Quem ainda não se deparou com uma situação em que a configuração do "X" tenha se tornado um pouco complicada, seja pela urgência ou falta de tempo, pela inexperiência do usuário ou pela simples dificuldade de detectar monitores antigos ou hardwares mais exóticos, ou mesmo devido a trocas de hardware?
Dentre as várias maneiras de ajuste das configurações do X, quando o mouse não funciona, o "vídeo não levanta" e etc, a possibilidade mais rápida é a substituição completa do /etc/X11/XF86Config-4 por um feito mais ou menos sob medida.
Ocorre que o Kurumin (até a versão 5) concebido para ser extremamente fácil de usar, tem um kernel pesadão com módulo para tudo o que se pode imaginar e uma excelente detecção de hardware, possui um XF86Config-4 100% compatível com o do Debian Sarge.
Se após ter sido instalado o ambiente desktop no Debian existir alguma situação adversa como a citada acima, consiga um Live CD do Kurumin, reinicie seu computador pelo CD, após a carga completa do sistema pelo CD, processa da seguinte maneira:
1) monte a partição raiz do HD em que está o Debian:
# mount -t ext3 /dev/hda2 /mnt/hda2
(supondo que o sistema de arquivos seja o ext3 e que a partição raiz seja a hda2)
2) navegue até o diretório do Debian em que está o arquivo de configuração do X:
# cd /mnt/hda2/etc/X11
3) renomeie o XF86Config-4 para XF86Config-4.old:
# mv XF86Config-4 XF86Config-4.old
4) copie o XF86Config-4 que foi gerado pelo Kurumin:
# cp /etc/X11/XF86Config-4 /mnt/hda2/etc/X11/
5) reboot o computador pelo HD. O X deverá levantar silenciosamente.
[1] Comentário enviado por removido em 05/10/2006 - 12:47h
hehehe maneiro... eu costumo fazer isso não apenas com o X, mas pra praticamente tudo dentro do debian... eu configuro fontes apt, proxy e outras coisinhas mais. Salve, Salve, Kurumin!