Nesse artigo falaremos a respeito da instalação de um servidor de e-mail usando OpenBSD, Postfix, MySQL, Courier-IMAP, Cyrus SASL, Amavisd-new, SpamAssassin, ClamAV e SquirrelMail (e similares).
OpenBSD
O
OpenBSD é um sistema operacional livre da família UNIX, multiplataforma. Seu time de desenvolvedores enfatiza a portabilidade, padronização, correção e segurança. Ele suporta emulação binária da maioria dos binários de SRV4 (Solaris), FreeBSD,
Linux, SunOS e HP-UX e funciona nas plataformas alpha, amd64, armish, hp300, hppa, i386, landisk, luna88k, mac68k, powerpc, mvme68k, mvme88k, sgi, sparc, sparc64, vax, e zaurus. A versão atual é a 4.3.
Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Openbsd
Postfix
O
Postfix é um agente de transferência de emails (MTA), um software livre para envio e entrega de emails. Rápido e fácil de administrar, é uma alternativa segura ao Sendmail, muito utilizado em servidores UNIX.
Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/postfix
MySQL
O
MySQL é um sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD) que utiliza a linguagem SQL (Structured Query Language - Linguagem de Consulta Estruturada) como interface. É atualmente um dos bancos de dados mais populares, com mais de 10 milhões de instalações pelo mundo.
Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/mysql
Courier-Imap
Courier é um servidor IMAP (Internet Message Access Protocol), que por sua vez é um protocolo de gerenciamento de correio eletrônico superior em recursos ao POP3 - protocolo que a maioria dos provedores oferece aos seus assinantes. A última versão é o IMAP4.
O mais interessante é que as mensagens ficam armazenadas no servidor e o internauta pode ter acesso à suas pastas e mensagens em qualquer computador, tanto por webmail como por cliente de correio eletrônico (como o Outlook Express ou o Evolution). Outra vantagem deste protocolo é o compartilhamento de caixas postais entre usuários membros de um grupo de trabalho. Além disso, é possível efetuar pesquisas por mensagens diretamente no servidor, utilizando palavras-chave.
Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Imap
Cyrus SASL
SASL é o Simple Autenticação e Layer Security, um método de autenticação adicionando suporte para conexão com base em protocolos. Para usar SASL, um protocolo inclui um comando para identificar e autenticar um usuário a um servidor e opcionalmente para a proteção das negociações subsequentes, protocolo e interações. Se a sua utilização é negociada, uma camada de segurança é inserida entre o protocolo e a conexão.
Fonte:
http://asg.web.cmu.edu/sasl
O resto já sabem o que é né? Pelo menos espero que sim.
Preparando o sistema
Essa parte do artigo eu não vou abordar de forma detalhada, tendo em vista que já existe muita documentação aqui no VOL a respeito de instalação, configuração e atualização. Segue então alguns links interessantes: