Overclock da
NVIDIA, via software. Agora vamos aumentar a performance da placa de vídeo.
Abra em modo root o configurador geral da NVIDIA:
gksu (ou kdesu)
nvidia-settings
E regule tudo para "alta performance" e não para qualidade de imagem!
Desligue texturas, sincronização vertical, filtro antialiasing, filtro anisotrópico (antes de desligar, sete para "override aplication"), sombras de cursor etc. Não é para ficar bonito, é para ficar rápido (também as imagens não ficarão tão feias, verá!).
Se possível, desligue também o "PowerMizer", o economizador de energia das NVIDIA. Em Windows, é possível sempre fazê-lo, mas em
Linux, algumas NVIDIA e versões de driver não desligam o PowerMizer, nem editando o xorg.conf ou usando comandos especiais.
Para detalhes adicionais, veja:
Nesses casos, regule somente o nvidia-settings para máxima performance, pois a documentação salienta que usando Compiz ou 3d, em desktops, o regime da placa vai automaticamente para o máximo da performance.
Feitos os ajustes no nvidia-settings, instale o pacote auxiliar
NVclock, o "overclocador" NVIDIA. Aviso porém, que ele não atua em certos modelos e drivers da NVIDIA.
Instalado, faça o comando:
nvclock -s
Card: nVidia Geforce 8600GT
Card number: 1
Memory clock: 399.600 MHz
GPU clock: 540.000 MHz
Você tem as frequências médias normais de operação de sua NVIDIA. Observe nesse ponto que o PoweMizer que estava ligado antes setou minha memória de vídeo de 512, para 399,600.
Para overclocar a placa de vídeo, faça o comando:
sudo nvclock_gtk
Isto abrirá a interface gráfica do aplicativo NVclock, onde você poderá, com cuidado, aumentar a memória (até o máximo da placa) e a frequência de clock, bem como outros parâmetros como o tempo de atuação da ventoinha da placa de vídeo etc.
Se não quiser usar a cômoda interface gráfica GTK, também é possível fazê-lo com comandos, por exemplo, em uma GForce 8600GT, com clock de 540 Mhz, levá-lo a 700:
sudo nvclock -n 700
Para obter ajuda sobre todas as opções de nvclock, execute:
nvclock --help
Não se preocupe porque facilmente você anulará essas regulagens se não gostar ou se a placa de vídeo estiver esquentando muito.
Ainda é possível overclocar a placa NVIDIA totalmente com comandos ou editando o xorg.conf:
A figura 1 abaixo mostra a minha CPU funcionando após os ajustes (clock da NVIDIA levado de 400 a 700 Mhz e clock da memória de vídeo de 400 a 450, acima disso, fica instável, porque coloquei o clock muito alto, se você usar clock mais baixo, pode levar a memória de vídeo até uns 480, supondo placa de máximo 512) e fazendo cálculos intensivos de computação distribuída, BOINC e CPUBurn.
Observe também, acima, no painel superior do GNOME, a esquerda, o monitoramento das temperaturas do processador, da placa mãe etc. Observe que não estão muito quentes. Observe a temperatura da placa de vídeo.
Também vejam abaixo, à direita, no painel inferior do GNOME, o uso intensivo dos processadores (em azul) e uso das memórias (em verde claro).
Observe na figura 2 o BOINC fazendo cálculos, Compiz em funcionamento (para usar aceleração 3D), glxgears, e no aplicativo GkrellM, à direita, o uso extensivo dos dois núcleos da CPU.
Assim o screenshot foi feito em condições de uso intensivo, tanto da CPU como da placa de vídeo.
O glxgears não é considerado uma medida rigorosa de Benchmark. Contudo, dá uma ideia aproximada da eficiência da aceleração de vídeo. Embora eu tenha obtido até somente 2011 FPS, está com tudo aberto e rodando, inclusive Compiz.
Somente a placa de vídeo e o overclock, em sessão pequena aberta em Fluxbox, sem Compiz ligado, e sem outros aplicativos, a minha NVIDIA atingiu 14743 FPS!
As NVIDIA modernas possuem um driver interno (antigamente instalado a parte, mas atualmente embutido no driver NVIDIA normal, série 169 ou mais recente) chamado
CUDA ("Computer Unified Driver Architeture", arquitetura de driver unificada). Ele permite o uso de parte dos recursos da placa de vídeo nos cálculos em processamento de tarefas, mesmo não de vídeo ((GPU, "Graphics Processing Unit", unidade de processamento gráfico, isto é suportado pelas NVIDIA série 6 ou superior).
Por isso os cálculos com BOINC foram escolhidos, porque BOINC usa GPU.
Isso acelera muito o processamento. Veja, sua placa de vídeo não serve só para jogar!
CUDA e GPU são usados em rigorosos trabalhos científicos, até em física (PhysX) e química quânticas!
http://mtzweb.stanford.edu/research/gpu/
Em meus testes, os recursos GPU-CUDA estão divididos entre os cálculos do BOINC e o Compiz (sim, o Compiz usa recursos CUDA, por isso ele tem melhor desempenho nas NVIDIA)!
Obviamente, desligue o Compiz se você desejar o suporte CUDA todo voltado para o jogo ou o cálculo.
Para mais detalhes, consulte: