No meu caso a bendita linha não existia no conf, logo acrescentei esta última, mas com o adicional de indicar que é um módulo, coisa que o artigo não dizia:
Coloque-o logo abaixo de qualquer outro trecho do "apache2.conf" que tenha a palavra 'AddHandler', se colocar em outro lugar vai dar erro na certa.
Agora teremos que criar uns links, o tutorial dizia para usar o programa "a2enmod", mas eu não encontrei em repositório 'deb' nenhum, logo criei na mão os links, para isso, devemos ir para o diretório /etc/apache2 e fazer:
Ok, nesta parte o Apache deve estar funcionando, então, escreva um script em PHP chamado "info.php" e um outro igualzinho chamado "info.php4" com o conteúdo:
<?
phpinfo();
?>
E salve-os em "/var/www" e recomece o apache como root ou com "sudo".
$ sudo /etc/init.d/apache2 restart
Digite no seu browser "http://<seu ip>/info.php" e em outra janela digite "http://<seu ip>/info.php4".
E se estiver tudo bem, você verá na primeira tela o script sendo executado diretamente pelo apache2 e na segunda o script em php4 sendo executado como cgi.
O diretório de usuário:
Com a alegria de ter o php funcionando no apache, o balde de água fria agora é que o diretório "public_html" de usuário que não é reconhecido. Mas este problema se resolve com apenas uma linha:
Não esquecer, este comando deve ser executado como root ou com o "sudo" no diretório "/etc/apache2". Reinicie o apache e verifique no seu browser digitando:
http://<seu ip>/~<usuário>/index.php
Onde obviamente deve ter um diretório "public_html" no diretório do "<usuário>" e um script em php "index.php" dentro do mesmo.
Conclusão:
Esta instalação eu fiz para uso próprio, quer dizer, desenvolver minhas próprias páginas em php, portanto não sei o quanto ela é boa se você quiser montar um servidor de verdade, mas se já ajudou a esclarecer alguma coisa, meu trabalho está feito.
Agradeço se me enviarem críticas (construtivas) e sugestões.
[1] Comentário enviado por canaman em 29/06/2007 - 09:56h
Olá amigo! O programa a2enmod e o a2ensite vem com o apache2 no debian, não precisa instalar nenhum pacote adicional, basta executá-lo como root. Na verdade eles são só um shell script que faz a criação dos links de forma automática.
Abraços,
[2] Comentário enviado por albertguedes em 29/06/2007 - 11:58h
Valeu canaman, e que eu procurei e nao achei o "a2enmod" no Debian e ainda por cima cometi um erro de revisao ai em cima, entao, para quem estiver lendo a dica tem uma errata:
Na parte de criacao dos links, o correto e
[3] Comentário enviado por Pilantra em 10/03/2008 - 09:59h
Olá amigo!!
Você sabe me dizer como eu faço o esquema com o RedHat pra carregar o PHP 4 e 5 juntos? Infelizmente os servidores aqui no trampo são RedHat e o yum é um esquema diferente do apt-get, não tem como instalar duas versões juntas assim!
[4] Comentário enviado por albertguedes em 10/03/2008 - 10:23h
Bom Pilantra, tirando a parte de instalação dos pacotes, todo o resto da dica você pode fazer no RH igualzinho.
Os pacotes você pode baixar as versões deb e converter em rpm usando o comando 'alien', se tiver instalado ai, ok ?
Se precisar, tenho este link que dá uma luz na instalação do apache2+php5 que server para todas as distros