Caracteres semigráficos

Publicado por Ricardo Rodrigues Lucca em 06/08/2003

[ Hits: 7.134 ]

Blog: http://aventurasdeumdevop.blogspot.com.br/

 


Caracteres semigráficos



A algum tempo eu vinha querendo poder usar caracteres semigráficos e só agora tomei coragem para pesquisar sobre isso. Primeiro de tudo, o que são caracteres semigráficos? Comecei a pesquisa sem nem ter idéia do que queria, sabia só que queria habilitar os desenhos de bordas no console. Depois, caiu um pouco mais a ficha e comecei a pesquisar por página de código e depois, finalmente encontrei o que estava procurando!

Para habilitar as bordas de console (|| <- algo parecido com isso, ou ainda aqueles sinais de mais ou menos unificado num caracter) era só mudar a fonte, mas para qual? No histórico da linuxabc (acho que era isso), encontrei um email que era um cara que estava com problemas para executar coisas em ssh. Ele falou que na máquina funcionava direitinho e fomos testar. E, BINGO!! Funcionou!

$ setfont -u viscii
$ setfont default8x16


O primeiro comando seta uma fonte que está em formato unicode e a segunda é uma biblioteca "normal". Eu particularmente não reparei muita diferença entre elas. As inúmeras outras que se a pessoa quiser dar uma olhada valeria à pena na minha opinião. Para saber que diretório está seria bom executar um find procurando pelo arquivo mencionado no setfont, pois ele muda de distribuição para distribuição. Na minha opinião esse comando vale apena para deixar os programas do console mais bonitinhos. ^^

Espero que isso ajude alguém!

Outras dicas deste autor

Vim Colorido

Cartilha de segurança

Transcode - sincronização de som e vídeo

Xterm colorido

ls exibindo somente diretórios

Leitura recomendada

Acessando uma partição NTFS (leitura) como usuário comum no Debian Linux

Instalando placa wireless 3DSP no Ubuntu 9.10

Be Linux (vídeo Youtube)

Instalando Manjaro Linux

Como apagar um kernel no Ubuntu

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts