Para usar, bem simples, a maneira clássica:
se necessário, prepare a BIOS do computador para dar boot pelo Live CD (ou pendrive de boot, caso o tenha feito). Coloque o CD no Drive (ou espete o pendrive na porta USB) e dê boot com ele.
Como vimos na página anterior, o "Ultimate Boot CD" tem vários aplicativos para linha de comando:
Para usá-los,
basta navegar entre as opções com as teclas de seta do teclado e dar "Enter" para selecionar a opção desejada.
Detalhes: tutorial do Ultimate Boot CD, partes
1 e
2.
Mais ele tem ainda um maior número, de utilitários e aplicativos com interface gráfica, que podem ser acessados a partir da Tela de Desktop do "Parted Magic" embutido nele.
Assim, o "Ultimate Boot CD", na prática é uma distro bem completa, que pode ser usada no ambiente live mesmo, para navegar etc e principalmente para reparar seus sistemas operacionais instalados.
Acesse, por exemplo, a interface gráfica do "Parted Magic".
Em meus testes, funcionou tudo normal, não precisei reconfigurar nada, nem fazer "gambiarras". Funcionou de primeira, reconheceu rede, wifi, hardware, tudo.
Para ilustrar a eficiência... observei que a configuração da língua e do teclado br-ABNT2 é praticamente automática, e assim que o ambiente gráfico inicia, aparece uma janela onde você pode acertar o locale, o fuso horário e até, se quiser,
sincronizar com a
Hora Local Brasileira, por
NTP (servidor de tempo).
Outra coisas que mostram a eficiência: ele carrega completamente na RAM (você pode então, tirar o CD dele) e mesmo que você não use, o banco de definições do antivírus ClamAV é automaticamente atualizado.
Apenas uma desvantagem, notei. Certos aplicativos, como os testes de stress e de estabilidade, rodam só em 32 bits, embora o CD seja multilib (tem bibliotecas para 32 e 64 Bits):
No 64 Bits Stress Testing?
Para efeito da utilização prática, o "Ultimate Boot CD" e o seu "Parted Magic" são montados em cima de um kernel e um GNU/Linux do Debian, em uma interface gráfica
LXDE, leve e intuitiva.
Os aplicativos principais: o navegador é o clássico Firefox. O gerenciador de arquivos é o leve
SpaceFM e o EmelFM2 (com visualização em árvore dupla), o emulador de terminal é o
ROXTerm (uma variante do gnome-terminal que, como ele, usa a biblioteca do VTE). Queimador de CDs é o XFBurn, clientes para FTP Filezilla e gFTP, tocador Audacious, editores de texto LeafPad e ScITE etc.
Esse conjunto de aplicativos que ele tem , o torna bem utilizável, até como uma distro simples. Em adição, ele tem muito mais aplicativos e ferramentas, como foi visto na página 3.
Como, no momento em que escrevo este Artigo, não tenho nada nos meus sistemas a ser consertado, ilustro o Artigo com os aplicativos abertos, mas não rodando.
Na figura 1, vocês podem ver o "Ultimate Boot CD" em ação, janela do "Parted Magic" aberta, com o monitor de hardware hardinfo. Observem também a presença do útil monitor Conky:
Na figura 2, os gerenciadores de arquivos EmelFM2 e SpaceFM:
Na figura 3, o particionador GParted e os recuperadores testdisk e QPhotorec (uma interface gráfica do Photorec):
Na figura 4, o GSmartControl, a partir do CD do Ultimate Boot, está testando o meu disco SSD, onde está meu Windows, aqui no computador Phenon Bulldozer 8 núcleos. Ele tem no HD: 2 instalações de Sabayon (principal e testes) e openSUSE Tumbleweed e mais a partição NTFS de backup e No SSD, tem só o Windows 7.
Os testes e as imagens mostram que o Ultimate Boot CD é excelente e pode ser muito útil e de uso muito prático, pois não precisa instalar nada.