Neste artigo, iremos mostrar os passos para instalação do XPde, um gerenciador leve e que está em fase de desenvolvimento. Sua interface é muito parecida com a do Windows XP, seu objetivo é tornar a vida mais fácil de quem quer mudar para Linux sem tomar um choque de diferenças.
Logue-se como root e mova o diretório xpde extraído para /usr/share/:
$ su
# mv xpde /usr/share/
# exit
Abra o arquivo .xinitrc (o arquivo .xinitrc fica dentro do $HOME do seu usuário e é oculto) com um editor de textos de sua preferência (eu uso o vi) com seu usuário para rodar o XPde e acrescente esta linha:
/usr/share/xpde/bin/startxpde
Caso não tenha o arquivo .xinitrc dentro do seu $HOME, crie-o, adicione a linha /usr/share/xpde/bin/startxpde e salve o arquivo. Depois, dê permissão de execução para o arquivo:
Pra quem utilizar XDM/GDM/KDM, utilize o arquivo ~/.xsession ao invés do ~/xinitrc
Reinicie o X (CTRL + ALT + Backspace) e selecione o XPde na opção para o gerenciador de janelas (ambiente gráfico). Caso você tenha criado o arquivo ./xinitrc, você terá que entrar em modo texto, navegar até o seu $HOME e executar o arquivo para abrir o XPDE.
[4] Comentário enviado por dupotter em 16/03/2005 - 18:13h
Em resposta ao megatron: eu conheço o EDE - Equinox Desktop Envoirement (+/- isso), acho ele bem legal tbm e mais completo que o XPDE, mas não acho ele mais bonito e não consigui adiciona-lo ainda nas opções dos gerenciadores de login, (xdm, gdm e kdm), não sei pq, mas ainda não consigui!
[ ]'s
Em resposta ao __FERNANDO__:
vc adicionou dentro do arquivo .xinitrc ou do .xsession ?????
em todo caso, se não deu certo, tenta fazer isso oh:
logue-se como root e entre no diretorio /usr/bin/
dpois crie o arquivo startxpde com o comando
[7] Comentário enviado por buda_sk8 em 23/10/2005 - 14:36h
kra eu instalei no meu Fedora Core 2 , mas não aparece na tela de login a opção de logar com o XPDE , o que eu faço? já tentei pelo topico Instruções adicionais para RedHat 8 e 9 e Fedora 1,2,3 ( 4 )
[9] Comentário enviado por dupotter em 05/12/2005 - 08:37h
O xpde tá em fase de desenvolvimento, quando escrevi o artigo, achei q ele ia evoluir, mas pelo visto tá parado igual agua de represa. Bom, se não aparece na tela de login do Fedora, refaça os passos, alguma coisa tá errada. O xpde é uma interface bem leve, mais leve que o próprio ruindows, mas isso a gente só vai ter certeza quando for lançada a versão final. A versão atual está em inglês, devido ser uma versão de testes, acho que nem sai uma versão em outros idiomas por enquanto.
[11] Comentário enviado por strongz em 06/04/2006 - 15:32h
é necessario descompactar como usuario normal??
nao funcionou nada aqui.. soh se eu abro o konsole no kde mesmo.. e digito startxpde dai funciona.. mais fca o kde aberto... e se fexa o konsole sai...
fiz todos os passos, eu uso conectiva 10.
[12] Comentário enviado por dupotter em 27/04/2006 - 10:29h
no caso d não funcionar no menu, tenta reiniciar a máquina em modo texto (init 3), e da um startxpde, como tá no artigo e na caixa de comentários uns posts acima.
[13] Comentário enviado por portaljurua em 02/08/2006 - 19:50h
prezado, tenho uma maquina com windows 98 com inumero programas receita federal, fazenda, inss e outros, gostaria de fazer a migracao fedora como recomendado e XPDE, o risco e muito alto, rsrsrsr e posso fazer sem problema.
[15] Comentário enviado por dougfunnyba em 20/09/2006 - 16:02h
gostei muito do artigo e gostaria muito de instalar o xpde mas so que o site www.xpde.com nao abre . gostaria de saber se alguem poderia mandar o arquivo xpde-0.5.1.tar.gz para meu email doug.linux@gmail.com eu ficaria muito grato...
[17] Comentário enviado por d1060 em 28/11/2006 - 01:51h
se qrer ofender. acho o XP um lixo e tudo q lembra ele tmb, mas tm gnte q gosta fazer o q?!, todo mundo e livre ate pra usar um linux parecido co ruindows, pelo menosna interface...
[18] Comentário enviado por cain em 06/02/2007 - 15:29h
penso só o seguinte, pra cada necessidade, deve haver um software.
cada um sabe aonde seu calo doi.
mais particulamente, hoje quando uso o xp, me sinto perdido.