Soluções possíveis para um gerenciamento satisfatório
Nossa rede tem alguns micros ligados entre si através de uma switch, que por sua vez entra na eth1 de meu router, e este, por sua vez, faz o nat para a eth0. Ou seja, todos navegam.
Os computadores que estavam envolvidos neste projeto eram todos com Linux, com o Conectiva 8 ou 10.
Aí de início já eliminei a necessidade de usar o samba, como minha rede é homogênea para este projeto, poderia me abster de usar este recurso. Tenho em um outro projeto o samba com servidor de arquivos.
Uma alternativa seria usar o ssh para conexão, aí dentro da pasta do user, ele usaria o aplicativo, bastaria inicialmente configurar o ssh para fazer o forwarding do X. Mas achei esta solução também meio chata. O cara tem que logar, abrir terminal, se fosse um computador remoto, numa outra rede, tudo bem. Uso o ssh para fazer uso de meu server web que está num outro local. Neste caso, não seria a solução ideal.
A terceira alternativa, que aparentemente me causou boa impressão foi centralizar o login/senha e diretório /home do user no meu server. Nesta solução eu teria todos os arquivos do projeto centralizados no meu computador. O usuário estaria usando os softwares de sua própria máquina, liberando recursos de meu micro para eu utilizar em outras coisas. Acho que realmente seria uma solução viável.
Vamos entender como é o funcionamento inicial do sistema proposto.
[1] Comentário enviado por dupotter em 16/02/2006 - 09:26h
Ótimo artigo! Pensava em implementar uma solução deste tipo em minha rede, mas nunca tinha encontrado material tão simples e prático, vai facilitar e muito as coisas pra mim!
Parabéns!
[2] Comentário enviado por freedom_system em 16/02/2006 - 11:35h
Ai hermes tudo bem aqui é o Thiago (irmão do Benicio)aqui me indica um site com comandos das distribuições mandrake,debian e conectiva pq no google não tem site expecifico que fala melhor sobre o assunto ,estou lhe pedindo pq estou trabalhand aqui na cpd e aqui usa o mandrake ai estou precisando de varius comandos pra melhor manutenção do mesmo ai ver oque vc faz pra mi ajudar.
[4] Comentário enviado por robson..pba em 21/02/2006 - 11:20h
Hermes, parabens pelo a artigo muito bem explicado, gostaria de saber se posso fazer essa autenticação de usuário em uma rede heterogenia onde meu linux será o servidor e as estações serão todas windows, caso seja possivel o que terei de mudar ?
Obrigado
[5] Comentário enviado por hnpjunior em 21/02/2006 - 15:26h
Oi robson,
pra rede heterogênea não dá. Você tem que usar neste caso outra alternativa. Você pode usar o samba como PDC, aí todos os clientes terão seus profiles no PDC SAMBA. É uma solução muito boa.
[11] Comentário enviado por rjdiniz em 10/04/2007 - 14:02h
Bom artigo... Clareou um pouco mais minha idéia sobre usar uma rede só com estações Linux... só que tenho um grande problema uso uma rede hibrida com servidor de terminal win2003 ent. server e estações linux usando o rdesktop e preciso fazer as impressoras funcionarem neste ambiente e as mesmas estão conectadas nas estações linux... será que conseguiu me entender?
[13] Comentário enviado por geekaia em 06/06/2007 - 16:17h
cara eu fiz um servidor nis + nfs + PDC samba e, no Linux eu estou com o problema de que nas máquinas clientes Linux não estarem importando os grupos em que os usuários estão...
Resumindo nos clientes em que logo como usuário, o som nem floppy disk nem outros serviços funciona.
[20] Comentário enviado por cauanaraujo em 30/10/2007 - 09:10h
Mto bom o artigo... me ajudou muito na hora de montar a rede na escola onde eu trabalho.
Mas estou com o problema, gostaria de saber se vc pode me ajudar..
Os serviços de NFS, q eu havia instalado primeiro, funcionavam corretamente. No entanto, qndo eu consegui fazer o NIS funcionar passei a ter problemas com o NFS. Acontece que as requisições para montar pastas remotas estão retornando "RPC: Timed out", as vezes monta, as vezes fica nisso...
li a respeito, e vi que isso pode ser resultado de uma rede congestionada ou um servidor antigo, não acredito q seja nenhum dos 2 casos, o servidor é bom. Então imagino que seja algum conflito que estou tendo entre o portmap, o NIS e o NFS.
Utilizo a versão 7.02 do Kurumin no servidor e nos clientes. Instalei as seguintes versões dos pacotes:
nfs-kernel-server 1.0.10-6
nfs-common 1.0.10-6
nis_3.17-6
portmap_5-26
O servidor NIS/NFS é tambem o servidor DHCP da rede, q tem ao todo 17 maquinas (16 clientes)
[21] Comentário enviado por gtcesar em 07/02/2008 - 13:34h
sistema
completo de Ordem de Serviço,
Peço apenas que me deixe os creditos na pagina do menu, e use avontade.
Instalação
execute o data.sql que esta destro do diretorio sql
depois altere a conexão data.php que esta dentro do diretorio connections
depois é só usar o sistema a vontade, só peço que deixem os creditos
na pagina menu.php,
já que estou disponibilizando este sistema de graça e gostaria de ser
lembrado por isso,
qualquer alteração que de melhorias ao sistema, postem novamente aqui
no site e coloquem,
no campo versão do menu.php, a devida numeração e acrescente junto ao
meu nome o credito referente a pessoa que adcionou,
se quem usar o sistema for honesto nestes quesitos, eu prometo colocar
o sistema de estoque todo em ajax que estou desenvlvendo.
mande a solicitação ao costamarques@gmail.com que eu mando o sistema, se quiser pode pegar em plugmasters.com.br,codigolivre.com.br
[25] Comentário enviado por chmod000 em 27/03/2008 - 10:39h
Artigo muito bom; claro e objetivo, e ainda com exemplos dos confs.
Há algum tempo que procuro informações sobre a implementação do NIS, mas tem ficado sempre em um nível muito teórico, o que acaba atrapalhando um pouco.
Infelizmente os arquivos de configuração não são os mesmos na minha distro (Ubuntu), mas basta fazer as "traduções".
Já tenho o nfs rodando em casa (inclusive com o samba compartilhando os mesmos diretórios). Agora vou implementar o NIS para o domínio quando estiver logado no Linux.