O presente mostra como o Portage do Gentoo trabalha com suas diversas ferramentas, possibilitando-nos uma administração mais profunda deste sistema. É um olhar discreto sobre o que aprendi ao longo do tempo com esta belíssima distro, mas também, um olhar técnico sobre suas ferramentas.
Bom galera, esta foi apenas uma introdução das ferramentas por trás do Portage. Não é nada muito aprofundado, mas acho que é um bom começo, pois, entendendo como o Portage trabalha, entendemos o sistema como um todo e sua administração se torna mais fácil.
É como eu digo: a dificuldade do Gentoo não está na sua instalação, mas sim, em sua administração. Por isto é crucial entendermos os conceitos desta distro pois ela nos oferece grandes poderes. E como dizia Tio Ben: "Com grandes poderes vem grandes responsabilidades". E isto é fato. As chances de inutilizarmos nosso sistema e até mesmo o hardware, são grandes.
Para os próximos artigos, continuação deste, espero trazer grande conteúdo sobre a relação dos ebuilds com as demais ferramentas do Portage. Espero também poder fazer uma introdução à outro tipo de ferramentas: as q applets. Pretendo fazer também artigos relacionados aos arquivos de configuração do Portage. Tem bastante conteúdo. Disposição e vontade não faltam. Só o que falta é tempo, mas este damos um jeito.
Por hoje é só. Espero que gostem e que seja útil, de alguma forma, para alguém.
Encryption works. Properly implemented strong crypto systems are one of the few things that you can rely on. Unfortunately, endpoint security is so terrifically weak that NSA can frequently find ways around it. — Edward Snowden
[2] Comentário enviado por luiztux em 07/03/2016 - 20:33h
Obrigado caro @listeiro! Vem mais por aí =D
Posso te garantir que você não vai se decepcionar com o Gentoo.
Abraços.
-----------------------------------''----------------------------------
Computer users fall into two groups:-
those that do backups
those that have never had a hard drive fail.
[11] Comentário enviado por luiztux em 22/07/2016 - 20:16h
[10] Comentário enviado por enricolo4 em 22/07/2016 - 17:09h
Caramba!!!! Que artigo show... Favoritado!!!
Estou querendo voltar a usar o Gentoo e este artigo só me deu mais vontade.
Olá meu caro. Poxa, que bom que gostou. Tem a parte 2 e 3..espero que goste também.
O Gentoo é demais não é? Espero que volte a utilizá-lo. Está cada vez melhor, do jeitão de sempre, mas super robusto e estável como conhecemos.
Grande abraço.