Uma das principais características do Linux é ser distribuído gratuitamente na internet na página de download de cada distribuição. As imagens ISO dos CDs ou DVDs são disponibilizadas de muitas formas, para plataformas diversas, podendo também ser vendidas. Mas é fato que, a grande maioria baixa a imagem e grava em uma mídia para proceder a instalação.
Ocorre que muitas distribuições sobrevivem de doações e voluntariado da comunidade de desenvolvedores e utilizadores. Poucas são as que tem o apoio e o financiamento de alguma empresa. Por isso existe uma alternativa que deve ser usada para todas as distros, mesmo as que tem o "patrocínio" de alguma empresa. Afinal, tal alternativa ajuda também ao usuário final. A alternativa sugerida é: faça o download por torrent. Não vou entrar em detalhes aqui sobre a tecnologia P2P, afinal isso é apenas uma dica e não um artigo completo.
A maioria das distros Linux disponibilizam downloads via torrent. O uso desta tecnologia ajuda a desafogar os servidores onde estão hospedados as distros. Em época de lançamento de novas versões por exemplo, é muito comum que os sites fiquem congestionados e os downloads mais lentos devido ao grande número de acesso. O download via torrent ajuda exatamente a diminuir esse congestionamento, pois estará sendo feito o download de muitos lugares diferentes ao mesmo tempo, sendo que o usuário enquanto baixa também compartilha (envia) os dados baixados. Essa troca de dados (baixa e envia) tem um enorme vantagem sobre a forma tradicional de se fazer download (onde o usuário só baixa), facilitando muito o acesso à distribuição Linux em questão. Uma vez terminado o download, o programa utilizado para baixar por torrent verifica a integridade da imagem. Algo que é extremamente útil para evitar erros que comprometem instalação do Linux posteriormente.
Uma outra dica que pode ajudar e muito é que uma vez terminado o download o usuário deixe por mais algumas horas ou mesmo um dia inteiro (se possível, é claro). Isso faz do usuário, um "servidor" ajudando na distribuição da distro Linux preferida.
Muitos querem ajudar a sua distro programando e criando programas ou novos efeitos, mas não percebem que atitude simples como essas, ajuda e muito a sua distribuição Linux preferida, tanto no desafogamento dos servidores quanto na própria divulgação da mesma.
Programas sugeridos para download via torrent:
Linux:
KDE: Ktorrent
Gnome, Xfce e Lxde: Transmission
Windows (para aqueles que decidiram experimentar ou instalar o Linux):
Bit Torrent
Free Download Manager (possui um recurso de download por torrent, mas esse recurso precisa ser ativado nas opções do programa)
Todos são muito intuitivos e fáceis de usar. Em geral, basta clicar em "Abrir" e localizar o arquivo torrent referente a distro Linux a ser baixada. Esse arquivo torrent pode ser obtido na página de downloads da sua distro preferida. E em caso de dúvidas, conte com a ajuda da comunidade aqui do VOL.
[3] Comentário enviado por fernandoguedes em 07/08/2010 - 20:09h
Interessante. Só acho que as pequenas distribuições não tem esse tipo de problema e as grandes tem mirrors espalhados por todo mundo mundo independente do local aonde fica hospedado o website.
[5] Comentário enviado por Fabio_Farias em 09/08/2010 - 09:26h
Fernando
Obrigado pelo comentário. De qualquer forma ainda acho o download via torrent mais eficiente em termos de verificação de erros e desafogamento de servidores. Mas obrigado pela contribuição.
Gedimar meu amigo!
Obrigado pelo comentário.
de fato, se esperar um pouco para fazer o download verá resultados melhores. Ex.: o openSuSE 11.3 só foi estar realmente bom depois de uma semana mas não por causa da distro em si e sim porque faltavam coisas como o driver da nvidia e o plugin do mplayer. Coisas pequenas mas que fazem a diferença. Além do mais quanto mais gente baixa por torrent mais rápido pode ser o download e o download via torrent tem essa vantagem de verificar o download para ver se não há erros.