O gerenciador de pacotes do Slitaz é o tazpkg, um utilitário próprio desta distro. Possui uma interface gráfica e pode ser executado em modo texto também. Em nosso exemplo, vamos instalar o Firefox pelo modo gráfico e o OpenOffice pelo modo texto.
No menu principal do Slitaz, selecione Ferramentas do Sistema e depois em Package manager.
Clique em Recharges list para atualizar o repositório.
Na aba Search digite Firefox no campo Search e clique em Packages/Description. Aguarde enquanto o sistema procura os pacotes (pode demorar um pouco).
Quando o sistema encontrar os pacotes, dê um duplo clique em cima do pacote Firefox para abrir a janela de instalação. Basta clicar agora em Install Package.
O processo de instalação se iniciará. Basta aguardar. Terminado o processo, o sistema volta para a janela do gerenciador de pacotes e marca com um ícone verde o pacote instalado, no caso, o Firefox. Você pode conferir o programa no menu principal e depois no submenu Internet.
Para o OpenOffice o procedimento é o seguinte.
Abra o terminal (clique no ícone ao lado direito do menu principal) e logue se como root:
su (Enter)
Insira a senha (root) e pressione Enter.
Digite o seguinte comando:
# tazpkg install get-OpenOffice3
O processo de instalação se iniciará. O gerenciador de pacotes baixará um pequeno arquivo chamado get-OpenOffice3, que ao ser instalado executará o download e depois a instalação do OpenOffice. Tudo isso é feito de forma automática. O usuário só precisa esperar o download do pacote, o que pode demorar um pouco dependendo da velocidade de conexão à internet, uma vez que o pacote do OpenOffice é grande. Veja a imagem abaixo, mostrando o processo.
A instalação está concluída.
Você poderá conferir no submenu Escritório no menu principal do Slitaz.
[1] Comentário enviado por removido em 01/02/2011 - 14:37h
Interessante essa distribuição, vi que no Distrowatch( http://distrowatch.com/table.php?distribution=slitaz ), é considerada independente e pode ser testada em modo Live. Como estou envolvido com o Slack, dei um tempo para conhecer outras distribuições. Mas pode deixar, essa também não escapa! rs
Pena ele não oferecer um suporte completo à nossa língua, mas é coisa que considero pequena ante as vantagens de uma distribuição tão leve e versátil.
Fábio, parabéns pelo ótimo Artigo.
Um 'how-to' que sempre vou referenciar quando necessário.
[2] Comentário enviado por Fabio_Farias em 01/02/2011 - 15:09h
Obrigado Amigo!
O fato so Slitaz não estar totalmente traduzido para o portugues se deve ao fato de que a lista de contribuidores é pequena. Mas o sistema é bem intuitivo e fácil de usar. Ele é mesmo uma distro independente e por isso não tem tantos programas como nas outras distros. Mas é bem provável que esse numero de programas atenda as necessidades básicas de usuários de computador o que pode ajudar a dar uma "sobrevida" a um computador antigo.
Abraços e Obrigado Izaías!
[4] Comentário enviado por removido em 01/02/2011 - 20:55h
Olá Fábio, acabei de ler seu artigo, e mais uma vez você foi muito bem.
Eu tb tenho uma quedinha pelo Slitaz, mas nunca tive a oportunidade de usá-lo. Em meu note, não consegui configurar minha rede, portanto só pude testá-lo em VM mesmo.
Gostaria de complementar, dizendo que o fórum do Slitaz me surpreendeu. Eu postei uma pergunta lá certa vez e na esperava que seria atendido tão rápido. Realmente a sua comunidade parece muito unida e apaixonada pela sua distro. Ponto pro Slitaz, esse pequeno notável.
Mais uma vez, parabéns pelo seu artigo, seu trabalho aqui no Vol é primoroso.
[7] Comentário enviado por Fabio_Farias em 02/02/2011 - 14:56h
Olá clandestine
Obrigado pelo comentário.
De fato, o Slitaz não é baseado em nehuma distro. É independente e possui pacotes e gerenciador de pacotes específico. Contudo, sempre há a opção de converter pacotes rpm e deb para o formato suportado pelo Slitaz.
[10] Comentário enviado por canguru em 18/02/2011 - 14:37h
Muito bom o artigo..Eu ja usei muito o slitaz e recomendo. Ele é simplesmente D+. O único problema que tive foi intalar minha wireless, mas isto ñ incomodou muito. A comunidade é muito ativa, pois só quem realmente usa o slitaz sabe cm é bom utiliza-lo, pois vc passa um bom tempo corrigindo algum problema da versão cooking, adaptando, deixando o mais bonito, que vc se sente parte do desenvolvimento da distro.....Recomendo para todos...
[11] Comentário enviado por Fabio_Farias em 18/02/2011 - 15:26h
Obrigado Amigo!
O Slitaz é mesmo uma ótima distro. Claro que ela tem suas limitações pelo seu pequeno tamanho. Mas como disse no artigo essa distro pode dar uma vida nova à um computador antigo.
Abraços!
[12] Comentário enviado por Denilson-Pereira em 24/02/2011 - 19:07h
Uma correção muito importante: Todas as versões packages do Slitaz até o presente momento são bootáveis, inclusive tenho a impressão que os Slitaz que vem com as versões packages receberam algumas rápidas correções, mas não tenho certeza se receberam mesmo, como disse é só uma impressão.
[15] Comentário enviado por gildohp em 22/02/2012 - 15:22h
instalei..tudo certo...mas ele nao navega...pinga o ip 8.8.8.8...mas nao navega...usamos aqui proxy que configurei certinha....acho q o problemanao eh prozy..mas DNS...pq pingo o dns da google 8.8.8.8....mas navegar nada...alguma sugestao...
[16] Comentário enviado por lucascientista em 22/06/2012 - 17:24h
Olá Fábio Farias Gostaria De Como Saber Para Configurar Meu Modem Da Vivo Da Marca Huawei Modelo E173 Ele É 3g Não Consigo Instalar O Software Fico GRATO Se Poder Me Ajudar Muito Obrigado!!!