Bem, se isso não fosse possível utilizando software livre, eu nem teria começado o artigo! Vou mostrar em apenas um seguimento o que nós vamos aprender.
"E ela era assim":
"E fiquei assim":
E se por acaso gostar de simetria igual ao tio razgriz...
Muito bem senhores, apesar de ser incrivelmente poderosa, estas técnicas não são complicadas, e já vimos a mesma de maneira simplificada no meu
Baú proibido, mas como ele é voltado para quem já acompanha os meus artigos a bastante tempo, vou detalhar aqui um tanto mais. Mesmo assim, peço a você que NUNCA leu um artigo meu e ou NÃO possui experiência com o
Gimp, que LEIA pelo menos os documentos recomendados abaixo antes de prosseguir:
Caso você não seja um dos "novatos" pode prosseguir.
A primeira coisa a saber é que todo o objeto nunca vem SÓ, ou seja, junto dele vem os tons presentes no ambiente em que o objeto que sofrerá a transformação está, ou seja, não podemos apenas trocar a cor sem alguns cuidados básicos para que a mesma se encaixe na paisagem a fim de fazer com que o trabalho fique o mais próximo possível não do real, mas do palpável a sua imagem e semelhança.
Dependentes eternos seremos dos efeitos de camadas e em alguns casos do brilho e saturação seremos, mas... melhor isso do que abdicar do poder de recriar um mundo sobre quatro rodas a nossa maneira não? =]
Como nasce essa pequena mágica das cores?
Abra uma imagem qualquer de algo que você deseje alterar, pode ser um veículo, um mouse ou outro objeto qualquer, a seguir, duplique o mesmo (basta clicar na ferramenta
, presente na interface de controle de camadas que fica na interface principal do Gimp).
Depois você vai criar uma nova camada, para tal operação, basta clicar na ferramenta
, presente na interface principal do Gimp no mesmo local da ferramenta do passo anterior. Assim que você clicar na ferramenta, será perguntado a você que tipo de camada deseja criar, selecione a opção "transparente.
Você também pode aproveitar esta interface para dar nomes as suas camadas para que você possa se organizar melhor, mas isto é apenas uma sugestão.
Agora com a ferramenta Balde de Tinta (
) escolha uma cor e pinte a camada transparente que você criou, para começar EU escolhi a cor "verde" com tons um pouco mais escuros, mas isso não quer dizer que você deva seguir o meu esquema de cores, já que o livre arbítrio é mais do que permitido aqui.
Agora, veja o que acontece quando nós aplicamos o efeito de camada "COR", que é o padrão para essa técnica:
Quando apagamos as partes verdes indesejáveis com a ferramenta borracha, veja o que acontece:
Se eu tivesse paciência terminaria de apagar o verde desnecessário, mas aposto que você vai ter aí no seu trabalho. =]
Ainda não satisfeitos vamos pegar o que vimos no artigo sobre luz e aplicar a ferramenta Mapeamento alien 2.
Muito bem, isso é o BASICASSO, se você só queria aprender o mínimo sobre este assunto pode parar por aqui, porém se você deseja aprender sobre tonalidade, ressalvas em objetos brancos e ou pretos, ambientes e erros comuns, pode continue lendo.