Neste artigo venho mostrar como é fácil usar o firewall PF, do OpenBSD, que também pode ser usado no FreeBSD (no pfsense, por exemplo) e no NetBSD. O packet filter é considerado por muitos o firewall mais seguro. Veremos o por quê.
Peço que passe scans no seu firewall com Nmap e hping2 para entender melhor. Algumas regras mostradas aqui podem bloquear ou até mesmo enganar ataques fingerprint da mesma forma que um honeypot.
Este artigo é apenas um pontapé inicial no mundo do Packet Filter. Se quiser ir a fundo sugiro ler algum livro como "Absolute OpenBSD" ou "Book of PF", do Peter.
O.S. com firewall PF
É possível encontrar "distros" que já vem com o PF e para servir de roteador e firewall. Exemplo disso é o ComixWall que roda em background o OpenBSD 4.2 com PF. Ele conta com uma interface Web boa para iniciantes. Outra opção é o Pfsense, que também conta com interface gráfica Web, porém é feito com FreeBSD.
Terminando o artigo -- até pequeno por falar de uma ferramenta que aborda tantas funções, bem, a cada dia o PF está ocupando mais espaço no mundo do software livre. Crackers cada vez mais exploram falhas em sistemas fazendo usuários do pingüim, janelinha e maçã mudarem para o baiacú ou outro BSD.
[4] Comentário enviado por Junior Maia em 04/03/2009 - 10:03h
Amigo... li os seus artigos aqui VOL e achei "duca".... mas como sou iniciante nesse mundo BSD, tenho algumas dúvidas e gostaria q vc me ajudasse dentro do possivel!
1) O que são FLAGS? Sinceramente não entendi!
2) Scrub.. no manual diz que ele normaliza os pacotes mal formados, como assim?
3) Qual a "vantagem e desvantagem" dos pacotes passarem pelo loopback?
[5] Comentário enviado por removido em 08/07/2009 - 08:31h
Bom dia.
Será que você poderia mandar documentações, tutoriais, enfim, toda documentação necessária para inicialização de trabalho com a ferramenta. Acabo de ser contratado por uma empresa que utiliza o PFSense e gostaria do máximo de informações possiveis.