O artigo abordará a instalação e configuração de um servidor proxy, o Squid, mostrando também a utilidade de duas ferramentas bastante eficazes no que tange o gerenciamento deste servidor. Trata-se de um aplicativo responsável pela captura e exibição dos logs do Squid e de um software gerenciador destes serviços, respectivamente o Sarg e o Webmin.
Precisaremos basicamente de uma máquina que possua configurações mínimas de hardware, pois mesmo este serviço sendo bastante robusto, felizmente não necessitamos de grande potência para levantá-lo. Lógico que quanto mais hardware, melhor a performance e desempenho. Mas aqui trataremos o serviço com as condições mínimas de desempenho mesmo.
Então teremos um servidor proxy Squid com:
Sistema Operacional: Ubuntu 8.10 (apenas sugestão)
Softwares:
Squid - Proxy Caching Server
Sarg - Squid Analysis Report Generator
Webmin
O servidor deverá ser diretamente plugado ao switch com a interface de rede configurada com endereço de rede provido pelo seu provedor de acesso a Internet (ex: velox ou virtua). O ideal é que este endereço de rede seja estático, logo, fora do range DHCP geralmente configurado no modem.
Abaixo a figura da topologia:
Obs.: a topologia de rede acima descrita é a sugerida pelo autor, isso para que possamos seguir o artigo. Porém nada impede que seja readaptada as necessidades de sua rede.
[1] Comentário enviado por thiagosc em 10/08/2009 - 21:12h
Muito bom o artigo parabéns!
O engracado que na sexta feira fiz exatamente o que esse artigo diz, rs fiz uns labs aqui em casa instalando o Ubuntu em uma vm, depois o sarg, web min, e o squid com autenticacao... rs
[7] Comentário enviado por gariani em 11/08/2009 - 18:27h
Bom dia pessoal...
Alguém sabe me dizer qual a funcionalidade do "rotate.pl" do webmin?
No final do dia, o servidor esta com vários processos desse rodando e usando muita memória....
[10] Comentário enviado por joaorafael em 21/10/2010 - 13:50h
Bom Dia Galera, otimo tutorial, fiz tudo conforme explicação, funcionou perfeitamente, o unico problema que estou aplicando isso em um Hospital, e em cada maquinas acessam varios usuarios pois o funcionamento aq é de 24Hrs, na opção de Proibidos mostra a tabela com as seguintes opções (Usuario / Ip nome / Data hora / Local Acessado) só que as respostas saum respectivamente (ip da maq / ip da maq/ ...) ou seja não está saindo o nome do usuario em questão. Percebi também que todos os sites que estao bloqueados e os usuarios acessam o log não joga na parte do usuario e sim cria um usuario com o ip da maq em questao, ou seja no usuario msmo nao fica registrado nenhum site bloqueado e somente fica registrado no ip da maquina, teria como arruma isso.... Obrigado
[12] Comentário enviado por gleudson junior em 12/03/2011 - 22:00h
@franciscos
O Proxy é um serviço de rede igual a esses outros que você mencionou. No entanto, não se faz necessário ter instalado qualquer outro tipo de serviço de rede como pré-requisito para rodar um servidor Proxy (forward), visto que sua principal funcionalidade é servir como centralizar das requisições de clientes para uma rede externa. Ex: A Internet.
Em suma é isso, caso ainda tenha duvidas pode falar.
[14] Comentário enviado por vmedina em 15/01/2014 - 11:28h
Bom dia,
Haveria possibilidade, de ter o squid, no meu caso é a versão 3, somente autenticar os usuarios, e no sarg, os relatorios sairem pelo nome do usuario, em uma maquina que posso acessar os logs, ou os relatórios.