Zhockon - Surge uma nova esperança no campo de games

Os jogos fora da plataforma Windows nos PCs sempre foram um desagradável problema para uma boa parte dos usuários. Muita coisa já mudou (as melhorias do wine e de alguns jogos nativos) e irá melhorar ainda com este projeto de games.

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Por: William Oliveira de Lagos em 24/10/2009 | Blog: http://opensourcecia.wordpress.com/


Considerações finais



Espero que pelo que escrevi durante estas duas páginas tenha mostrado que o Zhockon possa ser uma solução definitiva no desenvolvimento integrado de games multi-plataforma. Eu escrevo este artigo e desenvolvo este projeto por que acredito numa boa expansão neste campo nos computadores pessoais. A situação fora e até mesmo dentro do Windows pode mudar com o desenvolvimento desta plataforma.

A prioridade maior do projeto sempre será o compromisso com a portabilidade, para que os jogos desenvolvidos dentro dela sejam programadas uma só vez e usada nos mais diversos ambientes várias vezes, parecido com a idéia da plataforma Java, só que bem mais otimizado para o uso de jogos.

Te interessaste pelo projeto? Você pode contribuir nas mais diversas maneiras para que o Zhockon cresça e seja uma boa alternativa ao DirectX. A programação é apenas um destes meios. Outros são por desenhos, propagandas, documentação, tradução, divulgação, testes, entre muitos outros. Como tu já podes ver, não é necessário saber programar para ajudar este projeto.

Quem quiser contribuir, basta cadastrar-se na rede SourceForge.net e enviar um e-mail informando no que deseja ajudar e o username registrado no SF.net para zhockon.platform@gmail.com. Contribuições avulsas (arte, documentação, tradução, entre outros) sem o cadastro no SourceForge também serão aceitos pelo mesmo e-mail. O cadastro nesta rede é apenas uma formalidade a ser seguida para quem deseja ajudar em serviços do Zhockon hospedados naquele site (fórum, SVN, wiki e lista de e-mail).

Quem quiser apenas observar o desenvolvimento na plataforma pode seguir o twitter do Zhockon (http://twitter.com/zhockon). Se quiser saber mais da plataforma, visite a página oficial do projeto. Caso queira já testar as primeiras linhas do Zhockon, você pode baixar e usar na sua máquina (não é necessário instalar). Seguem os links para os dois:
Linux: Surge uma nova esperança no campo de games: Zhockon
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Páginas do artigo
   1. O dilema dos games nos unixes
   2. Afinal, o que é este Zhockon?
   3. Considerações finais
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Comentários
[1] Comentário enviado por vinícius09 em 24/10/2009 - 11:14h

Concordo com você.

[2] Comentário enviado por carlosalberto4ti em 24/10/2009 - 13:21h

O melhor é que ainda poderá ser multi plataforma !

[3] Comentário enviado por edgarlemke em 24/10/2009 - 21:46h

Cara, o projeto parece ser muito bom!
Não poderia ter coisa melhor do que integrar tudo em uma só plataforma, disponível tanto para Windows quanto para GNU/Linux.
Deveriam fazer o mesmo com programas, criando um padrão que fosse adotado por todos, fazendo com que programas Windows rodem em GNU/Linux e vice-versa. Talvez o POSIX possa servir de base, mas não chega nem perto.

[4] Comentário enviado por grandmaster em 25/10/2009 - 22:47h

muito boa, espero que siga adiante firme e forte
---
Renato de Castro Henriques
CobiT Foundation 4.1 Certified ID: 90391725
http://www.renato.henriques.nom.br


[5] Comentário enviado por adrianoturbo em 26/10/2009 - 15:09h

A solução é a industria de games desenvolverem consoles direcionados a Linux ,porque o WINE não passa de um emulador.

[6] Comentário enviado por william_lagos em 26/10/2009 - 15:33h

@adrianoturbo

É por isso que disse no artigo que o WINE é apenas uma solução parcial do problema e que, portanto, não será o foco do Zhockon. Quanto ao interesse da indústria de games, é uma consequência que deve ocorrer com o amadurecimento da plataforma e os projetos que o rodeiam. Isso já é algo que está acontecendo, aos poucos, com jogos como o Heroes of Newerth, Quake 4, America's Army e outros que já citei.

Os consoles podem não ser direcionados a Linux, porém uma boa parte deles (Wii e Playstation 3, por exemplo) não usam DirectX, e sim implementações do OpenGL. E não deixam de ser ótimos consoles, não? Acredito que só falte uma base mais sólida para o desenvolvimento de games fora da plataforma Windows, que aí virão mais títulos. E é por isso seguirei firme e forte no desenvolvimento deste projeto.

[7] Comentário enviado por adrianoturbo em 27/10/2009 - 08:18h

Já existe uma mentalidade de algumas faculdades brasileiras em se empenharem no desenvolvimento de jogos digitais baseados em software livre.
Já seria um começo ,vamos aguardar.

[8] Comentário enviado por bemanuel.pe em 27/10/2009 - 09:24h

Lembrando pessoal, WINE = Wine Is Not an Emulator


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