Repartindo o HD e instalando o Mandrake 10

Uma pergunta freqüente entre os usuários que desejam migrar para Linux: como instalo uma distribuição? Sendo assim, aqui vamos aprender a instalar o Mandrake Linux 10.

[ Hits: 45.032 ]

Por: Eduardo Takeshita em 13/12/2004


Instalando e repartindo o HD com seu Windows



A instalação


Primeiro pegue a distro nesse link:

http://superdownloads.ubbi.com.br/linux/distribuicoes/distro74.html

Ela estará em formato ISO, você pode usar o K3b para gravar o CD se você já usa o Linux, caso contrário tem o Nero, IsoRecorder, WinIso, etc, que podem transformar suas imagens ISO em CDs bootáveis.

OBS: Para rodar o sistema completo você tem que fazer o downloads dos CDs 1, 2 e 3 OK!? Na minha máquina demorou cerca de 4 horas todos os CDs.

Depois que você criou os CDs de boot, você tem que configurar sua máquina para que dê "BOOT" via "CDROM", pode-se mudar está opção na BIOS de sua máquina. Agora vamos ao que interessa!

1 - Coloque o CD 1 em seu drive de CDROM e reinicie a máquina, a tela de apresentação aparecerá, para prosseguir tecle [ENTER], depois o instalador perguntará em qual idioma você deseja instalar o Mandrake: Selecione a opção "Português do Brasil" e depois clique em [Next].

2 - Será exibido o termo de licença do Software, marque a opção [Aceitar] e depois clique em [Próximo].

3 - O sistema irá perguntar se você deseja uma atualização ou uma instalação? Marque a opção [Instalar] e depois clique em [Próximo].

4 - A próxima tela irá escolher o "grau de segurança"? Para deixar o nível padrão basta clicar em [Próximo].

5 - A tela seguinte será à que você deseja fazer com o sistema? Escolha a opção [Personalizar o Particionamento], depois clique em [ENTER].

6 - Você irá direto na janela do "DISKDRAKE", dê um clique na parte em azul do seu Windows com o nome de " /mnt/windows ", depois vá até a guia [Redimensionar] o sistema irá dizer: "TENHA CUIDADO ESSA OPÇÃO É PERIGOSA blá, blá, blá..." Clique em [OK]. No meu caso meu disco (HD) é de 40GB e vou deixar 10GB para o Mandrake então, com o ponteiro do mouse diminua o valor de 40.000 para 30.000 e clique em [OK], o sistema irá dizer novamente: "A TABELA DE PARTIÇÃO DO DRIVER HDA ESTÁ PRONTA PARA SER GRAVADA NO DISCO", tecle [ENTER].

OBS: Os gigabytes dependem do tamanho do seu Windows, tenha cuidado! Faça um disco de "BACKUP" antes falou?

7 - Depois clique na parte em branco que está do lado da partição Windows (azul) "/mnt/windows" e depois na guia [Criar]. Irá aparecer uma outra janela com as seguintes opções:
  • Tamanho em MB: coloque aqui o mesmo tanto de memória RAM do seu PC, no meu caso 256Mb.
  • Tipo de sistema de arquivos: marque a opção "Linux Swap".
  • Ponto de montagem: deixe em branco, depois clique em [OK].

8 - Pronto! Você já criou a partição Swap, só falta a "/", para isso faça o seguinte, clique de novo na parte em branco que está do lado do ítem em cor "verde" na mesma barra onde também se encontra a partição Windows "/mnt/windows", depois vá até a guia [Criar] novamente, você irá para a janela do ítem anterior (7), lembra?
  • Tamanho em MB: arraste o mouse até o final da linha para usar todo o espaço que você separou para o Linux, no meu caso 9.700 MB.
  • Tipo de sistema de arquivos: escolha a opção "Journalised FS: ext3", em ponto de montagem escolha a opção "/" ) e clique em [Próximo]. Você irá para a tela do "DISKDRAKE" novamente e repare que agora você tem 3 partições. Em seu HD: uma em "azul"(Windows), uma "verde"(Linux Swap) e outra em "vermelho"( / ). Pronto, agora é só clicar no botão [Pronto].

9 - O sistema irá formatar o seu HD, não se assuste, são somente as duas partições que você acabou de criar para o seu Mandrake Linux.

10 - Na próxima tela "Seleção de Grupos de Pacotes" clique nas opções que desejar para a sua máquina, se quiser o tipo padrão basta clicar em [Próximo]. De vez em quando o sistema irá pedir para trocar o CDs de 1 para 2 e de 2 para 3 enquanto instala o sistema, vá tomar um café, jogar um PlayStation2, etc.

11 - No final da instalação dos pacotes será solicitada a senha do "Root", coloque o que quiser, desde de que você não a esqueça! Depois é só confirmar a senha digitando novamente e clicando em [Próximo].

OBS: O "Root" é o super usuário do sistema, ele pode tudo: deletar, criar, instalar, etc.

12 - Na próxima tela você criará uma conta de "usuário" com um login e uma senha, marque em um papel para não esquecer.

OBS: O "Usuário" seria a pessoa que pode usar o sistema, mas sem os privilégios do "Root". É de extrema importância criar pelo menos 1 usuário.

13 - A próxima tela será a do "Sumário", lá você pode configurar todo o seu sistema, como o seu hardware, Internet, placa de vídeo, teclado, etc.

Configure de acordo com sua máquina e clique em [Próximo].

OBS: Este ítem varia de máquina para máquina, conforme o modelo de seu equipamento.

14 - Está quase acabando. O sistema irá perguntar se você quer atualizar os pacotes já instalados em sua máquina, mas para isso sua Internet tem que estar configurada corretamente no ítem de número 13, se não estiver marque a opção [Não] e clique em [Próximo].

15 - O sistema agradecerá por ter escolhido o Mandrake Linux. Clique em [Reiniciar], mas antes retire o CD da gaveta do seu CDROM.

16 - Com o sistema reiniciado ele cai direto na tela do LILO ou GRUB e lá você encontrará as opções de sistemas Windows e Linux, escolha o Linux e divirta-se neste novo mundo!

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Sobre o Mandrake
   2. Instalando e repartindo o HD com seu Windows
   3. Conclusão e screenshots
Outros artigos deste autor

GoblinX: Mais um filho do Slackware

Atributos de arquivos no Linux

Slax - O seu Slackware de bolso

Pós-instalação no Slackware 10

Gravando seus DVD's com o TkDVD

Leitura recomendada

GoblinX: Mais um filho do Slackware

Boot Linux - o que acontece quando ligamos o computador

Instalação do Slackware 10.2 em 1 hora

Instalando Fedora CoreOS no KVM

Como atualizar o Ubuntu Linux 8.04 (Hardy Heron) para 8.10 (Intrepid Ibex)

  
Comentários
[1] Comentário enviado por reimassupilami em 13/12/2004 - 11:23h

cara, que bom ver alguém falando de mandrake por aki... ainda mais assim fazendo artigo e tudo... muito bacana mesmo, pq eu uso mandrake e o pessoal critica pra caramba... mas nauma acho q seja uma distro tao ruim assim...

parabens ae... ta muito legal o artigo... falow...

[2] Comentário enviado por vodooo em 13/12/2004 - 11:28h

Usei Mandrake por um tempo (quando era iniciante em Linux) e não achei que era uma distribuição ruim! Mas atualmente utilizo Slack e não o troco por nada!

O Mandrake é conhecimdo como a melhor distribuição para usuários iniciantes pois possui uma vasta gama de utilitários de configuração do sistema!

Abraços

[3] Comentário enviado por sleepwalker em 15/12/2004 - 16:55h

Muito Bom cara o Artigo..
com ele consegui instalar e rodar o mandrake aqui...
e ta indo bem! =)
Valeu pelo artigo!
Abraço!

[4] Comentário enviado por beetle_juice em 16/12/2004 - 07:23h

Foi essa a intenção sleepwalker facilitar a vida rs... Valeu mesmo e boa sorte nesse novo mundo Linux...

[5] Comentário enviado por tutasme em 01/03/2005 - 15:07h

Utilizava o suse 8.2 enterprise server e agora vou testar esta distro

[6] Comentário enviado por eduardosg em 07/03/2005 - 14:52h

Instalei o Mandrake 10.1 no meu hd vazio! Beleza, usei até altas horas, mas tive de desligá-lo para dar lugar ao meu irmão usar o windows xp q está em outro hd... resultado: tentei usar meu linux e não consegui, na inicialização do sistema ele para em 'eth0 [falhou]'... Como faço para reparar isto! Respostas: punkrock.eduardo@gmail.com

[7] Comentário enviado por rodrawzio em 24/03/2005 - 01:47h

Tive um probleminha na hora de instalar o Mandrake, na hora da instalação q pede uma senha pro usuário root, eu cliquei em deixar senha em branco, e quando chegou na tela de login eu deixei em branco e ele não aceitou, e nada do q eu coloquei ele aceitou. O q eu faço, não criei nenhum outro usuário, tem como fazer alguma coisa pra usar o mandrake?

[8] Comentário enviado por beetle_juice em 25/03/2005 - 10:27h

{rodrawzio}
e aí doido... vc tem que criar um conta para o usuário "root" em qq distro Linux... e no caso no Mandrake ele meio que te abriga a criar uma conta de usuário tbm... porque na inicialização do sistema ele oculta o "root" soh que "root" eh de extrema importância no OS Linux pois soh ele tem o "poder" de instalar, deletar, escrever, criar, etc.. etc... entaum naum tem como deixa-lo de fora... Espero ter ajudado...
t+
beetle_juice.

[9] Comentário enviado por Misfit em 06/05/2005 - 12:56h

Muito boa a descrição! Tenho uma dúvida eu tenho o mandrake para instalar e só possuo windows xp instalado atualmente. Pelo seu tutorial achei bem fácil sua instalação, mas tenho uma dúvida, eu tenho duas partições feitas em meu hd de 40g somente para o windows. Eu tenho que desfazer essas partições para prossegir com esta instalação apresentada do mandrake?

[10] Comentário enviado por Misfit em 06/05/2005 - 12:58h

Muito boa a descrição! Tenho uma dúvida eu tenho o mandrake para instalar e só possuo windows xp instalado atualmente. Pelo seu tutorial achei bem fácil sua instalação, mas tenho uma dúvida, eu tenho duas partições feitas em meu hd de 40g somente para o windows. Eu tenho que desfazer essas partições para prossegir com esta instalação
apresentada do mandrake?

[11] Comentário enviado por beetle_juice em 06/05/2005 - 15:37h

No caso o Mandrake possue uma ferramenta chamada "DiskDrake" ela é igual ao "ParticionMagick" você não vai deletar nenhuma partição do windows, apenas irá redimencionar o windows ok?! qualquer dúvida posta aí de novo Misfit e apropósito o nick é por causa da banda? Se for é uma banda muito louca gosto muito de ouvir os sons dos caras ;-P
t+
[]'s
beetle_juice

[12] Comentário enviado por Misfit em 06/05/2005 - 19:01h

É uma alusão a banda realmente! Gosto bastante da época do danzig, mas curto tambem o american psycho, famous monsters.. hehehehe Eu sou totalmente leigo no assunto linux, e gostaria de alguma ajuda neste sentido pois um amigo meu me emprestou esta última versão do mandrake. Ainda não instalei ela, mas me surgiu essa dúvida de como vou preservar esta partição que eu já tenho no windows xp, e onde o mandrake será instalado??? Na mesma partição que já tenho criada ou ele irá sobrepô-la? Abraços

[13] Comentário enviado por beetle_juice em 07/05/2005 - 06:28h

Muito bom o gosto musical!!! Alguns detestam rs... mas eu prefiro assim! então vamos a sua dúvida! O Mandrake ele tem uma ferramenta chamada de "Diskdrake" ele pode dimunuir, formatar, aumentar, mudar o tipo de formato de FAT32(windows) para Ext3(Linux), mas, no seu caso se eu entendi direito vc quer presevar o Windows certo? então... a única coisa que você precisa fazer seria:
*dimunuir o espaço do Windows, mas á um tamanho que você não perca dados;
*criar uma partição "/" e uma partição "swap" para a instalação do Linux (Mandrake), se você leu o artigo inteiro você viu que eu ensino como repartir o HD "já com o Windows instalado" blz?! Espero que tenha tirado sua dúvida, qualquer coisa poste aí de novo suas dúvidas.
Eu quando instalei o Mandrake pela primeira vez... eu deixava um espaço livre de 5Gb para a instalação completa (Full), acho que você não terá problema em relação a instalação pois está versão do Mandrake a instalação poderá ser feita no idioma "Português do Brasil", o que já é uma mão na roda!
t+
[]'s
beetle_juice.

[14] Comentário enviado por xonguile em 30/12/2005 - 17:06h

Kome pessoal, tasse bem?
Sou novo aqui e tb no Linux.
Sou utilizador do windows ha muito tempo, mas, por curiosidade experimentei o Mandrake e estou mto satisfeito.
O artigo ta 100.
Abraços

[15] Comentário enviado por beetle_juice em 10/02/2006 - 23:12h

<xonguili>
valeu pelo comentário e seja bem vindo ao site!!
t+
[]'s
beetle_juice.

[16] Comentário enviado por betinho em 06/07/2006 - 12:14h


Uso o link p/ baixar, entro no superdowload, clico no link ISO1 e recebo mensagem de erro. NO SUCH FILE OR DIRECTORY desde de ontem. Tem algum oltro link que eu possa utilizar p/ baixar o Mandrak??

[17] Comentário enviado por walkertd em 27/03/2007 - 09:14h

Gostei do Artigo, no meu caso, tentei instalar o Ubuntu e após a instalação, na hora da verificação deu um erro: TEMPORARY FAILURE IN NAME RESOLUTION, e não consegui chegar à parte gráfica do Ubuntu.

Tentei checar inicializando pelo LIVE, mas também deu o mesmo erro, e em nenhum consigo chegar à parte gráfica... caso alguém possa me ajudar... agradeço.

Ah, voltando ao artigo.. (rs) meus parábens.. ficou bem legal.

[18] Comentário enviado por wellingtonpg em 13/04/2007 - 22:08h

Kra boa noite estou tentando colocar um server de net viarádio com o Mandrake 10 vc pode me dar uma força?
wellingtonpg@pop.com.br


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts