O pacote pode ser baixado no site:
Logo na primeira página tem o link para o download e link para os manuais (online) também. Escolha o download e o manual da versão 3.2.0. O manual é muito bom, explica direitinho o que você tem que fazer e quais as opções que podem ser utilizadas no urlrewrite.xml.
Siga as instruções e utilize a lista abaixo como uma check-list:
- O arquivo urlrewrite.xml deve estar dentro do WEB-INF
- O arquivo urlrewrite-3.2.0.jar deve estar dentro de WEB-INF/lib
- O arquivo web.xml deve ser alterado para configurar o filtro do rewrite (veja a regra 3 do tópico anterior para configurar os dispatchers)
Acredite, isso é suficiente. Neste ponto quando você reiniciar o JBoss o URL_Filter_Rewrite já estará funcionando. Você pode acessar a seguinte URL para verificar:
http://127.0.0.1:8080/rewrite-status
Obviamente a url depende da porta e endereço que seu jboss esteja funcionando.
Alguma dicas importantes
Espero que as informações passadas até aqui tenham solucionado as questão que apareceram. Como vocês podem ver a instalação do pacote é muito simples. O que torna complicada a utilização desta tecnologia é a pouca informação disponível sobre o acoplamento da mesma com o Struts2 e os detalhes.
Tentei reportar aqui tudo o que deu errado para mim até alcançar o funcionamento desejado. Além de tudo o que escrevi até aqui, acho que valem mais algumas dicas importantes:
1. Comece simples
Se é a primeira vez que você vai utilizar essa tecnologia, tente não começar por um sistema que já esteja grande e complexo. Se for o caso, faça primeiro uma prova de conceito com 2 páginas somente, uma com link para outra. Faça a tecnologia funcionar nesse exemplo, brinque com as opções e só depois parta para o sistema complexo.
2. Expressões Regulares
Aprenda a usar expressões regulares. Já falei isso antes e me repito: aprenda! Se você não tiver o controle sobre as regras que está fazendo, você pode cair em uma armadilha e achar que nada está funcionando simplesmente porque não está sabendo usar corretamente as expressões regulares. Existem montes de editores de expressões regulares free na web.
Escolha um que você possa colocar um texto e uma expressão e rodar para ver se o match acontece ou não, isso vai lhe poupar bastante dor de cabeça.
3. Arquitetura das URLs
Saiba de ante-mão que usar URLs amigáveis vai impactar na forma em que você arquiteta o seu sistema web. Existem toneladas de sites que você vai acessar que vendem a coisa como muito simples, mas experimente fazer um site que tenha de ser performático com centenas de milhares de itens que você gostaria de substituir seus ids por nomes na URL...
Meu conselho é, faça no início a arquitetura de suas URLs para ter a exata noção do quanto elas vão impactar no seu projeto e evitar retrabalhos.