Utilizar cabo de dados USB LG MG105 (Vibecam) no Linux

O objetivo é demonstrar como fazer o cabo de dados USB do LG MG105 ou Vibecam (um conversor USB/Serial) funcionar no Linux para transferir fotos, jogos java e ringtones. Esse procedimento foi executado com sucesso na distro Slackware 12.

[ Hits: 23.981 ]

Por: Paulo Sergio Travaglia em 04/12/2007


Instalando e configurando o software necessário



Caso você ainda não tenha o wine, baixe o pacote pré-compilado para a sua distro (no momento em que redijo este texto a versão que está disponível para download é a 0.9.49). Para instalar no slackware, utilize o comando abaixo:

# installpkg wine-0.9.49-i486-1kjz.tgz

A partir do ambiente gráfico, logado com seu usuário (não root), digite alt+F2 e entre com o comando abaixo:

# winecfg

Serão criados os diretórios do wine no seu home (~/.wine) e será exibida uma tela de configurações. Altere o Windows version para "Windows XP" e clique em "Apply".

Agora precisamos associar a porta com1 do wine com o nosso dispositivo atribuído ao cabo (aquele que você tomou nota anteriormente, no meu caso /dev/ttyUSB0). Abra um novo terminal com seu usuário (não root) e crie o link simbólico para o dispositivo com os comandos abaixo:

# cd ~/.wine/dosdevices
# ln -s /dev/ttyUSB0 com1


Agora é preciso instalar o LG Contents Bank obtido no site da LG (baixe a versão específica do aparelho MG-105). Tendo baixado o arquivo, utilize o terminal do passo anterior e execute os comandos abaixo para descompactar e instalar:

# cd diretório_instalador
# wine Setup.exe


Está quase acabando! Nosso último passo é configurar o LG Contents Bank para que ele utilize como porta de comunicação a COM1 (O programa até tem um menu de configurações, mas não é possível listar as portas rodando pelo wine). Para isso editaremos o arquivo config.ini do programa. Se você fez a instalação padrão, o caminho é o seguinte (utilize um editor de textos de sua preferência):

~/.wine/drive_c/Program\ Files/LGGSM/LGContentsBank/config.ini

Troque o valor do parâmetros para que fiquem conforme abaixo:

IRDA=0
Port=1

Tudo feito! Agora é conectar o cabo ao celular, abrir o LG Contents Bank e tentar transferir conteúdos entre o PC e o celular.

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Considerações iniciais
   2. Instalando e configurando o driver
   3. Instalando e configurando o software necessário
   4. Contornando o problema com o identificador do dispositivo
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Gerenciando Mouses da Razer

Instalação do Linux em dual boot com Windows 10 em notebook Samsung

Instalar placas Intelbras PXE 445 e PSO 800 no CentOS 5.7

Montando RAID manual no Linux

Grave seus boots remotos com uma placa mãe

  
Comentários
[1] Comentário enviado por flavioc em 24/07/2008 - 00:35h

to com uma dúvida. Tenho um dispositivo usb que não tem driver pra linux. Uma placa de tv prolink. To tentando usar usando o WINE. O software de tv dessa placa funciona bem (consegui instalar no wine), mas, não encontra o dispositivo. E eu não sei o caminho pra um link simbólico para esse dispositivo usb específico. O diretório /dev possui vários usbdevice.O que fazer? Já tentei instalar o driver windows pra usb device, mas não da certo.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts