O comando alias permite criar um atalho ou um apelido a um comando que você usa constantemente, essa ferramenta é muito útil para quem utiliza linhas de comandos freqüentemente.
Por exemplo, quem usa muito o comando ls --color=auto para ver a listagem de comandos coloridas e diferenciados pode usar alias para facilitar digitando:
$ alias ls='ls --color=auto'.
Agora quando você digitar ls, a listagem será mostrada em cores.
Para outros comandos tudo é do mesmo modo, só mude a linha entre as aspas simples e pronto, outro apelido será criado para o comando solicitado.
[2] Comentário enviado por vlxjunior em 29/01/2008 - 12:36h
Eu adoro esse comando mano, por isso resolvi fazer essa dica.
É muito fácil de usar e torna a vida de quem utiliza comandos muito mais interessante, para novatos no Linux também é uma boa, pois os mesmos serão guiados mais rapidamente aos comandos frequentemente utilizados!
; )
[3] Comentário enviado por israel_miranda em 31/01/2008 - 16:46h
Faltou dizer que é possível colocar o comando alias dentro do arquivo .bashrc no diretório do usuário para que não seja necessário digitar o comando alias toda a vez que quiser utilizar ele.
Toda vez que você loga no sistema, o conteúdo do arquivo .bashrc é lido e executado. Sendo assim, se você adicionar um alias no arquivo .bashrc, não precisará mais digitar esse comando.