Embora não seja um indivíduo em particular, considero-a um organismo do bem, onde suas inúmeras células debatem, auxiliam-se e propagam os ideais do Software Livre. Fico feliz de pertencer a algo tão grandioso assim.
Dedico o presente artigo a todos os amigos do Viva O Linux.
E faço uma dedicatória em especial aos novos usuários, estes que muitas vezes ao chegar têm tantas dúvidas, que às vezes não conseguem sequer se explicar, para estes um conselho, estudem, perguntem, afinal estamos aqui pra isso.
[9] Comentário enviado por boxmga em 21/05/2010 - 19:51h
Pra completar a lista dos brazucas que ficaram para trás, faltou o Gleydson Mazioli da Silva, autor do guia foca. O cara pode não ter criado nada em termos de software nem participado de nenhuma revolução, mas certamente abriu as portas do mundo linux para muita gente.
[10] Comentário enviado por removido em 21/05/2010 - 22:06h
Caros amigos, sinceramente não esperava tamanha receptividade a este artigo, visto que à princípio não é o foco desta comunidade, nem mesmo do Movimento Open Source.
Falar de pessoas que não conhecemos é muito difícil, também difícil é não cair no plágio, por isso procurei usar minhas próprias palavras quando fiz as descrições e ofereci links na Wikipedia para maiores informações.
Confesso que não levei muito tempo para compor este artigo e também que me envergonho de não ter citado 3 caras em especial Miguel de Icaza (Gnome/Mono), Gleydson Mazioli (Guia FOCA Linux), este por sinal muito recomendado por mim em posts do fórum. e o Marcelo Tosatti (que era para estar junto a Alan Cox), que bom que vocês lembraram!
[11] Comentário enviado por fabio em 22/05/2010 - 01:09h
Lá vão minhas contribuições para as personalidades nacionais: Alfredo Kojima, criador do WindowMaker, Augusto Campos, pelo trabalho no BR-Linux.org, Sulamita Garcia do LinuxChix, Paulino Michelazzo do Quilombo Digital e Hugo Cisneiros, criador do primeiro manual Linux em português, o The Linux Manual (que foi responsável por minhas primeiras aventuras no GNU/Linux).
[12] Comentário enviado por vinipsmaker em 22/05/2010 - 13:29h
Faltou dois caras da Xiph.Org:
Christopher Montgomery
Timothy B. Terriberry
E também, o Khristian Hogsberg, que ajudou a tirar o gerenciamento de hardware do X.Org e colocá-lo no Kernel. Logo após ele anunciou o projeto Wayland.
UPDATE:
Corrigindo, o Hogsberg ajudou a tirar p gerenciamento de hardware _de_ _vídeo_ do X.Org e colocá-lo no Kernel.
E esses dois caras da Xiph.Org que eu citei são os mais ativos no desenvolvimento dos codecs livres que temos a disposição.
[14] Comentário enviado por vinipsmaker em 22/05/2010 - 20:40h
E devia colocar Jomar Silva nas personalidades nacionais, ele ajudou muito para que a organização ISO apoiasse o padrão ODF, além de ser um dos grandes divulgadores do formato (e diretor-geral da ODF Alliance Chapter Brasil).
[15] Comentário enviado por timus em 22/05/2010 - 23:12h
Eu uso linux por uma matéria que lí na INFO em 2001 sobre Marcelo Tosatti. O Guia Foca me ensinou a usar linux, mas o Aurélio Marinho Jargas (ex-funcionário da Conectiva/Mandriva) tem me feito trocar a música por informática com seus sites e livros.
[17] Comentário enviado por Teixeira em 24/05/2010 - 16:11h
Mas um pinguim não morde: Ele BICA!
O interessante é que em vários lugares na internet se usa esse mesmo termo para descrever essa parte da aventura do Torvalds em um zoológico australiano.
Da mesma forma, encontrei pela internet afora a mesma descrição da cobra australiana chamada Taipan, que COM UMA ÚNICA MORDIDA (ou com uma única picada) é capaz de matar 100 homens! (99 devem ser de brinde...)
Agora, tem o caso do homem que foi picado por uma onça.
E como certamente pensaremos que onça MORDE e não pica, temos de considerar o fato que que a vítima ficou toda picadinha....