O Linux Mint 22 Wilma BETA foi lançado em 1º de julho de 2024.
Atualmente, enquanto ainda está na versão BETA (destinada apenas para testes), não há uma maneira oficial de atualizar da versão estável atual 21.3 para a versão 22 BETA. No entanto, se você quiser correr o risco e experimentar a nova versão sem ter que reinstalar o sistema, é altamente recomendável fazer um backup de todos os seus dados importantes antes de continuar. Siga esta dica para realizar a atualização por sua conta e risco.
Obs.: a dica é apenas para curiosos e apressados. Quando a versão 22 se tornar estável, certamente haverá uma maneira muito mais segura e suave de atualizar do Mint 21.3 para o 22.
Passo 1: Alterar os Repositórios
Primeiro, você precisa modificar os repositórios de pacotes. Abra um terminal e execute os seguintes comandos:
sudo sed -i 's/jammy/noble/g' /etc/apt/sources.list.d/official-package-repositories.list sudo sed -i 's/virginia/wilma/g' /etc/apt/sources.list.d/official-package-repositories.list
Passo 2: Atualizar o Sistema
Encerre a sessão gráfica e abra um terminal sem ambiente gráfico pressionando Ctrl+Alt+F2. Faça login com seu nome de usuário e senha.
Este processo pode demorar e algumas perguntas serão feitas durante a atualização. Se não tiver certeza sobre as respostas, use as opções padrão. Fique atento caso surja uma pergunta relacionada ao GRUB, especialmente se você tiver uma configuração personalizada.
Passo 3: Reiniciar e Atualizar o Base-Files
Reinicie o computador:
sudo reboot
Faça login no ambiente gráfico. Em seguida, você precisa atualizar o pacote base-files para garantir que as informações do sistema reflitam a nova versão:
Seguindo esses passos, você poderá experimentar a nova versão BETA do Linux Mint 22. Lembre-se de que, por ser uma versão de teste, podem ocorrer instabilidades. No entanto aqui deu tudo certo e o sistema parece bem estável.