Neste artigo demonstro como remasterizar o Kurumin em qualquer versão disponível, até mesmo nas versões mais recentes, que não dispõem mais do dispositivo "Remasterizando o Kurumin" no painel de navegação.
8. Vamos montar o cd do Kurumin e em seguida copiar o seu conteúdo para a partição /dev/hda3 digitando os comandos a seguir (este procedimento demora um tempinho):
# mount /mnt/cdrom
# cp -a -v /mnt/cdrom/* /mnt/hda3/knxmaster
9. Agora descompacte a imagem ISO dentro da pasta /mnt/hda3/knxsource/KNOPPIX, digitando (este procedimento também demora um tempo):
10. Vamos executar o chroot para carregar a parte gráfica do remaster e a partir daí personalizá-lo. Digite:
# chroot /mnt/hda3/knxsource/KNOPPIX
11.1. Antes de abrir a interface gráfica de trabalho, monte o diretório /proc, sem isso sua funcionalidade será limitada. Digite:
# mount -t proc /proc proc
11.2. Agora abra outra janela do shell, não precisa entrar como root.
ATENÇÃO: Os comandos a seguir serão executados na nova janela do shell.
12.1. Digite:
$ xhost +
Observe se apareceu a mensagem:
access control disabled, clients can connect from any host.
Isso desativa o controle de acesso do "X", previne alguns erros.
12.2. Digite:
$ Xnest :1
Isso abre uma janela com o segundo "X", por enquanto temos penas a tela cinza com o cursor do mouse.
Volte para a janela anterior do chroot USANDO O ALT + TAB. Não mexa em nenhuma janela ou senão estará tudo perdido.
ATENÇÃO: Os comandos a seguir serão executados na primeira janela, a do chroot.
13. Digite:
$ k-home1
Este script copia o diretório /etc/skel, onde ficam as configurações padrões do sistema, para a pasta /home/kurumin e usa o "su" para mudar o login de root para o usuário kurumin.
Rode agora o segundo script (na mesma janela do chroot).
$ k-home2
Você pode alterar o k-home2, alterando-o para chamar o startkde2. Este abrirá o KDE dentro do Xnest, permitindo que você trabalhe com todos os aplicativos gráficos.
A janela do Xnest é a janela do seu novo remaster, portanto, faça todas as modificações que quiser.
Todas as mudanças da janela do Xnest serão salvas futuramente em um script.
Você pode configurar a rede e fazer o apt-get ou instalar novos programas, pode também desinstalar programa.
ATENÇÃO - DICAS IMPORTANTES:
O menu iniciar do KDE é gerado a partir do conteúdo da pasta /usr/share/applnk.
Algo semelhante ao usado no Windows 98, com diretórios e ícones que podem ser editados diretamente. Os ícones do KDE são arquivos de texto normal, salvo os com a extensão .desktop, você pode abrí-los num editor de texto.
As linhas mais importantes são as "exec", que contém o comando que é executado ao clicar sobre o ícone, a linha "icon", que contém o ícone usado (os arquivos disponíveis estão dentro da pasta /usr/share/icons).
E as linhas "name" e "genericname", que contém o nome e descrição, da forma que aparecem no botão iniciar.
14. Após suas modificações, feche a janela no Xnest, vá para a janela do chroot e tecle "enter", depois "ctrl + c", volte a ser root e finalize o chroot digitando:
15.3. Agora vamos fechar a imagem ISO e finalizar o trabalho. No comando abaixo observe em /mnt/hda2/NOME.iso que o "NOME" é o nome que você dará a ele. Após o término do comando abaixo, tire o CD e inicie o PC normalmente, dando boot pelo HD e você verá o arquivo ISO no seu PC. Grave o mesmo num CD pelo K3B e pronto, você terá um CD bootável personalizado!!!
[2] Comentário enviado por zaakvarejo em 17/10/2006 - 09:13h
Olá, quem postou o artigo não está reivindicando a autoria do mesmo. Trata-se de uma versão detalhada de como fazer isso com as novas versões do Kurumin. Veja que o artigo foi Googlado (não existe no Google) e recebeu avaliação técnica 10. Abraços.
[3] Comentário enviado por hellnux em 17/10/2006 - 13:34h
Olá,
Ótimo artigo, bem detalhado, nas férias vou testa-lo. Os tutorias do guiadohardware só valem pra versões antigas do Kurumin, passando a ser um material de apoio. Quando comecei no mundo Linux, uma de minhas missões era remasterizar um Linux para a empresa da qual eu trabalhava, pena que sai um pouco antes de conseguir, certamente a resposta que busco esta neste artigo. =D
[6] Comentário enviado por Leandro_sx em 10/01/2007 - 08:53h
Senhor zecaaraujo na versão 6.1 eu concegui remasterizar utilizando o procedimento acima, ainda não testei no kurumin 7 e nem no Kalango , mas póis teste postarei para informar sobre a remasterização dos mesmo.
[7] Comentário enviado por eversonvluz em 24/01/2007 - 23:28h
Depois de estrair a imagem do Knoppix para remasterizar eu uso o comando
#chroot /mnt/hda2/knxsource/KNOPPIX
E aparece na proxima linha
root@não é um tty [/]#
Alguém sabe o que pode ser?
Estou remasterizando Kurumin Light 7
Mas tinha três problemas: primeiro que como apontado pelo zecaaraujo o Xnest não funciona. Segundo, o mkisofs não existe mais: no lugar dele é preciso usar o genisoimage. Terceiro: o último comando, para fechar a ISO, dava xabú. Mas vi que, neste arquivo, o autor indica o último comando de maneira diferente. Fiz e... deu certo! Obrigado!
No site do Morimoto:
mkisofs -pad -l -r -J -v -V "Meu_CD" -b KNOPPIX/boot.img -c KNOPPIX/boot.cat -hide-rr-moved -o /mnt/hda1/kurumin.iso /mnt/hda2/knxmaster
[10] Comentário enviado por scr1pt em 21/04/2009 - 17:51h
eu sou noob no linux mas tenho meu k7 atualizado com kernel novo e os pacotes do debian etch modificados para o debian lenny, eu gostaria de saber se essa copia descompactada ke ele faz do cd equivale ao ke tenho no "/" pq daí eu poderia trabalhar com isso e naum ter ke compilar e atualizar os pacotes do debian etch pro lenny dentro do remaster .