Saiba como funciona os tipos de permissões SUID, SGUID, STICKY. Este artigo tenta de forma mais clara possível passar o conceito e funcionamento dos tipos de permissões especiais do GNU/Linux.
Para demonstrar o uso do SUID vou dar como exemplo o comando shutdown, que é utilizado para desligar e reiniciar o sistema, mas que só pode ser executado pelo usuário root. Mesmo se você der permissão através do "chmod 755 /sbin/shutdown", o usuário comum não vai conseguir realizar a execução deste, somente o root.
groupadd <group>: adiciona um novo grupo ao sistema.
gpasswd -a <user> <group>: adiciona um novo membro a um grupo.
chown <usuário>:<grupo> <arquivo>: muda o dono e o grupo de um arquivo/diretório.
chmod <opções> <mode>: liga o bit SUID junto com as novas permissões.
-ln -s <source> <dest>: cria um link simbólico de um arquivo/diretório.
Agora, logue-se novamente no shell:
# su - gabriel
Agora teste o comando shutdown. Não esqueça de voltar e terminar de ler o artigo ;D.
# shutdown -h now
OBS 1: Reparem que, se olharmos as permissões do comando shutdown, veremos um 's' na permissão do dono no lugar do 'x', isto indica que o bit SUID está ligado.
OBS 2: 'su - gabriel' utilizei para que o sistema atualize-se e reconheça que o usuário 'gabriel' agora faz parte também do grupo shutdown. Outra forma de fazer isso seria logar-se novamente, o que seria chato pois seria necessário sair do X. Caso conheçam uma outra maneira de fazer a mesma coisa favor postem aqui.
[2] Comentário enviado por m4sk4r4 em 04/12/2004 - 12:26h
Olá Fábio,
Tou me esforcando, na verdade acho que tou apaixonado( I Love Slack). Depois que conheci essa distro, o VOL, e as bibas que trabalham para está comunidade, fiquei assim cego de amor.
Não esquece da camisa não, pois tou passando um frio desgraçado aqui, uhauhauha
[7] Comentário enviado por belvio em 07/12/2004 - 01:19h
Caro m4sk4r4 elogios nunca é demais então ai vai mais um, realmente muito bom o artigo hehehe, mas acresentando algo no seu artigo sobre o sticky além do que vc colocou ele ainda faz com que os programas ainda permaneçam na memória mesmo depois de terminados, isto faz com que os programas executem mais rápido da próxima vez que forem executados. Esta informação foi retirada do livro Certificação Linux (Uirá Ribeiro) pg. 68.
[8] Comentário enviado por brunotorres em 08/12/2004 - 13:49h
Sua explicação para o sticky bit ta certa, só que você esqueceu de mencionar que ele age dessa maneira quando alicado a um diretório. Hoje em dia não faz mais sentido usar o sticky bit em arquivos, o que ele fazia era guardar uma copia do arquivo (executavel) na memoria para acelerar a execução na proxima vez. Hoke o kernel faz isso automaticamente. Portanto é bom saber, para o sticky bit funcionar da maneira mencionada, deve ser aplicado ao diretorio e nao aos arquivos.
[13] Comentário enviado por edipo.magrelo em 28/01/2009 - 14:36h
Muito bom artigo..só uma correção quanto ao subtitulo da segunda pagina.
Ao invés de SGUID você colocou SQUID.que por sinal é ótimo mais não tem
muito a ver com o artigo.
Mas quanto ao conteudo do artigo ta show de bola
[16] Comentário enviado por cainf em 06/08/2015 - 11:02h
Amigo m4 eu quero que os usuários possam tb alterar o arquivo que esta dentro dessa pasta mas so o dono pode deletar eu digitei o comando chmod +t NOME_DIRETORIO mas nao conseguem alterar as planilhas e documentos