Top 10 melhores jogos FPS para Linux

Uma lista com os 10 melhores jogos FPS (tiro em primeira pessoa) nativos para Linux.

[ Hits: 148.179 ]

Por: Perfil removido em 23/03/2011


America's Army e Smokin' Guns



5° lugar - America's Army

America's Army é um simulador de guerra criado por quem entende do assunto: o exército norte-americano. Criado primeiramente para ser um sistema de treino para soldados, o game ganhou versão aberta multiplataformas, entre elas, Linux. O que impressiona no game não são seus gráficos (que, diga-se de passagem, são bem trabalhados) e sim a realidade contida no mesmo, por ser um simulador oficial do exército, o game possui as mais derivadas missões, treinamentos, escolha de táticas, entre outras.

Ele pode-se considerar no estilo de Counter Strike (famoso CS), BattleField, ou mesmo UrbanTerror, porém com um realismo aprimorado e os gráficos um pouco melhor trabalhados. Possui sistema de partidas online para até 32 jogadores simultâneos e é totalmente gratuito, caracterizando assim a licença como freeware.
Para quem gosta de simuladores de guerra, este é o game perfeito, e o melhor de tudo é que, com a tecnologia empregada no software do game, ele exige muito pouco do computador, são requisitos mínimos, qualquer computador de fraco pra mediano consegue rodá-lo com tranquilidade. Confira:
  • Windows 2000, XP, Vista, Linux or Mac OS X
  • Internet access or LAN
  • 2.4 GHz+ CPU or equivalent
  • 512 MB+ RAM
  • 128 MB+ 3D graphics card supporting transform and lighting
  • 3.5 GB+ of free hard drive space

Download:

4° lugar - Smokin' Guns

Smokin' Guns é um jogo baseado na engine de Quake III (não é necessário ter instalado o Quake III já que ele vem no pacote) totalmente gratuito, é um FPS (Tiro em Primeira Pessoa) de alta qualidade no gênero de velho oeste.

O game trás um cenário histórico, afinal, quem nunca assistiu algum filme, seriado, novela ou estudou um pouco do velho oeste, embora não seja uma cultura brasileira (não tivemos isso por aqui) ela foi muito aceita pelo público em geral, e não só brasileiro, como também mundial, refletindo inclusive nos games, um exemplo disso foi Video Game Awards (uma espécie de Oscar para Games) tendo como vencedor Red Dead Redemption, um game deste mesmo gênero.
Porém vamos com calma, Smokin' Guns não é Red Dead Redemption, na realidade, são dois games completamente distintos, Red Dead foi criado pela Rockstar e leva bem a característica semi-RPG do GTA, inclusive os modos de jogo são bastante similares, Smokin' Guns pelo contrário é completamente voltado ao FPS no estilo Counter Strike, na realidade, assemelhando-se muito bem, portanto, Red Dead Redemption e Smokin' Guns só te em comum mesmo é o gênero velho oeste.

Falando sobre o game do post propriamente dito, ele é bastante parecido com o Counter Strike, claro que os modos de jogo são diferentes, as armas são diferentes e tudo mais, mas é uma analogia que realmente vale, se você gosta de Counter Strike (ou Quake, afinal é baseado no próprio) não terá dificuldades em se adaptar a esse game.

Entre os modos destacam-se Deathmatch (o clássico cada um por si, acabando o jogo somente quando sobrar apenas um jogador), Team Deathmatch (uma versão adaptada do Deathmatch adicionando times, por tanto, ao invés de cada um por si, são dois times se degladiando, acabando o jogo assim que um dos times seja completamente aniquilado), Duel (o clássico Duelo x1 do Velho-Oeste), Round Teamplay (são rounds de time contra time, é a versão mais parecida com o Counter Strike) e Bank Robbery (onde um grupo protege e outro tenta roubar o banco).

Vale ressaltar o nome dos grupos, em partidas com times você terá dois grupos, os Bad Boys (meninos maus) e os Good Boys (meninos bons, os mocinhos), bem no estilo Velho-Oeste de ser, há uma excessão quando se trata do Bank Robbery onde os grupos passam a se chamar Outlaw (Fora da Lei) e Lawmen (Homem da Lei, ou, numa linguagem mais corriqueira, o bom e velho xerife).

Todos esses modos podem ser jogados tanto em Singleplayer contra Bots, quanto em modo Multiplayer nos servidores já existentes pela web ou via conexão local, existe também a opção de criar seu próprio servidor web para que você e seus amigos divirtam-se reservadamente, quer mais?! rsrs

Não existe tanta variedade de armas, destacam-se as pistolas, os rifles e as shotguns (populares "doze"), além disso temos colete a prova de balas pra dar aquela reforçada e dinamites, que funcionam no esquema das granadas nos jogos mais modernos, além de várias outras armas que não vou citar separadamente, para descobrir, é só jogar!

Os gráficos não são aquela Brastemp, mas são bons, satisfatórios, um pouco superiores ao CS 1.6, mas no mesmo estilo, o lado bom é que o meu notebook que nem placa gráfica possui (somente uma bem mediana Onboard) conseguiu rodar sem quaisquer dificuldades, apenas num mapa maior (México) a parada pesou e deu um lagzinho chato, mas nada que não fosse suportável.

Requisitos mínimos:
  • 1 GHz de Processamento
  • 256MB de RAM
  • 400MB de HD
  • Placa Gráfica 64MB e OpenGL

Os efeitos sonoros são um pouco chatos, não os efeitos em si, os tiros, explosões etc são o que tem que ser, o som real, porém as músicas começam a irritar depois de algumas horas jogando, aquele estilo Saloon nunca foi dos meus favoritos, mas fora isso, o game é só alegria!

Download:
Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Nexuiz e UrbanTerror
   3. Wolfenstein: Enemy Territory e True Combat: Elite
   4. America's Army e Smokin' Guns
   5. Warsow e World of Padman
   6. Zero Ballistics
Outros artigos deste autor

TimeShift - Restaure seu Linux com eficiência

Quero usar o Baiacu em casa, mas será que eu posso?

Scid vs. PC - O melhor programa para estudar Xadrez no GNU/Linux

Zabbix 2.2 no CentOS 6 via repositório EPEL - Instalação e configuração

Instalação da Broadcom 1390 no Debian Etch

Leitura recomendada

Como instalar um servidor de Counter-Strike

Real Football 2012 - Futebol de qualidade no Android

Faça um Steam Link com seu Raspberry Pi

Adonthell 0.3.3 :: Roleplaying game

Rodando Ragnarok (bro) no Linux

  
Comentários
[1] Comentário enviado por guigomendonca em 23/03/2011 - 21:16h

Oh! muito bom @Raul90 ~ Baixei o Nexuiz + 25 Maps , viciei um pouco hoje a tarde , belo post , abs :)

[2] Comentário enviado por alefesampaio em 24/03/2011 - 12:44h

Já conhecia alguns artigo sobre jogos, e confesso que gostei muito do seu artigo parabéns.. espero que venha muitos outros como esse...

[3] Comentário enviado por removido em 25/03/2011 - 14:07h

Nota 10 mesmo cara, ótimo post

[4] Comentário enviado por removido em 24/05/2011 - 13:02h

Valeu mesmo, isso só prova pra quem não procura, e ainda diz que não tem jogos bons pra linux.. a prova está aqui, valeu.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts