O que é um módulo PDV?
Módulo PDV nada mais é que a parte do sistema de vendas que vai interagir com o equipamento ECF, o Módulo PDV também pode ser chamado de Aplicativo ECF ou simplesmente Programa Aplicativo como mencionado na legislação. Diferente de um sistema normal de emissão de notas fiscais, o PDV trabalhara exclusivamente com a emissão do Cupom Fiscal, ou seja ele vai interagir diretamente com o Equipamento ECF através do software básico deste, seja por meio de bibliotecas fornecidas pelos fabricantes, seja através de comunicação direta ou através de um programa que sirva de "tradutor" entre o Módulo PDV e o software básico do equipamento ECF.
No que diz respeito a legislação, deve se observar o que diz o CAPÍTULO IV Subseção II do convênio ICMS 85/01 que trata sobre o módulo PDV especificamente. Além disso cabe observar a legislação de cada estado referente a homologação do Aplicativo.
O que é o ACBrMonitor?
O ACBrMonitor é um programa licenciado pela GPL-GNU desenvolvido usando os componentes do ACBr. A finalidade do ACBrMonitor é permitir que qualquer linguagem capaz de ler e criar arquivos TXT ou utilizar Sockets (TCP/IP) consiga usar todos os recursos dos componentes ACBr. Ou seja, com o ACBrMonitor sua aplicação poderá facilmente falar com vários modelos / marcas de ECF, Impressoras de Cheque, Gavetas de Dinheiro, Displays de Mensagem e Leitores de Cod.Barras serial, isso facilita muito o desenvolvimento de módulo PDV para diversos equipamentos de uma só vez sem precisar se preocupar com os diversos protocolos de comunicação que cada fabricante implementa para seus equipamentos, pois que vai cuidar da comunicação é o ACBrMonitor, você vai precisar saber apenas o que enviar para o equipamento ECF, como isso vai chegar é trabalho do ACBrMonitor. Até o momento os fabricantes suportados pelo ACBrMonitor são:
- Daruma (FS345, FS2000, FS600) - http://www.daruma.com.br
- Bematech (Todas) - http://www.bematech.com.br
- Sweda (Todas) - http://www.sweda.com.br
- Schalter (3.0 ou superior) - http://www.schalter.com.br
- Mecaf OEM - http://www.mecaf.com.br (Elgin, Digiarte, Zanthus, Acr, Aoki, Chronos, Promcomp, TrendsSTS, Unigraph)
- DataRegis (.03 e .05) - http://www.dataregis.com.br
- Urano - (Logger I) (experimental) - http://www.urano.com.br
- Interprom-ICash - (experimental) - http://www.interprom.com.br
- ZPM OEM - (Urano Logger II, Elgin MFD, DataRegis MFD, Olivetti MFD, Itautec)
- Yanco - (experimental)- (http://www.bematech.com.br/)
- Epson
Mais informações:
ACBrMonitor:
http://acbr.sourceforge.net/wiki/index.php/Monitor
Componente ACBr:
http://acbr.sourceforge.net
O que é um equipamento ECF
O equipamento ECF é o equipamento responsável pela emissão do Cupom Fiscal de venda. ECF é a sigla para Emissor de Cupom Fiscal. Este equipamento deve ser homologado pela Comissão Técnica Permanente do ICMS (COTEPE/ICMS) do Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ) e atender o que especifica o Convênio ICMS 85/01, bem como as exigências de cada estado referentes a utilização desses equipamentos.
Fisicamente o ECF se assemelha a uma impressora comum, mas possui hardware específico para possibilitar o armazenamento de dados fiscais de todas as vendas realizadas pelo estabelecimento num dispositivo de armazenamento chamado de Memória Fiscal, bem como outras características específicas. Para um melhor entendimento do funcionamento do equipamento, uma consulta ao convênio 85/01 é essencial.
Mais informações:
Essa série de artigos será direcionada para os equipamentos cujo OEM é a ZPM, esses equipamentos possuem um protocolo de comunicação de alto nível muito agradável e utilizar, o protocolo FiscNET.
Mas porque eu tenho que saber como funciona o protocolo de comunicação do equipamento?
Embora estejamos utilizando o ACBrMonitor para comunicar com o equipamento, é necessário que saibamos que tipo de informações devemos mandar e que tipo de retornos receberemos do equipamento, para isso temos que saber como funciona seu protocolo de comunicação. A decisão de utilizar o protocolo FiscNET é porque eu já sei como ele funciona, mas o conteúdo desses artigos podem ser utilizados com os outros equipamentos suportados pelo ACBrMonitor, basta apenas observar como funciona a comunicação desses equipamentos. Os fabricantes disponibilizam em seus sites material para desenvolvimento, bem como documentação necessária.