Sem fugir dos princípios originais do Slackware, o Zenwalk tenta trazer ao seu computador facilidade sem preocupação e complexidade com tranquilidade. É uma distribuição diferente, inusitada, simples. Apresento-lhes neste artigo o Zenwalk.
Como dito anteriormente, a partir do Slackware 10.2 o Gnome foi removido da lista oficial de pacotes. Para instalá-lo, portanto, precisaremos recorrer a outra forma de instalação. Desde que o GNOME foi removido, grupos independentes passaram a compilar o GNOME no Slackware e gerar um pacote TGZ para ele. O resultado é que hoje há inúmeras formas de instalar uma distribuição GNOME diferenciada no Slackware, como por exemplo os projetos Dropline Gnome, Gware, GSB, Freerock Gnome, etc.
Entretanto, apresento-lhes aqui uma forma bem interessante de se instalar o GNOME no Slackware ou no Zenwalk: via pacotes TGZ do repositório do Zenwalk. A vantagem de tais pacotes é que são leves e funcionais, ou seja, não tem aquele ritual inútil de baixar um monte de pacotes de projetos como o Dropline Gnome, que além de tudo é um GNOME intrusivo no sistema.
e entrando aqui você verá o diretório 'gnome' à sua espera. Basta entrar nele e baixar os pacotes ou mesmo ler o README que contém detalhes extras sobre a instalação.
É claro que você também pode utilizar os pacotes do Dropline, Freerock, Gware ou seja lá qual for sua distribuição GNOME no Zenwalk, para isso basta seguir o procedimento padrão de instalação no Slackware.
Outra dica interessante é que você pode utilizar esses pacotes do GNOME do Zenwalk no Slackware também, afinal eles são 100% compatíveis, lembra-se? Creio que o maior motivo para se instalar essa distribuição GNOME no Slackware é que o usuário terá um GNOME enxuto, sem um monte de programas que você não quer e que não ocupa muito espaço em disco.
[1] Comentário enviado por removido em 06/08/2006 - 21:59h
cara até quem fim um artigo decente e digno de estar no vol, a grande maioria consiste em copiar tutorial trocando algumas palavras, na maioria tutos sobre configurar apache mysql, coisas do genero, e nao percebe que o linux cada vez mais conquista usuarios domesticos afim de apenas ter um sistema pratico e funcional, em fim vc abordo uum assunto muito interessante que descreve uma distro e sua praticidade, sao artigos assim que nos queremos na comunidade
[2] Comentário enviado por tenchi em 07/08/2006 - 00:00h
Ah, e há um pequeno equivoco. A instalação do slack não é em Xdialog, e sim em dialog, pois o Xdialog é um dialog com interface gráfica.
Mas o artigo ficou muito bom. Bem organizado.
[5] Comentário enviado por ricardorrm em 07/08/2006 - 14:53h
Existe um programa para fazer o download e instalação no slackware tipo debian, que se não me engano chama-se swaret. Pode-se dizer que é o apt para slack, pois o próprio programa identifica as dependências e instala-as também. Isso sem falar que existe uma interface gráfica para ele, o qtswaret.
[6] Comentário enviado por removido em 07/08/2006 - 15:12h
ricardorrm
exite o swaret, que é para o Slackware. Ele faz tudo de pacotes e um pouco mais. No Zenwalk, já dispomos naturalmente do 'netpkg', que é um programa gráfico estilo apt-get. Talvez eu aborde esses package managers para o Slackware na próxima edição deste artigo mas confesso que a prioridade será do 'netpkg'.
[8] Comentário enviado por gomes-fdr em 07/02/2007 - 15:20h
Olá a todos,
Utilizo o zenwalk, desde do tempo do mini-slack, rodei por outras distribuições(Dreamlinux, Ubuntu, kalango, etc...) - para quem gosta do jeitão slack e um desktop funcional o zenwalk é a melhor opção.
É a distro da minha preferência, lá em casa reina soberano.
Atualizando(uso a versão 4.2) com mais algumas coisitas:
jdk -> desenvolver em java
txt2tags -> do mestre Aurélio
htmdoc -> html to pdf
lame -> ripar meus cds em mp3
xamp -> apache+mysql+php
inkscape -> alguns vetoriais para web
[11] Comentário enviado por removido em 27/02/2008 - 21:35h
Possível. Sim. Aconselhável, não. Na verdade, o Zenwalk tem um gerenciador de pacotes dele mesmo, por onde você pode atualizar o sistema. Na verdade, até alguns usuários do Slackware desaconselham o uso do swaret para atualização de pacotes no sistema, já que é um sistema para o usuário resolver as deps.
[12] Comentário enviado por xerxeslins em 17/03/2008 - 17:10h
Olá!
Será que você saberia me ajudar?
Eu instalei o compiz e funciona lindamente - com todos os efeitos... Porém as bordas das janelas sumiram. Beleza, isso quer dizer que eu preciso de algum decorador.
eu tento usar o gtk-window-decorator e ele não abre dizendo essa mensagen:
"error while loading shared libraries: libwnck-1.so.18: cannot open shared object file: No such file or directory"
mas usando o netpkg eu instalei a versão mais nova do libwnck e mesmo assim não funciona!
Nem o emerald nem nada!
Tentei renomear o libwnck para ficar igual ao que aparece na mensagem, mas nao adianta... ele até abre o gerenciador de temas do emerald assim mas nao seta o tema!
Se voce souber de alguma solução, por favor me avise!