É uma distribuição GNU/Linux, desenvolvida abertamente por um grupo mundial de voluntários, no esforço de se produzir um sistema operacional livre, composto INTEIRAMENTE de software livre.
O nome Debian, para quem não sabe, veio da junção dos nomes de seu idealizador, IAN Murdock, e de sua esposa, DEBra. Sua pronúncia oficial é 'débian'.
O Debian nasceu no dia 16 de Agosto de 1993 e seu criador pretendia que fosse uma distro criada, mantida e desenvolvida consciente e cuidadosamente. Na época, era a única que era aberta a todo desenvolvedor/usuário que desejasse contribuir com seu trabalho, era o único projeto com um contrato social e política de organização do projeto. Também era a única que usava informações minuciosas de dependências de pacotes necessárias para assegurar a integridade do sistema de atualizações.
Depois de sua "fundação", o Debian teve vários líderes, além de Ian Murdock, que cito a seguir: Bruce Perens, Ian Jackson, Wichert Akkerman, Ben Collins, Bdale Garbee, Martin Michlmayr.
[2] Comentário enviado por robsontex em 13/12/2005 - 10:30h
Parabéns pelo seu artigo, que aborda de forma bem sucinta o mundo Debian. Tenho todo respeito pelas demais distribuições e seus usuários, mas o Debian tem realmente um lugar de destaque no "universo GNU/Linux". Por fim, fica a dica para um outro bom site sobre Debian, voltado principalmente a administradores de redes:
[3] Comentário enviado por nane_eli em 13/12/2005 - 10:49h
Parabens, ótimo artigo.
Bom saber a historia desta, que é minha distro favorita, a qual defendi inumeras vezes.
Agora posso acrescentar alguns itens em sua defesa.. he he he
Convido, todos que ainda estão em duvida qual distro usar, que provem o doce sabor do Debian.
Valeu.
Eliane
[13] Comentário enviado por mauricio.shakur em 15/12/2005 - 11:22h
Muito bom...
Há alguns dias já estou matutando qual distro usar..
usava conectiva, mas to cansado dela, e nao é um sistema suficientemente robusto. O mandriva ficou bom, mas só para o usuario doméstico, que faz tudo pela interface grafica.
Estava entre gentoo e slackware, mas agora acho que vou me arriscar a baixar os 14 cd`s do debian...
vlw galera...
[]`s
[14] Comentário enviado por dinho_rock em 15/12/2005 - 17:37h
Mauricio, não precisa baixar os 14 Cds, não faça essa loucura.
Se tiver banda larga, baixa 1 só e vá instalando o resto pelo apt, se não tiver banda larga baixa no máximo 2.
Não vale a pena baixar todos os cds, primeiro que você não vai usar a maioria dos cds nunca, e segundo que baixando pelo apt, já pega a última versão estavel.
[19] Comentário enviado por clubelinux em 17/12/2005 - 12:44h
Parabéns pelo artigo, levando ao conhecimente de todos a histoia da distribuiçao. Gostaria que outros colegas também publicassem outros artigos sobre mais historia das distribuiçoes.
[24] Comentário enviado por thibaba em 24/04/2009 - 19:35h
Nossa achei muito legal seu artigo, eu uso debian e no começo tinha muita dificuldade mas foi por isso que continuei firme na minha vontade de aprentder sobre linux com o debian e estou muito satisfeito parabens. Achei muito legal a parte sobre a origem do nome debian.