Balance - Load Balance para servidores (substituto do NLB Microsoft)
Balance é uma ferramenta de criação de cluster de balanceamento muito fácil de instalar e utilizar que substitui com muita qualidade e eficiência o famoso "NLB Microsoft", que apresentava muito problema, principalmente quando se adicionava um novo "nó" que parava todo o cluster e deixava todo mundo de cabelo em pé.
[3] Comentário enviado por hayres em 02/10/2008 - 14:29h
Sim pode ser utilizado por outras aplicações como squid e outros, a ferramenta funciona usando a tecnica de round-robin fazendo
assim um proxy das conexões.
[4] Comentário enviado por rafaelalmeida em 16/07/2009 - 11:15h
Cara, bom dia;
Diferentimente do NLB este serviço depende de um servidor para fazer o Balanceamento ou seja se este servidor desliga pára todo meu ambiente.. é isso mesmo? existe alguma forma de que este serviço funcione igual o NLB onde o serviço independe de um servidor específico para seu funcionamento? em meu ambiente eu preciso de desempenho e também de disponibilidade não posso comprometer o funcionamento de alguns serviços os deixando dependentes de apenas um servidor e se você puder me ajudar nesta dúvida ficarei grato! parabéns pelo artigo e desde já agradeço...
[5] Comentário enviado por djcelsodub em 27/08/2009 - 21:21h
Boa noite Hamilton,
gostei muito do seu artigo... mas tenho algumas dúvidas:
é possível fazer esse balance com vários serviços ao mesmo tempo??
por exemplo: navegação na internet (porta 80/8080) squid (3128), tenho 2 GW na empresa com firewalls idênticos e rodando squid... com o balance é possível manter ambos forncendo conexão para a rede???
ele balanceia o trafego somente de entrada? ou saída também?
poderia dar um exemplo de configuração com vários serviços?
[6] Comentário enviado por hayres em 01/09/2009 - 15:29h
Olá djcelsodub,
Primeiro obrigado pelos elogios;
o objetivo da ferramenta é bem essa mesmo, dividir a Workload de servidores identicos por exemplo (2 ou 3 ou mais servidores Squid na 3128) isso atravéz de um unico endereço.
Imagine a dica acima, ao invéz de utilizar a porta 3389 você poderia utilizar a porta 3128, (ou qualquer outra porta), fazendo com que seus usuarios sejam direcionados para os servidores evitando assim que um unico servidor seja sobrecarregado, e evitando possiveis paradas do ambiente pois se um servidor parar o outro assume as conexões.