Wireshark é uma ferramenta prática para o administrador de redes controlar o tráfego da rede, controlando tudo o que os usuários desta rede estão acessando.
As redes vêm cada vez facilitando muito mais o nosso dia-a-dia, com a agilidade e praticidade na comunicação, sem contar que todo o acesso da rede passa a ser controlado por uma pessoa responsável na área que está encarregada de fazer o mesmo.
Com este artigo podemos perceber que para tudo seja na vida ou na informática, podemos ter o controle de acessos e ficar tudo mais organizado.
Aprendemos com este trabalho que em qualquer rede de computação, com qualquer plataforma, podemos monitorar e controlar todo o acesso da rede, não apenas com o uso de uma ferramenta, mais com diversas ferramentas, cada uma fazendo uma parte do controle.
Obtivemos algumas dificuldades com a instalação do software por não termos um conhecimento muito amplo em relação a linhas de comandos.
Também chegamos a conclusão de que o WireShark é parecido com o TCPDUMP, mas com opções muito mais favoráveis para o gerente da rede.
[4] Comentário enviado por cvs em 14/01/2008 - 08:53h
Eu posso ter pulado alguma coisa mas e se no caso o servidor de rede (assim como aqui) não tem X instalado, sendo administrado apenas por meio de shell, como seria o procedimento para o uso desse software?
E o uso em outras distribuições que não possuem o apt?
[5] Comentário enviado por cytron em 08/02/2008 - 18:16h
Eu estava com o mesmo problema do cvs, como usar o wireshark em servidores sem X. Bom não foi fácil mas consegui, não sei se é uma solução quebra galho, na verdade, acho que é a única maneira, mas sabe-se lá, sempre aparece alguém com uma técnica nova rs rs rs.
O wireshark monitora a interface independente de IP, ou seja, ele pega tudo que passar, então eu coloquei o server pra replicar todo o tráfego da interface, incluindo ARP para uma estação com wireshark, resumindo... tudo que passa na interface do server passa na minha estação.
Uma boa maneira de fazer isso é fazer bridge entre a interface objetiva e a interface ligada à sua estação. Até acho que dá menos trabalho que o método que fiz.
[6] Comentário enviado por GuiB422 em 12/03/2008 - 03:45h
Eu uso aqui o ubuntu 6.06 e não consegui instalar o wireshark pelo apt-get.
Soh o ethereal estranho, pois o ethereal não saiu d "circulação" para entrar o wireshark???
De qualquer forma, teria alguma diferença gritante???
BTW o Tutorial está muito bom..
[]'s
[7] Comentário enviado por bjverde em 12/03/2008 - 11:23h
GuiB422, No Ubuntu 6.06 ainda era ethereal. Não lembro em qual versão mudou para wireshark. As diferença e que o wireshark é mais novo que ethereal, logo as melhorias são terão no wireshark. Se não me engano o nome ethereal pertence a uma empresa.
[9] Comentário enviado por paulloal em 26/08/2008 - 21:42h
opa!!.. gostaria de saber oque seria PCAP citado na primeira pag.
to montando um trabalho sobre o wireshark.. se alguen terver mais informações
sobre ele... que possa me passar..
e-mail: paulloal@hotmail.com
[10] Comentário enviado por isaacarlen em 10/12/2008 - 11:15h
Como resolvo a lista abaixo utilizando o wireshark:
1. Monitore 3 aplicações (tipo ftp, smtp e web) usando a internet e colete as seguintes informações:
a. Qual a arquitetura da aplicação;
b. Quais os protocolos de aplicação e de transporte usados na troca de informações entre os equipamentos;
c. Que IP’s e portas foram usados na comunicação
2. Grave um log de um chat utilizando o Skype, ICQ ou MSN e a partir do log, responda:
a. Qual o tipo de transporte usado?
b. Qual os IP’s e portas envolvidos?
c. É possível identificar o servidor e os hosts envolvidos na comunicação?
d. É possível identificar algum comportamento específico?
e. Qual o tamanho médio do payload dos pacotes?
f. É possível identificar os pacotes que iniciaram a sessão? Se sim, identifique quais são as principais características destes pacotes.
3. Monitore o seguinte site http://minhaconexao.com.br/?gclid=CO-016uEypYCFQYcHgodZBhKyA, colete informações e responda:
a. Quais as informações trocadas entre o cliente e o server?
b. Quais os protocolos usados na troca de informações entre o cliente e o servidor;
c. Pesquise como o site descobre as informações fornecidas e retornadas numa página HTML.
4. Acesse o site de Chris Sanders e leia atentamente uma breve explanação de como utilizar o Wireshark para capturar e analizar diversos pacotes. Implemente os homeworks propostos pelo autor. Comente do que se trata o homework Parte 4 e quais as conclusões alcançadas pelo exame dos pacotes. Faça o download dos dados, analise-os e apresente com suas próprias palavras as suas conclusões.
Site: http://www.chrissanders.org/?p=47
5. Acesse o site do Professor Kurose http://gaia.cs.umass.edu/wireshark-labs/ para laboratórios e faça as seguintes atividades:
a. Getting Started;
b. HTTP;
c. DNS;
d. TCP.
[13] Comentário enviado por kenan em 16/02/2010 - 20:19h
ae amigo, só uma dica, se for instalar o pacote via apt-get não precisa baixar os arquivos de instalação, pois o apt-get faz tudo isso automaticamente. bele
abraço, bom artigo.