Em Setembro elaborei um tutorial que permitia transformar um servidor Linux em um mirror de atualização do AVG, entretanto a Grisoft alterou a estrutura de pastas. Sendo assim, segue a nova versão do tutorial.
Em Setembro, elaborei um tutorial que permitia transformar um servidor Linux em um mirror de atualização do AVG, com atualização automática permitindo que as estações clientes façam seus upgrades sem que cada uma delas precise fazer o download diretamente da Internet. Entretanto a Grisoft alterou a estrutura de pasta no seu link de atualização (divisão do link em http://files.grisoft.cz/softw/60/xx/ e http://files.grisoft.cz/softw/60/fe/).
Pelo o que entendi, estas mudanças foram para diminuir os arquivos de atualização e dividí-los em duas etapas. Assim sendo, a primeira atualização será feita duas vezes, mas apartir desde ponto as atualizações serão executadas apenas na fase necessária (diminuindo o tempo e o fluxo da atualização).
Aproveitando fiz algumas modificações no tutorial.
torná-lo compatível com esta divisão de links
apagar os arquivos das atualizações anteriores
enviar emails (programa em Java) para as contas configuradas
avisando a existência da nova versão
enviar emails (programa em Java) aos administradores quando houver
algum erro no processo de copia do arquivos
Usei o Java para enviar o e-mail, pois vou pretendo usar a minha base
de dados de cliente em Interbase como destinatário.
[1] Comentário enviado por fabio em 01/10/2003 - 15:03h
Nesta segunda versão do tutorial que fui perceber a importância do mesmo. Antes eu não sabia que o AVG é um software de antivírus freeware para Windows e para quem não sabe, esta é uma solução perfeita para quem deseja ter uma rede heterogênia segura e não quer gastar com licenças de antivírus.
[4] Comentário enviado por fabio em 04/10/2003 - 02:44h
Acrescentando 1 byte, na página 2 do artigo aconselho a adição da opção -np (--no-parent) ao comando wget. No meu caso fui baixar o mirror sem esta opção, quando fui ver já tinha 150 mb de arquivos no diretório e nem sinal de fim de download, pois ele ascendeu para o diretório acima e assim sucessivamente. Digitem "man wget" e procurem por essa opção para entender melhor. Sendo assim, os comandos wget ficariam:
[5] Comentário enviado por proteus em 15/01/2004 - 14:54h
não consigo fazer o download dos scripts do site do cabelo e o que esta listado na pagina deu erro (falta fechar um if), modifiquei para enviar e-mails sem a aplicação em java
[6] Comentário enviado por stavale em 12/04/2004 - 15:51h
Estou executando o wget como descrito neste artigo mas sempre mostra a mensagem de tempo esgotado e nao consigo baixar.
Alguem saberia me explicar onde estou errando ??
[7] Comentário enviado por cruel em 27/04/2004 - 10:50h
*** CORREÇÃO:
Os comandos para baixar os arquivos do site da Grisoft devem ter uma "/" no final senão será feito o download somente do arquivo index.html (pelo menos foi o que ocorreu comigo). O correto é:
*** OBSERVAÇÕES:
- O espaço total utilizado para criação do mirror foi de 30.048Kb
(ele baixou várias versoes do programa (avg6523fu_free.exe ...) e versões de atualização antigos.
O script nao irá apagar esses arquivos antigos???
*** DÚVIDAS:
- É preciso mesmo comentar as linhas /bin/emailserro e /bin/emailsok para não utilizar o recurso de email ? A variavel /tmp/email.tmp nao faz esse papel dentro do script?
- O script irá sempre baixar todas as versões dos arquivos de atualização ou somente a menor?
- Cabelo, cadê o seu cabelo?! :)
*** SUGESTAO:
- Seria interessante utilizar um sistema para envio de email usando um MTA (postfix, QMail, etc...)