Hoje em dia os programas de edição de imagens podem ser usados para tarefas mais complexas, como a criação de websites inteiros. Porém pouca gente sabe como executar este tipo de coisa. Esse artigo visa ensinar ou ao menos ajudar nesta tarefa.
Caso você já tenha feito uma para você, sinta-se a vontade para prosseguir sem ler esta parte, caso contrário leia com atenção.
Esta é uma pergunta simples, o seu site já tem "identidade"? Isto nada mais é do que a imagem que levará o nome do seu site e a partir dela é que desenvolveremos a programação visual do website. A sua criatividade será a peça chave neste projeto, portanto não tente fazer com que o seu projeto fique "idêntico" ao do artigo, o seu projeto deve ficar no mínimo parecido com o que você imaginou.
Aqui um exemplo de como criar uma logomarca:
Primeiro, crie uma imagem em branco de tamanho grande, 2000 por 2000 pixels já está bom. O tamanho deve ser grande para o caso de você precisar usá-la em aplicações gráficas diversas, como plotters, banners e afins. Agora que criamos a imagem em branco, vamos colocar alguns conceitos importantes:
a logomarca deve ser acima de qualquer coisa legível e de fácil compreensão;
também não podemos esquecer de passar a mensagem desejada de forma criativa e objetiva.
Agora que já temos a receita, vamos aplicá-la na logomarca a ser criada.
Na imagem abaixo é possível ver as linhas adotadas no projeto.
Reparem que é uma imagem com o efeito "espelho" já aplicado. Se obtém este efeito refazendo o procedimento executado com a primeira metade, como pode ser visto na figura abaixo, mas com pequenas alterações. Depois de colar a nova figura, idêntica a primeira, se deve aplicar a ferramenta que inverte os lados da figura e por fim colocá-la no lugar correto de forma que o efeito fique satisfatório.
Agora que já aprendemos mais um efeito interessante, podemos prosseguir com a criação da logomarca.
Abaixo podemos ver o resultado da linha que adotei, no caso utilizei as letras do meu apelido em pares. Salve a sua logo no formato padrão do Gimp e em PSD, assim fica mais fácil trabalhar com ela depois. Lembre-se que a imagem foi reduzida, portanto pode ocorrer "serrilhado" em algumas imagens.
Agora que já temos a nossa logo, repare que neste caso específico ela
foi projetada para já servir como header do website, esta prática é
pouco comum, mas nada impede que esta técnica seja usada em outras
situações.
[2] Comentário enviado por chronos em 10/10/2005 - 11:35h
Seus artigos sobre o GIMP estão sendo muito utéis.
Nunca aprendi a usar Photoshop, me apaixonei por linux e só uso windows hoje para jogar mesmo, por preguiça de emular os games no linux :).
Sou programador e tenho uma deficiência por não saber mecher com ferramentas de edição de imagens, layout de sites no linux, seus artigos estão cobrindo um grande buraco no meu curriculo e creio que também no de muita gente :).