Olá, este é meu primeiro artigo sobre CMS, este conceito para usuários mais experientes já esta superado, porém ainda há pouca informação sobre o assunto em nossa língua, por isso decidi pesquisar, testar e escrever artigos relacionados com o Gerenciamento de Conteúdo.
Existem muitos CMS para serem testados e analisados, mas comecemos com uma breve introdução do que venha a ser isto.
CMS (
Content Management System) como é mais conhecido, significa Sistema de Gerenciamento de Conteúdo, é um sistema que permite a criação, armazenamento e administração de conteúdo de forma dinâmica, através de uma interface de usuário via Internet.
O CMS pode ser usado independente da proporções de um website, seja pessoal ou corporativo, desenvolver um sozinho não é uma tarefa fácil, exige muitas horas de trabalho e dedicação, e nem todos estão dispostos a começar isso do zero.
Para solucionar esse problema existem diversos CMS prontos para serem usados, mas antes vamos entender onde podemos utilizar essa ferramenta.
Exemplos de onde pode ser usado:
- Sites ou portais empresariais
- Comércio Online
- Pequenas empresas
- Organizações sem fundos lucrativos
- Aplicações Governamentais
- Intranets e extranets corporativas
- Escolas e Igrejas
- Pessoais ou familiares
- Comunidades
- Revistas e Jornais
As possibilidades são ilimitadas.
Através de um CMS que é possível atualizar um site sem exigência de conhecimento técnico da linguagem de programação utilizada, é o que muitos sites já fazem para atualizar sua informações.
A aparência de um website criado com um CMS é customizável, através da utilização de templates que podem ser facilmente substituídos.
Em suma, o grande diferencial de um CMS é permitir que o conteúdo de um website possa ser modificado de forma rápida e segura de qualquer computador conectado à internet. Um sistema de gerenciamento de conteúdo reduz custos e ajuda a suplantar barreiras potenciais à comunicação web reduzindo o custo da criação, contribuição e manutenção de conteúdo.
Um exemplo mais comum disso são os blogs, em que podemos notar duas interfaces distintas.
- Interface final, o que o usuário final vê (Frontend);
- Interface de gerenciamento, a que você usa para atualizar o site (Backend).