Um artigo para quem está iniciando com este maravilhoso window manager. Aqui mostro como colocar wallpaper, ícones, personalizar estilos e como fazer para torná-lo seu window manager padrão.
Provavelmente a primeira coisa que você vai querer fazer é colocar
um fundo de tela no seu Blackbox.
Para isso é so executar o comando abaixo:
OBS: Lembrando que o símbolo $ significa que o comando deve ser executado como usuário comum, enquanto o símbolo # significa que deve ser executado como root.
O comando acima irá colocar a imagem "angelinajolie.jpg" que está na pasta /home/usuário/wallpapers como seu fundo de tela.
OBS: Setando o fundo de tela com o comando acima, ao reiniciar o computador o fundo sumirá e voltará ao padrão.
Para que o fundo não suma ao reiniciar o computador você pode colocar um wallpaper que fique sempre junto com o style. Aí sempre que você selecionar esse style, o fundo de tela será o wallpaper que você setou.
Para isso é só mudar a linha abaixo no seu style:
rootCommand: bsetroot -solid rgb:4/4/38
E deixá-lo assim:
rootCommand: bsetbg --full dir/imagem
Deu pra entender?
Ex: Vamos supor que você use no Blackbox o style Nyz e quer colocar a imagem "angelina.jpg" que está no seu diretório home como wallpaper desse style. Passo-a-passo:
Passo 01:
Editar, como root, o arquivo referente ao style. No caso acima o style é "Nyz". Para isso use seu editor preferido. Para os iniciantes eu aconselho o pico ou o mcedit.
# pico /usr/X11R6/share/blackbox/styles/Nyz
Passo 02:
Localize a linha abaixo (geralmente ela fica no final no arquivo):
[1] Comentário enviado por wronieri em 10/08/2004 - 16:19h
Muito bom artigo uma pergunta, ele roda bem em máquina poderira tipo P. 133 oo P. 200Mhz e se tem compatibilidade com todos os programas q geralmente roda em KDE?
[2] Comentário enviado por marcelloduarte em 10/08/2004 - 16:41h
O blackbox, roda ate em Pentium 100. So uma observação.
No meu slackware e em outros que ja vi, colocar o exec gkrell, no .xinitrc não funciona. A solução e colocar no "RootCommand: carrrega imagem | gkrellm -w | bbkeys | bbpager"
So colocar um pipe "|" e depois o programa para ser carregado junto com o blackbox.
[3] Comentário enviado por hdoria em 10/08/2004 - 17:04h
Sobre o P133 ... ele roda sim! E os programas devem rodar tbm, já que geralmente eles não dependem do gerenciador de janelas. Agora se vc está pensando em rodar algo como o konqueror e/ou algumas coisas kde-like ... aí eu acho que já fica mto pesado! Tenta usar outro gerenciador de arquivos no lugar do konqueror. Tenta o rox, por exemplo.
Sobre o gkrellm eu não enfrentei esse tipo de problema, mas se alguém passar por isso ... o marcelloduarte ja deu a solução. vlws kra!
[9] Comentário enviado por Root_ em 19/10/2004 - 09:55h
Muito bom mess seu artigo.
Usei o comando.:
$ bsetbg --full /home/usuário/wallpapers/angelinajolie.jpg
mas não deu certo, ele apenas gerou essa saida.:
bsetbg: couldn't find a suitable image program. tried the following:
display
xli
xsetbg
Esetroot
qiv
wmsetbg
xv
O que vem a ser isso???? Uso o conectiva!!!!
[11] Comentário enviado por telurion em 15/03/2005 - 01:53h
Foi lançado o Blackbox 0.70!
Algumas novidades: compatibilidade com as especificações da freedesktop.org; introdução de uma biblioteca para facilitar o desenvolvimento de ferramentas relacionadas ao Bb; quebra da compatibilidade do formato de estilos, com a criação de uma ferramenta de conversão. Outra: o site agora é um wiki.