Neste documento veremos como transformar o seu celular Android em dispositivo de vídeo captura, mais especificamente uma webcam. Com este recurso, softwares como skype e outros de videoconferência poderão utilizar o seu celular como uma câmera sem fio.
Após o download descompacte o pacote com o comando:
tar -zxvf nome_do_pacote
Compile e instale seguindo os comando abaixo:
mkdir droidcam
$ cd droidcam
$ tar -zxvf droidcam-x64.tar.gz
$ sudo ./install
Verifique se tudo esta funcionado corretamente, com o comando "lsmod". O mesmo utilizaremos para constatar a presença do módulo do kernel droidcam_v4l em memória.
Não esqueça de instalar o programa droidcamX disponível no Google Market
(antigo Google Market) no seu celular android.
Para colocar no ar a sua webcam sem fio, primeiramente execute o programa droidcamX no seu celular e logo em seguida o comando
droidcam no Linux. Ao executar o programa no celular veremos o IP que devemos informar no programa recém executado no Linux e pronto!
Para terminar, como sempre um vídeo para visualizarmos a sua funcionalidade:
[2] Comentário enviado por rogeriojlle em 16/04/2012 - 11:56h
só complementando a dica do cabelo, tem outro programa que utilizo que dá o mesmo resultado; pra quem não tiver cartão de crédito ou não quer/pode gastar (sem desmerecer o trabalho de ninguém, já que o software apresentado pelo pelo nosso colega tem interface gráfica, é bem fácil de usar, etc e tal), existe uma alternativa (originalmente pra ubuntu/arch) mas que pode ser adaptada para sua distro preferida. Eu uso no Opensuse, embora sem som. https://play.google.com/store/apps/details?id=com.pas.webcam&hl=pt_BR
na página gerada pelo aplicativo tem um link para o github que instala os devidos softwares em seu computador.
o legal é que depois de tudo instalado voce vai perceber que pode transformar qualquer coisa em webcam, não só o seu android, embora o script esteja otimizado para ele.
Tem alguns macetes que é bom dizer:
certifique-se de que você tenha o pacote curl instalado (distros recém-instaladas nem todas tem), pois o script não verifica isso e é interrompido
se você trocar/atualizar de kernel, tem de reinstalar o pacote do driver loopback e reiniciar o computador mais uma vez, embora dê a ideia que isso foi feito pelo script de atualização
[3] Comentário enviado por cabelo em 16/04/2012 - 12:25h
Ola rogeriojlle:
Obrigado pela sugestão, já conhecia o ipwebcam. Para não causar confusão, acho importante deixar algumas considerações (não interprete como crítica ou justificativa):
3 - Avaliei todas as opções, escolhi o droidCamX por ser mais fácil e o mais compatível com varias versões de kernel.
4 - O texto ficaria muito grande se eu mencionasse todas os pacotes disponíveis.
5 - O IP-cam não é transparente ao sistema operacional, ou seja não cria um device /dev/video[N]. Embora seja possível com loopback e outras técnicas. Mas preferi disponibilizar um artigo para leigos. Para acabar com a conversa mole que no Linux é tudo difícil.
[4] Comentário enviado por matux em 16/04/2012 - 14:02h
Cabelo,
Parabéns pelo artigo, muito útil.
Fiz o teste aqui, mas deveria abrir algum player do vídeo quando a aplicação fosse iniciada no PC ou é necessário algum outro player para ver o fluxo de vídeo?
Me conecto com a aplicação no celular, mas não abre o vídeo.
Esse é o meu "lsmod", reparei que não aparecer o "uvcvideo" como no seu.
[5] Comentário enviado por cabelo em 16/04/2012 - 14:55h
Matux
Após a execução do aplicativo execute o mplayer, vlc ou um player de sua preferência, lembre-se que se nenhuma webcam embutida existir o dispositivo será /dev/video0 caso contrário /dev/video1.
[9] Comentário enviado por marceloviana em 17/04/2012 - 18:23h
Cabelo,
Muito boa a dica!
Se juntar seu documento com o artigo do Silvio (OpenMeeting 1.9.1 - Instalando no Debian Squeeze virtualizado) dará uma implementação e tanto de vídeo-confêrencia com câmera portátil/dinâmica.
[11] Comentário enviado por Polnoraref em 24/04/2012 - 10:27h
Muito bom o Artigo fiz aqui e deu certo td perfeito mas é o seguinte, é possível configura-lo com o emesene ou amsn ?? se for possível me explica como faz
Outra duvida
Usamos o droidcam até onde o sinal do nosso roteador alcançar para podermos visualiza-lo no PC entretanto seria possivel configura-lo para transmitir som e imagem usando a internet ou uma intranet; ou seja sera possível usa-lo de qualquer canto do mundo como se estivéssemos dentro de casa ?? Seria mais funcional se estiver essa opção
[13] Comentário enviado por carlosalberto4ti em 02/10/2012 - 17:08h
Bom até o momento não consegui encontrar um software para o celular ancroid com as seguintes funções :
- Auto inicia no boot do celular
- Seja opensource (qualquer licença)
Seria interessante também :
- Que ao ser aberto fosse solicitado senha para administrar o esse software (ou outro software que faça esse bloqueio ao software do android) .
- Atrás de nat , houvesse como o mesmo se comunicar um o seu servidor e conseguir transmitir , isso tem o redirecionamento de ip no firewall .(ou alguma dica de vpn ou outra coisa que conssiga fazer o mesmo)
Motivo , deixar o tablet e celulares de casa , sendo gravados no zoneminder , assim teria um monitoramento em tempo real e gravado , sem precisar instalar cameras de vigilancia .
Se tiverem indicação ficarei feliz em testa-la e reportar
[16] Comentário enviado por removido em 01/10/2013 - 01:26h
Dica pra usar com cabo USB
Siga os mesmos passos de instalação citado na postagem do Cabelo
No android baixe o app droidcam cliente, ou faça o download aqui http://www.mediafire.com/?g8yfpx2lsgsg3d8.
No celular vai em Menu -> Configurações -> Conexões sem fio e rede -> Ancoragem e Roteador Wi-Fi e marque a opção Ancoragem USB
No linux digite os comandos:
# ifconfig usb0 up
# dhclient usb0
Obs.: Essa configuração faz com que seu arquivo /etc/resolv.conf seja alterado, basta acrescentar no final do arquivo um nameserver de sua preferência, para que você consiga acessar a internet no seu computador.
Colocando dois servidores em escuta, um para seu celular conectar e outro para o seu computador conectar através do programa droidcam.
$ nc -vv -l -p 4747 | nc -vv -l -p 2000
No celular vai no aplicativo droidcam (cliente) no menu opções clique em "Connect to DroidCam (WI-FI) Server" depois em "Add new Server" e digite o ip da interface usb0, clique em "Save", após isso basta clicar "Description [...]".
Agora no linux abra o droidcam
$ droidcam &
Marque a opção Wi-Fi/LAN
Phone IP: 127.0.0.1
DroidCam Port: 2000
Clique em connect
Pronto!!
Agora faça o teste!!
$ vlc v4l2:// :v4l2-dev=/dev/video0
[21] Comentário enviado por alvaroted em 25/01/2015 - 16:58h
Galera, tenho pouca experiência no linux, e quando tentei instalar o programa apareceu a seguinte:
alvaro@linux-7wf5:~/Desktop> sudo ./install
-- INSTALL: Webcam parameters: '640' and '480'
-- INSTALL: Home directory: /home/alvaro/.droidcam
-- INSTALL: Building v4l2loopback-dc.ko
make -C /lib/modules/`uname -r`/build M=`pwd`
make: *** /lib/modules/3.11.10-25-desktop/build: Arquivo ou diretório não encontrado. Pare.
make: ** [all] Erro 2
-- INSTALL: v4l2loopback-dc.ko not built.. Failure
[22] Comentário enviado por anjosdepreto em 04/04/2019 - 18:14h
Boa noite
Segui vários tutoriais para instalar e sempre termino no mesmo problema, quando inicio o Droidcam aparece o seguinte erro Device not found (/dev/video[0-9]).
Did you install it?