O incentivo do uso do Software Livre na educação vem de vários fatores e o fator fundamental é sem dúvida o da liberdade, pois as escolas devem ter acesso ao código-fonte para que o software possa ser adaptado para outras práticas pedagógicas e estudado por educadores e educandos.
Além disso o Software Livre pode ajudar os alunos a entenderem o real significado da palavra Cooperação, que é muito exigida hoje no ensino Fundamental e Médio, pois o Software Livre é resultado de um esforço cooperativo de pessoas em todo mundo em torno de um ideal comum, fazer softwares acessíveis a todos, livres, e nessa filosofia de partilha do Software Livre os alunos podem espelhar-se e utiliza-lá no seu dia-a-dia compartilhando conhecimento, pensamento e etc.
Um outro fator que também é muito importante, pois reflete uma realidade preocupante hoje nas instituições de ensino brasileiras, é sobre o uso de softwares "piratas". Para entendermos o que é um software "pirata", façamos um breve comentário a respeito.
O software proprietário é um software comum desenvolvido por uma empresa ou indivíduo e que além de ter seu código fonte fechado, exige uma licença de uso para ser legalmente utilizado por seus usuários. Essa licença é geralmente adquirida mediante pagamento e pode ser de vários tipos, valores e prazos de validade.
Quando esses softwares são adquiridos por meio de cópias não autorizadas pelo autor ou quando permanecem em uso depois que suas licenças expiram, este software se torna um software pirata e seu uso implica crime perante a lei e passível de punições rigorosas através de multas, apreensões e em casos mais graves, na prisão do responsável. Além disso, o uso de softwares proprietários piratas contribuem enormemente para o financiamento do tráfico de drogas e armas, assim como a pirataria em geral.
Portanto, em nenhum lugar e principalmente num meio educativo, como em instituições de ensino, não é de boa ética possuir softwares que de alguma forma são ilegais, ainda mais quando esta necessidade é inteiramente suprida com o uso de Software Livre em detrimento do software proprietário pirata ou não.
E por último em escala de importância, mas que também colabora bastante para a adoção do Software Livre no meio educativo, vem o fator econômico, já que o custo com licenciamento cai para R$ 0,00 (zero), o que possibilita que se invista em outras coisas, como equipamentos, hardware, livros e etc, permitindo um melhor aproveitamento dos recursos financeiros da instituição, seja ela pública ou privada.
Com a teoria da Libertação de Paulo Freire, podemos concluir que assim como sua teoria é o futuro da pedagogia, o Software Livre é o futuro que já se faz presente na Informática Educativa, pois o futuro exige liberdade de pensamento, liberdade de expressão, liberdade de ser raças e também liberdade tecnológica e educacional.