Esta tecnologia foi desenvolvida pela Corel, depois sendo adquirida em um acordo pela Graphon. Ela funciona de uma maneira muito parecida com o X-Window, mas sem necessitar deste para funcionar.
Depois de instalar o
Go-Global na sua máquina com um servidor web, você pode, a partir de software clientes, acessar este servidor pela rede ou internet e rodar aplicações que estão neste servidor como se estivesse rodando estas mesmas aplicações em sua máquina. É até mesmo possível rodar um software do servidor pelo próprio browser com o plugin Java instalado.
Baixando, instalando e configurando o Go-Global
Você pode baixar o go-global a partir do site da empresa, mas para testar você terá que preencher o formulário e pedir uma licença demo, que lhe será enviada por email.
Para fazer o download e requisitar a licença acesse:
Depois de fazer o download da versão para Windows, vamos fazer a instalação.
Nesta primeira tela ele vai extrair os arquivos em uma pasta temporária para depois fazer a instalação. Confirme esta tela.
Espere o processo concluir.
Depois que a extração os arquivos for concluída, será executado o setup do go-global for Windows.
Depois que o processo de instalação tiver concluído sua preparação, leia a licença e se estiver de acordo, clique em Yes.
Na próxima tela, confirme o local da instalação dos arquivos e clique em Next.
Agora será necessário escolher o servidor web que estiver instalado na sua máquina e que você usará. No caso, como estamos usando a versão para Windows, você tem a opção de usar o servidor web IIS da Microsoft ou o Apache.
Depois de escolher qual usar, confirme em Next.
Na próxima tela o setup nos informa o local aonde os arquivos html do go-global serão extraídos na pasta do servidor web utilizado. Confirme em Next.
Em seguida temos que confirmar o nome utilizado pelo programa Go-Global no menu do Windows.
Depois que a instalação estiver completa, escolha por reiniciar seu computador ou não.
Depois que a instalação estiver concluída, você terá que copiar a licença demo que recebeu por email, na pasta aonde foi instalado o Go-Global (atenção, está pasta não é a pasta do seu servidor web utilizado e sim aonde estão os executáveis do go-global).
Depois de fazer a cópia da licença demo, execute o software administrador do go-global for Windows, ele está com o nome de Cluster Manager. Depois que ele carregar, clique na aba Applications e clique em Add para adicionar a aplicação que você quer publicar.
A título de exemplo eu adicionei a aplicação Visual Basic 6.
Depois que você fizer tudo isso, lembre-se que é necessário configurar seu servidor Web para abrir a pasta go-global e o arquivo logon.html. Como o foco do artigo não é a configuração destes servidores, para maiores informações sobre instalação e configuração do Apache e do IIS no Windows acesse:
Apache no Windows:
http://unix.wmonline.com.br/php/tutoriais/instalacao_apache/instalacao.htm
IIS:
http://forum.plugmasters.com.br/lofiversion/index.php/t5459.html
Depois que tudo estiver instalado e configurado, execute seu browser de preferência e digite na URL seu endereço ip, será carregado o arquivo logon.html e depois é só clicar na opção Signed (embaixo de onde está escrito Java) e pronto, vamos rodar uma aplicação nativamente Windows em um browser web, assim máquinas com
Linux podem executar programas que antes só rodavam em ambiente Microsoft.
Depois de clicar em Signed será carregado uma tela de Login, coloque um usuário e senha válidos da máquina Windows que estiver sendo usada e confirme clicando em Logon.
Será aberto uma janela na página, agora é só clicar na aplicação que configuramos, no caso o Visual Basic 6 e pronto, temos o VB6 rodando na web.
Nas telas abaixo podemos ver uma máquina com Ubuntu Linux rodando com um browser uma conexão com um servidor Windows usando Go-Global.