Para instalar o openSUSE é preciso que a BIOS esteja configurada para que se inicie através do CD/DVD. Como essa nem sempre é uma configuração padrão, deve-se consultar o manual do fabricante da placa-mãe para verificar quais são os procedimentos para isso.
Caso não disponha do manual, acesse o site do fabricante da placa-mãe e, procurando pelo modelo, veja o manual e as instruções necessárias para a configuração da BIOS para o início pelo CD/DVD. Efetuada essa configuração podemos iniciar a instalação do openSUSE. Insira o DVD no drive e reinicie o computador.
Quando a instalação começar vai aparecer esta tela de boas-vindas.
Em seguida, pressione F2 e selecione o idioma pretendido. Em nosso caso, selecionamos o Português Brasileiro.
Note que embaixo, existem algumas outras opções. Normalmente não é necessário mexer nelas, exceto a resolução de tela (F3), caso não esteja de acordo com seu monitor. Pressione Enter para iniciar a instalação. Aguarde, enquanto o Kernel do
Linux e os arquivos de instalação são carregados.
Ao chegar nessa tela, confirme o idioma selecionado e o mapa do teclado, leia o contrato de licença e, se aceitar, clique em próximo para avançar na instalação. Se você não selecionou o idioma de instalação anteriormente, faça isso agora, selecionando as opções na tela.
Em seguida, o sistema testará seus periféricos e controladores, para verificar a possibilidade de instalação do sistema. Aguarde a conclusão em clique em próximo.
Nessa janela, desmarque a opção configuração automática. A instalação que vamos fazer será personalizada, visando um conhecimento melhor do sistema. Clique em próximo.
Desmarque a opção (caso esteja selecionada) Relógio de hardware definido para UTC. Confirme se o fuso horário confere com a região onde você se localiza e clique em próximo.
Agora selecionaremos a Área de Trabalho. O openSUSE 11.3, quando instalado através do DVD, oferece seis opções de instalação: Gnome, Kde (padrão), Xfce, Lxde, Gráfico Mínimo e Modo Texto. Caso não se selecione nada, será instalado o KDE (no nosso caso usaremos essa interface gráfica).
Porém, essa é uma questão de gosto. O usuário escolhe a interface que ele achar melhor. Como em nosso caso, é apenas uma introdução ao openSUSE ficamos com o KDE. Quando o usuário estiver familiarizado com o sistema poderá optar por outras interfaces gráficas. Note que, Modo Texto e Gráfico Mínimo exige do usuário um conhecimento mais avançado de sistemas operacionais Linux. Veja as imagens abaixo. A esquerda, a interface Kde selecionada. A direita, as opções.
Selecionada a opção do Kde, clique em próximo.
Chegamos ao particionamento do disco (HD). Essa é uma parte mais delicada da instalação pois erros cometidos aqui põe em risco dados que já possam existir no HD. Em nosso caso foi usado um HD de 20 GB apenas para o openSUSE, ou seja, não há dados e nem outro sistema operacional nele. No final deste tutorial, será mostrado etapas de particionamento onde o usuário preserva o Windows, e instala o openSUSE em um sistema de dual-boot.
Uma outra forma de se particionar o disco antes da instalação do openSUSE pode ser vista neste outro tutorial que elaborei:
Como esse endereço é muito longo para ser digitado, você pode usar essa URL curta para acessar esse mesmo tutorial:
http://twixar.com/9y1h
Como não há dados a preservar e nem sistema operacional, podemos aceitar a sugestão do particionador e clicar em próximo.
Escolha um nome de usuário e uma senha entre letras e números. Se você é o único usuário do sistema, pode querer deixar a opção para login automático (assim o sistema inicia direto). Caso mais pessoas use o mesmo computador, desmarque essa opção. Assim, cada usuário só acessa o sistema após digitar a senha. Essa senha será a mesma para o usuário root (administrador).
Caso queira definir uma senha diferente para o root, demarque a opção "Usar essa senha para o administrador do sistema" e na próxima tela confirme a senha para o root. Nesse caso, usaremos login automático e a mesma senha para o root. Veja as imagens abaixo.
A próxima tela apresenta um resumo das configurações de instalação. Para alterar algo, basta clicar em cada item.
É o que faremos em relação a software. Selecione essa opção e em seguida clique em Detalhes. No alto da janela, selecione Pesquisar. Aqui você pode remover ou adicionar programas à instalação do openSUSE. A instalação padrão já instala um bom grupo de programas para as necessidades do usuário. Mas este pode querer personalizar, adicionando ou removendo programas. Por exemplo, podemos remover o Kgpg (ferramenta de criptografia). Para isso basta digitar Kgpg no campo de pesquisa e selecionar o item na janela da esquerda até a caixa ficar em branco como mostra a imagem abaixo.
Para adicionar, basta digitar o nome do programa (pidgin, em nosso exemplo, para mensagens instantâneas) e marcar ao lado. A marca verde indica que esse programa será instalado. Veja, que automaticamente ele seleciona as dependências do programa. Esse é o mesmo procedimento que deverá ser realizado para instalar e remover programas no openSUSE, após ele estar instalado.
Note que nem todos os programas que o usuário deseja estarão disponíveis no DVD. Se não encontrar algo que deseja, procure depois que o sistema estiver instalado usando esses mesmos procedimentos como veremos mais adiante no tópico respectivo sobre instalação de programas. Veja a imagem abaixo.
Aproveitando que estamos vendo os procedimentos para adicionar/remover programas, sugiro ao usuário que, neste momento da instalação, adicione os seguintes pacotes:
- Kernel-Source
- gcc
- gcc++
- make
- checkinstall
Esses pacotes podem ser necessários depois em caso de instalação de programas por parte do usuário.
Ao clicar em aceitar, o sistema selecionará automaticamente todas as dependências necessárias para a instalação. Basta clicar em continuar.
O instalador retorna para a página de resumo da instalação e, se não quiser fazer mais nenhuma alteração, clique em Instalar. O instalador alerta para as alterações que serão feitas. Confirme clicando em Instalar novamente.
A instalação se iniciará. Agora é só aguardar sua conclusão para efetuarmos as configurações posteriores. Se a opção configuração automática estivesse sido marcada no início, o instalador iria instalar o sistema e configurá-lo automaticamente, terminando assim a instalação. Mas a configuração manual oferece uma melhor personalização do sistema.
Após a instalação o sistema reiniciará. Ao dar o boot novamente pelo DVD, selecione a opção Boot from Hard Disk, para que se inicie pelo HD e a instalação possa prosseguir. Ou após o sistema reiniciar, retire o DVD do drive. O sistema iniciará em alguns segundos no openSUSE.
Na imagem acima, temos janela de configuração do nome da máquina e seu domínio. Coloque o nome desejado para a máquina e o domínio a que ela pertence caso esteja em rede. Se não estiver, coloque um nome qualquer. Desmarque a opção (caso esteja marcado) a opção Trocar o nome de máquina via DHCP. Clique em próximo.
Nas configurações de rede, se seu modem estiver configurado como router, o openSUSE detectará automaticamente as configurações necessárias para acessar a rede e a internet. Não é preciso alterar nada. Se seu modem estiver em bridge, aceite as configurações atuais e, depois de instalado, altere as configurações no YaST. Isso será mostrado em seguida, quando terminarmos nossa instalação.
Ainda nessa tela, clique em Habilitar o NetworkManager, para que esse assuma as configurações de rede do sistema. Clique em próximo.
Na opção a seguir, testamos a conexão à internet. Se for bem sucedida, o instalador baixará as últimas notas de lançamento do openSUSE. Clique em próximo para iniciar o teste. Se falhar, não se preocupe. Revisaremos as configurações de rede e internet após a instalação. Clique em próximo.
O sistema instalará agora os repositórios padrão e oficiais do openSUSE. É a partir dos repositórios que instalaremos novos programas e atualizações para o sistema. Veja a imagem abaixo.
As atualizações vamos deixar para depois do sistema estar instalado. Por isso marque a opção Ignorar a atualização e clique em próximo.
É recomendável ler as Notas de Lançamento pois é nelas que vemos as novidades do sistema operacional. Após ler, clique em próximo.
A tela das configurações de hardware mostra as configurações de alguns periféricos como impressoras e placas de captura de TV.
Basta clicar em próximo para prosseguir. O sistema concluirá a instalação. Clique em Concluir para iniciar pela primeira vez o openSUSE.
O sistema iniciará sem a necessidade de reiniciar o computador e apresentará a tela inicial do openSUSE como podemos observar nas imagens abaixo.
Aqui temos a tela inicial do openSUSE com o KDE instalado.
A partir desse ponto o sistema está pronto para uso. Parabéns e tenha um monte de diversão!