Bom, como todos já sabem, existe a NSA, que pode coletar dados de todos os usuários de Internet e telefonia móvel no mundo. Mas, para quem usa Internet, tem como amenizar o problema e talvez, driblar esse tipo de espionagem não autorizada, por parte do Governo dos Estados Unidos.
Através de algumas ferramentas open source, irei mostrar como é fácil usá-las e manipulá-las de forma correta, o que pode assegurar a sua privacidade ao navegar na rede mundial de computadores.
Creio eu, que todos aqui sabem o que é um IP, ou famoso endereço eletrônico, que consiste em um endereço para troca de dados. Um servidor WEB consegue responder ao computador que está do outro lado, utilizando esse endereço.
Ele é um endereço único, mas, utilizando ferramentas adequadas, você consegue enganar servidores utilizando IPs falsos, ou seja, Proxys. Em uma simples navegação anônima, a conexão precisa passar por um servidor intermediário (Proxy) que se conecta ao sites que você visita, no seu lugar e por sua vez, irá mandar as páginas a você.
Existem alguns projetos open source que são feitos para driblar o "sistema" e evitar a invasão de privacidade, que é um crime, só que os Estados Unidos usam o terrorismo como forma de desculpa, para que os americanos e alguns países, aceitem esse tipo de coisa.
Se para a NSA é "mamão com açúcar" poder invadir servidores do Governo do Brasil, imagina o que eles podem fazer com máquinas iguais a nossa, que nem IPtables, IDS e OpenVPN, são capazes de barrar esse tipo de evento orquestrado pelo tio Sam.
Algumas ferramentas que utilizam como base a criptografia para troca de mensagens e navegação:
Cryptocat - É um complemento, pode rodar diretamente do navegador, sem precisar de nenhum tipo de instalação. É um chat fácil de usar e configurar. Você precisa, apenas, configurar um nickname e o nome da sala de bate papo. Até hoje, nunca ouvi falar que possui algum tipo de falha, são vantagens de quem quer usar um chat seguro, fácil e descomplicado, pois até uma criança poderia usar facilmente, sem falar que ele possui mais de 32 idiomas.
O código fonte, está disponível aqui:
Rede Tor Browser - É um software open source feito, exclusivamente e unicamente, para os termos aqui tratados, que é o anonimato na Internet e a censura imposta pelos Governos de cada país.
Tor, é totalmente gratuito e eficiente, embora o FBI tenha conseguido acessar a rede Tor, não sei se o fato é verídico, mas, que saiu essa notícia ano passado, por conta do Silk Road (site de vendas da Deep WEB de produtos proibidos na Surface).
Tor está disponível para diversas plataformas: Mac, Windows e
GNU/Linux.
Vocês devem estar se perguntando como funciona a rede Tor, irei explicar agora:
Quando você executa o cliente Tor, é criado uma rede de túneis com HTTPS e TLS, funcionando assim como um proxy SOCKS5. Um BIND é fornecido, geralmente, na porta 9.050, depois, é preciso configurar o browser para usar o proxy SOCKS5, mas, sempre vem configurado para o uso imediato.
Quando configurado, você acessando o site
http://meuip.com.br, poderá observar que o seu IP muda completamente, assim, mudando totalmente o seu real IP, o endereço que aparece é o da rede Tor, o tráfego é roteado dando vários "nós" na rede, isso pode causar lentidão na rede, que é um fato já conhecido por usuários das redes proxys.
O Tor consegue dificultar, e muito, o rastreamento online, o mal uso da rede Tor é feito para a prática de crimes na Deep webweb, como vendas ilegais de drogas, tráfico de pessoas, encomendas de assassinatos, tudo o que você pensar de ruim que acontece no nosso planeta é praticado, e depois postado na rede Onion ou Deep WEB mais ao fundo, para que a polícia ou FBI, tenha mais dificuldade de encontrar esses seres nojentos.
A Deep WEB possui um conteúdo de coisas boas para pesquisar, coisas que você não encontra na WEB normal. Bom, o que resta, é pedir bom uso desta ferramenta e respeito de todos com o nosso mundo, porque está difícil conviver com esses tipos de coisas acontecendo debaixo de nossos olhos e ninguém poder fazer nada.
Bom, vamos à penúltima ferramenta:
TrueCrypt - Está disponível para diversas plataformas existentes, se você quer evitar que alguém clone seu HD, ou roube senhas, ou arquivos do seu pendrive, é melhor usar essa ferramenta.
Ela possui forte sistema de criptografia, que nem o FBI conseguiria quebrar, possuindo os seguintes algoritmos:
- AES 256
- Blowfish 448 bit key
- CAST5
- Serpent
- Triple DES
- Twofish
Estão todos, eu disse "todos", disponíveis para sua escolha. É impossível que alguém invada ou consiga obter acesso ao arquivo codificado, a menos que você conte para a pessoa, a sua senha. Bom, não vou entrar em detalhes sobre TrueCrypt, pois, este não é o foco do artigo.
E, por último:
Tails Linux - É um sistema live-CD que permite a navegação anônima e contém diversas ferramentas, fazendo com que você não deixe pegadas que fiquem armazenadas em qualquer site ou sistema. É uma distribuição baseada no Debian.
Tails contém, ainda, uma seleção de ferramentas para proteger seus dados usando criptografia muito forte, todo seu tráfego é obrigado a passar pela rede Tor, criptografa, automaticamente, com HTTPS todas as suas conexões, criptografa seus e-mails, criptografa sua rede IRC, etc.
Conclusão
Bom, são essas ferramentas, na teoria, seguras, que eu sei que existem e têm apoio da maioria dos internautas que a usam.
Espero que todos aqui, usem para fins pacíficos.