Duas grandes distros inspiradas no modelo Mac OS de ser. Porém, das duas, o elementary OS tem uma identidade mais única. Como se, embora fosse inspirada no Mac OS, não pretendesse ser uma imitação. Já a distribuição Pear OS descaradamente tenta ser uma cópia do Mac OS - pelo menos se aproxima mais que o elementary OS.
Pear OS 8, tem um boa novidade que talvez seja o desejo de muitos usuários do elementary OS: o famoso menu global.
É legal ver que de umas duas versões pra cá, a distribuição Pear OS deu um salto em refinamento visual.
Visual menos enjoativo que do elementary OS, mas tão prático quanto.
Outra vantagem do Pear OS sobre o elementary OS, é que o Pear OS usa aplicativos padrão já consolidados e completos, como Firefox e Thunderbird. O elementary OS usa o fraquíssimo e pobre navegador Midori e o igualmente quase inútil gerenciador de e-mails próprio.
Por fim, gostaria de dizer que Pear OS (assim como elementary OS), é praticamente o Ubuntu com uma cara nova. Normal, já que Ubuntu é uma das distros mais fáceis de usar e suas derivações, se é que podemos chamar assim, agradam vários usuários.
Os ciclos de atualizações do Pear OS também são mais rápidos que do elementary OS. Embora eu não saiba dizer de quanto em quanto tempo surgem novas versões dessas distros.
Para quem curte o elementary OS, e acha que essa é a distribuição mais bonita, talvez seja a hora de testar o Pear OS. Só para comparar.
Para quem não dá muito valor à cara da distro, não tem muito o que comparar, visto que trata-se apenas, no fundo, de Ubuntu 12.04 e Ubuntu 13.04.
[4] Comentário enviado por removido em 28/11/2013 - 08:34h
Estou supondo que o ambiente gráfico do Pear OS seja composto dos seguintes softwares:
Gnome-classic com o indicator-applet-appmenu instalado por padrão.
Docky ou Plank para oferecer o dock.
Gala como gerenciador de janelas (o mesmo do Elementary OS).
Slingscold como lançador de aplicativos.
Estou atarefado no meu Ubuntu 12.04, vou reproduzir o ambiente gráfico do Pear OS e logo vou postar o resultado aqui e mostrar quão refisefuqui é o Pear OS.
Apenas não troquei o tema das janelas e dos ícones, mas já dá para ter o meu próprio "PearOS" genérico. Mais uma prova que não é necessário lançar o "Refisefuqui OS 3000" para mostrar que o Linux pode ser personalizado.
Não usei o Gala (não gostei, mas provavelmente vou postar um screenshot usando o Gala posteriormente). Para o dock, preferi o Docky que tem muito mais recursos que o Plank e é mais bonito.
[8] Comentário enviado por cjgomes em 30/11/2013 - 09:46h
"igualmente quase inútil gerenciador de e-mails próprio."
Se estais a falar do Geary, estais muito equivocado, primeiro que não é próprio do elementary OS, é de autoria da Yorba.
e não acho que seja inútil pois a única coisa que ainda falta, do que se espera de um cliente de e-mail, pelo menos pra versão 12.04 é um formulário de pesquisa.
[10] Comentário enviado por lcavalheiro em 03/12/2013 - 12:51h
[9] Comentário enviado por diovanimangia em 03/12/2013 - 01:45h:
Eu sou novato no Linux e instalei o cairo-dock, o Pear-Os é melhor?
uso ubuntu 13.10
O PearOS é apenas o Ubuntu com algumas personalizações pré-instaladas. Procura ver na screen que o bilufe linkou aí em cima para ver como transformar o Ubuntu no PearOS ;-)