openSUSE 11.3 (parte 1)

Nesse artigo descreverei o processo de instalação da nova versão openSUSE, a 11.3, através do DVD e do LiveCD desta distribuição. Na segunda parte descreverei algumas configurações básicas pós-instalação.

[ Hits: 35.778 ]

Por: Fábio Farias em 16/09/2010


Instalação através do Live CD



Para instalar o openSUSE através dos Live CD (Gnome ou KDE), proceda como na instalação via DVD, ou seja, coloque a ordem de boot do computador para iniciar por CD/DVD e na tela inicial que você terá duas opções como mostra a imagem abaixo. Pressione F2 para mudar o idioma para Português Brasileiro.

Recomendo selecionar o idioma agora pois facilita a tradução do sistema após a instalação. Basta o gerenciador de pacotes do openSUSE acessar a internet pela primeira vez para selecionar os pacotes necessários para a tradução.
Se escolher a primeira opção, será executado o LiveCD rodando o openSUSE a partir deste CD com todas as funcionalidades dele, podendo ser executado tarefas como digitar textos e navegar na internet. Porém, o usuário precisará salvar essas informações em algum outro local pois, ao reiniciar, será perdido todas essas informações pois as mesmas estão na memória RAM que é apagada ao desligar o computador.

A segunda opção passa para a instalação direta, sem conhecimento do sistema. Fiquemos com a primeira opção. Note que se desejar instalar direto (segunda opção) os passos descritos aqui são exatamente os mesmos, mudando apenas a cor da tela.

Aguarde enquanto o sistema é carregado.
Veja que a área de trabalho é semelhante a instalada pelo DVD. A diferença fica por conta do sistema estar em inglês. Note que, apesar de selecionar o idioma Português Brasileiro no início o sistema permanece em inglês. É traduzido apenas o contrato de licença. Depois de instalado, veremos o procedimento para traduzir todo o sistema.
A partir disso, o sistema já estará disponível para uso, lembrando que, por estar sendo executado de um CD, ele será bem mais lento do que o normal. Isso não é culpa do sistema em si e sim da forma como ele está sendo executado. Depois de instalado você verá a diferença.

Note o ícone Install na Área de trabalho. Clique nele para iniciar a instalação do Live CD no computador. Se estiver sendo executado através do Live USB o processo é exatamente o mesmo.
Confira o idioma e o teclado, leia o contrato e se aceitá-lo clique em Next. Confira a data, hora e fuso horário do sistema. Desmarque a opção Hardware Clock Set to UTC (caso esteja marcada) e clique em Next.
Aqui aceitamos a sugestão do particionador. Mas se quiser rever o particionamento, consulte na parte referente à instalação via DVD os procedimentos para o particionamento. As telas e os botões são os mesmos bastando apenas o usuário comparar as telas.
Defina o usuário e a senha para o sistema e clique em Next.
Aqui temos o resumo da instalação. Pode-se alterar algum item clicando sobre ele, como por exemplo o esquema de particionamento ou do layout do teclado. Para instalar no computador, clique em Install e confirme na janela a seguir novamente em Install.
Agora basta aguardar o processo de instalação de pode demorar um pouco conforme o computador onde está sendo instalado. Após a instalação concluir, remova o CD e reinicie o computador para que seja efetuada a primeira configuração do sistema como mostram as imagens abaixo.

O processo de instalação.
A instalação terminou. Retire o CD e reinicie o computador clicando em Reboot Now.
Após reiniciar aguarde a primeira configuração dos sistema e depois de terminada o sistema estará pronto para uso.

Traduzindo o sistema instalado pelo LiveCD

Como já selecionamos o idioma Português Brasileiro durante a instalação, o sistema, ao se conectar a internet e atualizar os repositórios, selecionará automaticamente os pacotes necessários para traduzir o openSUSE, bastando apenas o usuário aceitar e mandar instalar esses pacotes.

Para isso, acesse o menu início > Applications > System > Administrator Settings (YaST) e insira a senha do root. Em Software, clique, do lado direito da janela, em Software Management.
Veja na imagem abaixo, que os pacotes para a tradução do sistema e dos programas já foram selecionados e marcados para a instalação. Basta o usuário clicar em Accept.
Aceite as licenças apresentadas e clique em Accept. Será mostrada a janela com a seleção das dependências (também já marcadas para a instalação). Clique em Continue para efetivar o download e instalação dos programas.
Veja que o download pode demorar dependendo da velocidade da conexão à internet banda larga.
Após terminada a instalação, reinicie o sistema para ativar o idioma Português Brasileiro. Pronto, temos o sistema traduzido para esse idioma, como vemos na imagem abaixo.

Primeira conclusão

Vimos aqui duas formar de instalar o openSUSE em um computador. Na segunda parte desta série veremos algumas configurações a serem feitas após a instalação para um melhor aproveitamento do sistema.

Tenha um monte de diversão!

Página anterior    

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Baixando e gravando o openSUSE 11.3
   3. Instalando o openSUSE 11.3
   4. Instalação através do Live CD
Outros artigos deste autor

Particionamento de disco (HD)

TDE no openSUSE

Atualizando versões do openSUSE pela internet

Tumbleweed, o openSUSE Rolling Release

Instalando o OpenSuSE 11.2

Leitura recomendada

Instalar o Ubuntu Server

Como um monte de letras de um código fonte transforma-se em voltagens?

Software Livre - Melhor você ir se acostumando

Deixando o Ubuntu (ou outra distro) parecido com o Mac OS X

Concatenação, conexão e recursividade de comandos no GNU/Linux

  
Comentários
[1] Comentário enviado por removido em 16/09/2010 - 09:22h

Amigo Fábio,

excelente artigo, nota-se que você foi a fundo para disponibilizar um excelente Guia para os usuários desta grande distro, será tido como referência, com certeza!

no aguardo da 2ª parte...

abs.


[2] Comentário enviado por Fabio_Farias em 16/09/2010 - 10:37h

Olá edps meu amigo!
Obrigado pelo comentário. Espero que esses textos possam ajudar os que experimentam essa distro a dar os primeiros passos.

A segunda parte deste artigo + um específico sobre o Particionamento com o YaST já foram enviados e estão na fila.

Obrigado mais uma vez. Seus comentários são sempre um incentivo a mais.

Abraços!

[3] Comentário enviado por nicolo em 16/09/2010 - 12:16h

Gostei do artigo. A instalação não difere muito do Fedora ou Ubuntu. Minha curiosidade está na configuração. O Fedora é bem queixo duro,
O Ubuntu é mais flexível. Vou aguardar a segunda parte do artigo.

[4] Comentário enviado por removido em 16/09/2010 - 14:31h

Fábio, seu artigo está primoroso.

Eu jamais poderia deixar de lhe parabenizar, por sua preocupação e dedicação para com a nossa comunidade, principalmente para com os iniciantes.

Pessoas como vc fazem com que eu me sinta muito orgulhoso e honrado em fazer parte de dessa grande comunidade.


Percebe-se em seus escritos o quanto você ama o software livre e o openSUSE.

Abraço

[5] Comentário enviado por removido em 16/09/2010 - 14:33h

O Próprio openSUSE fala por si, uma excelente distribuição GNU/Linux.
O sistema é belíssimo, fácil instalação/operação e tem o apoio de uma comunidade solícita.

O texto está claro e didático.
As imagens ajudam o passo-a-passo e a forma de expor as explicações atendem a iniciantes e experientes tranquilamente.
Muito inteligente em dividir o artigo em 2 partes, o principal que é a instalação está definido.

Particularmente, vejo Você como o representante do openSUSE no VOL.
Seu artigo está excelente e denota sua intenção em difundir essa distro.

Parabéns Fábio Farias.

[6] Comentário enviado por rauhmaru em 16/09/2010 - 16:54h

\o/

[7] Comentário enviado por Fabio_Farias em 16/09/2010 - 18:43h

@Gedimar
Obrigado amigo. Desta vez procurei separar as coisas em dois artigos que se complementam. No primeiro: instalação. No segundo: uso e configuração do sistema. De fato, gosto muito do openSUSE e do Linux em geral. Seus comentários são sempre de grande motivação.Muito obrigado amigo.

@Izaías
De fato o openSUSE é uma ótima distribuição. Obrigado pelo seu comentário amigo. Quanto ao "representante openSUSE no VOL" eu agradeço mas o que sei é pouco é temos muitos outros usuários fortes que usam essa distro aqui. De qualquer forma, agradeço a gentileza. Seus comentários incentivam a cada vez mais melhorar o trabalho.

@Rauhmaru
Espero que tenha ficado bom. Abraços e obrigado pelo apoio.

Abraços a todos!

[8] Comentário enviado por dbahiaz em 18/09/2010 - 00:11h

Belo artigo!

Uma dica é: após a instalação, o sistema exige algumas atualizações, neste caso antes de atualizar, eu aconselho a exclusão de alguns idiomas (language) dos aplicativos :kde, openoffice, mozilla, idiomas que não estarão em uso é claro, deixando apenas o pt_br e us, vai economizar bastante espaço e download na atualização, principalmente para quem possui "banda larga" curta rsss.

[9] Comentário enviado por WhiteHawk em 15/10/2010 - 21:26h

Olá. O artigo foi muito bem explicado, tudo feito passo a passo. Parabéns.

[10] Comentário enviado por Fabio_Farias em 16/10/2010 - 12:05h

Obrigado Amigo!

E aqui você encontra a segunda parte deste artigo e um complemento sobre particionamento de disco no openSUSE:

http://www.vivaolinux.com.br/artigo/openSUSE-11.3-%28parte-2%29/

http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Particionamento-de-disco-com-o-openSUSE/

Abraços!

[11] Comentário enviado por albfneto em 24/11/2010 - 10:01h

COMPLEMENTO DO ARTIGO

Atualizar OpenSUSE usando apenas linha de comando.

Veja COMENTÁRIOS da Parte 2

http://www.vivaolinux.com.br/artigo/openSUSE-11.3-%28parte-2%29

[12] Comentário enviado por risper em 30/11/2010 - 10:13h

Olá!

Parabéns pelo tutorial, esta excelente..
Tentei instalar o OpenSuse 11.3 DVD de 4,7GB, e na parte de verificação de possibilidade de instalação do sistema, da o seguinte erro:

YaST2
Não foi possível criar o repositório a partir do URL ´cd:/?devices=/dev/sr0´.

Detalhes:
[|] Não foi encontrada uma metadata válida no(s) URL(s) específicos

Histórico:

- Can´t hardlink/copy /var/adm/mount/AP_0x00000001/media.1/media to /var/cache/zypp/raw/cd-246cc61 cn3TSuV
- Can´t provide /media.1/media : can´t handlink/compy /var/adm/mount/AP_0x00000001/madia.1/media to /var/cache/zypp/raw/cd-246cc61 cn3TSuV

O que poderá ser como posso resolver isto!?
Estou usando o ubuntu, mas queria muito experimentar o OpenSuse!

Obrigado.

[13] Comentário enviado por Fabio_Farias em 30/11/2010 - 10:34h

Olá Bruno!
Infelizmente parece que há um provável erro com a mídia de instalação (no caso o DVD).
Na tela de boot do DVD (igual a esta http://3.bp.blogspot.com/_fpuQjVsfgxI/TEGmhOqzPcI/AAAAAAAAM8U/VJ2LM9bSJyA/s1600/captured222.jpg ) selecione "Verificar a mídia de instalação". Espere o resultado do teste e veja se dá algum erro.
_________________
Se der erro faça o seguinte:

- Se ainda tiver a imagem iso baixada do DVD verifique se a imagem não está corrompida. Execute o seguinte comando no terminal do Ubuntu (estando dentro do diretório onde está a imagem do openSUSE):

md5sum openSUSE-11.3-DVD-i586.iso

Aguarde alguns instantes. Ele vai gerar uma código que deve ser exatamente igual a esse: 1a1da28c84e3cdad750d5cfa21c4fd17

Se não for igual, sua imagem está corrompida e você terá que baixar novamente ou tentar corrigir.
_____________
Se a imagem não está corrompida e o DVD sim, grave um novo DVD em velocidades mais baixar possíveis (4x ou 8X no máximo) para evitar erros de gravação. Não é uma crítica mas há muitos relatos aqui de que o brasero (do Ubuntu) está dando problemas de gravação. Talvez seja isso.
_______________
Para corrigir uma imagem iso defeituosa você pode tentar isso: http://www.vivaolinux.com.br/dica/Recuperando-ISOs-corrompidas-com-torrent
_____________
Precisando, entre em contato.
Abraços!

[14] Comentário enviado por risper em 01/12/2010 - 01:08h

Ola FábioFarias,

Você tinha razão! Era o dvd que estava mal gravado. Voltei a fazer o download gravei e correu tudo certo!

Obrigado pela ajuda :)

------------------------------

Até a próxima.
Abraço!

[15] Comentário enviado por Fabio_Farias em 01/12/2010 - 09:13h

Que bom que resolveu.
Precisando, estamos aí.
Abraços!

[16] Comentário enviado por removido em 04/12/2010 - 22:55h

Fábio, quero agradecer pelo tutorial! É realmente tudo explicadinho. Vc se preucupou com os iniciantes no assunto, como eu! Parabéns e até logo!

[17] Comentário enviado por Ignorante em 29/12/2010 - 18:35h

Muito bom amigo.

Logo, eu vou instalar no meu PC...

Abraços

[18] Comentário enviado por Fabio_Farias em 29/12/2010 - 19:45h

Obrigado!
Precisando, estamos aí.
Abraços!

[19] Comentário enviado por removido em 14/03/2011 - 17:50h

Excelente artigo, parabéns! =D

[20] Comentário enviado por Fabio_Farias em 14/03/2011 - 21:15h

Obrigado amigo!
Precisando estamos aí.
Abraços!


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts