr em 12/03/2010 - 13:57h
Antonio Carlos,
Como de costume, excelente seu artigo.
Sofri bastante até conseguir fazer rolar o meu 3G em 3 distros. Li bastante e tentei várias das sugestões, porém com nenhuma individualmente consegui sucesso total assim que parti para a solução na unha, usando um pedaço de uma dica até uma determinada etapa, outra depois e assim sucessivamente.
O grande mérito do seu artigo está no fato de ter abordado várias alternativas de configuração, incluindo todos os detalhes.
No meu caso, tenho usado sempre o wvdial pelo terminal. Até tentei configurar e usar o gnomeppp e o kppp, porém não tive sorte com nenhum deles.
Um dado interessante que noto é que varia de distro para distro usando o wvdial via terminal, só funciona a conexão quando logado como root. Logado como usuário normal e chamando o wvdial no terminal ele trava alguma coisa no modem e a única saida é o re-boot. As vezes, na pressa por tempo apertado entre embarque em algum aeroporto, não lembro de logar como root e sou obrigado ao re-boot. Ainda não entendi a razão disto. Isto ocorre com o Debian 5 Lenny. Já no sidux e no PCLinuxOS, o wvdial é aceito sem logar obrigatóriamente como root.
[11] Comentário enviado por pedrorlreis em 21/03/2010 - 12:26h
Companheiros, primeiro parabenizo ao autor do artigo. Segundo, aos que utilizam o os modem ZTE MF 626, recentemente constatei que no Mandriva One 2010 (especificamente) ele monta como CD (pasta que contém arqquivos), faz a transição de pen-drive para modem, e é reconhecido normalmente no centro de rede, mas não disca. Entretanto, se acessarmos a pasta com os pacotes destinados ao Fedora e Suse (RPM) e instalarmos o pacote com o discador no Mandriva ele funciona com a interface idêntica ao do Windows, com conexão duradoura e estável.
A maioria dos modens lançados até meados do ano passado está funcionando normalmente nas distros atualizadas no segundo e primeiro sementre desse ano. Sendo somente necessário ejetar o módulo disco... e esperar ser reconhecido como modem. Para os usuários do Ubuntu, basta procurar no NetworkManager e configurar normal sua operadora. Muito intuitivo até.
No meu Mandriva One 2010... o modem 3G vivo ZTE MF 626 está funcionando MELHOR que no windows.. e nem precisei fazer nenhuma alteração.
[19] Comentário enviado por marbreu em 15/12/2010 - 10:45h
Parabéns pelo artigo vç juntou tudo o que tem por ai em um só artigo, é por isto que a comunidade VOL é considerado uma das melhores sobre LINUX em geral.Novamente parabéns :-) ;-)
[20] Comentário enviado por theblackwolf em 31/12/2010 - 17:21h
Colega a época é meio inoportuna... 31/dez passagem de ano, fazer o que!!! Estou jogando a toalha com meu Ubuntu 9.10, no que se refere a um moldem BandLuxe C178 da Telsec... O dito cujo no 9.10 insiste em ser enxergado pelo sistema com CD tudo menos moldem 3G... Pelos tuas dicas tentei todas inclusive essa acima, só depois de usar o comando # lsusb -v | -i product que o C178 aparece como BandLuxe 3.5G HSPA Adapter. Fora isso não consigo a localização dele com o # dmesg -c como moldem só como CD... O hilário que meu Motorola V8 como moldem configurou, e conecta de primeira pelo gnome-ppp... Vê se entende isso??? Esse mesmo moldem no Debian Squeeze ficou show como no Windows Sete, já testei ele em todos os Ubuntus. Do 8.4 que dizem ser o melhor em dependências a favorecer as conexões, ao último 10.10 e em todos apresenta mesma pirraça... Eu como tenho alguma prática nisso considero um ponto de honra, para que ele seja reconhecido e que possa usa-lo. De todos Ubuntus tenho gosto maior pelo 9.10 e seus aplicativos, quem sabe tu me da uma dica de como proceder com esse C178... Nos fóruns do Ubuntu BR não tive ajuda, há mito luto sozinho... Uso muito o 9.10 para tudo, na ADSL é um verdadeiro (T90 Russo), estável e versátil... Por isso não perdi ainda as esperanças...
[22] Comentário enviado por removido em 08/03/2011 - 14:24h
Bom artigo, cara. Resumiu tudo o que se precisa saber num lugar só. Na época que eu usava 3G foi um sufoco para descobrir que era necessário usar o "modprobe usbserial", porque o Ubuntu só reconhecia o modem como um pendrive ou disco rígido externo.
Na época teria sido bom encontrar um artigo desse =)
[23] Comentário enviado por diegofeRReir_ em 14/04/2011 - 21:49h
quando eu tentei usar o Ubuntu 9.10 eu fiquei com as mãos atadas, pois não tinha como atualizar nem baixar os pacotes necessários, pois a unica conexão que eu tinha era 3G e a mesma não conectava. Mas agora com o lançamento do 10.10 que ja reconhece o modem automaticamente tendo apenas que fzer umas configurações basicas em processo de avnçar e concluir tudo se resolveu. Mas o artigo está muiito bom, e pode ajudar quem ainda usa essas versoes.
Notas:
- apos a alteracao Baud = 921600 o teste de ping deu 100% ok, antes somente 60% a 80% , nao fiz mais testes para confirmar se foi simples coincidencia;
- no openSuSE 10.3 o modem soh era detectado como dispositivo de dados 12d1:1446 ; jah no openSuSE 11.4 foi identificado como 12d1:1001;
- a configuracao do DNS estava manual, ajustei para o DNS fornecido na conexao.
[25] Comentário enviado por wasleyalmeida em 07/05/2012 - 18:48h
Boa noite,
Estou quebrando a cabeça p configurar meu modem 3G conexão OI Internet no Linux Centos 6.2, a mensagem ao configurar o wvdial.con é a seguinte:
# wvdial
--> WvDial: Internet dialer version 1.60
--> Cannot get information for serial port.
--> Initializing modem.
--> Sending: ATZ
--> Sending: ATQ0
--> Re-Sending: ATZ
--> Modem not responding.
Segue o arquivo de configuração do wvdial (wvdial.conf), informo que as informações do Dialer 3g foram passadas pelo suporte da Oi Internet
*******************************************************
# cat /etc/wvdial.conf
[Dialer Defaults]
Init2 = ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0
Modem Type = Analog Modem
ISDN = 0
Init1 = ATZ
Modem = /dev/ttyUSB0
Baud = 9600
[Dialer 3g]
Username = oi
Password = oi
Phone = *99***1#
APN = gprs.oi.com.br
********************************************************
Ao que tudo indica o modem esta sendo reconhecido pelo kernel, veja por favor:
# lsusb
Bus 001 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub
Bus 002 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
Bus 003 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
Bus 004 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
Bus 005 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
Bus 001 Device 002: ID 12d1:1c0b Huawei Technologies Co., Ltd.
***********************************************************
# dmesg |grep HUAWEI
usb 1-2: Product: HUAWEI Mobile
usb 1-2: Manufacturer: HUAWEI
scsi 6:0:0:0: CD-ROM HUAWEI Mass Storage 2.31 PQ: 0 ANSI: 2
scsi 7:0:0:0: Direct-Access HUAWEI SD Storage 2.31 PQ: 0 ANSI: 2
kernel: USB Serial support registered for GSM modem (1-port)
kernel: option: v0.7.2:USB Driver for GSM modems
kernel: USB Serial support registered for GSM modem (1-port)
kernel: option: v0.7.2:USB Driver for GSM modems
kernel: USB Serial deregistering driver GSM modem (1-port)
*************************************************************
Quaolquer ajuda sera bem vinda.
[26] Comentário enviado por lucasfsalomao em 12/09/2012 - 21:07h
Olá estou com problemas com reconhecimento sub e assim configurar para o playsms enviar os sms alguem poderia me ajudar a fazer isso ,posso liberar o acesso remoto.