Como eu não tinha encontrado algo no VOL, resolvi contar minha feliz experiência na compilação do novo kernel estável. Não sou um especialista, mas amo o
Linux. Estava recentemente fazendo um servidor para um cliente onde resolvi compilar o último kernel estável. Como muitos já sabem, foi lançado o novo kernel 2.6.32. Então vamos usá-lo!
1) Baixe os
fontes do kernel em /usr/src.
2) Baixe alguns pacotes necessários para compilação do kernel no Debian:
# aptitude install kernel-package bzip2 gzip libncurses5-dev
3) Vamos começar a compilá-lo:
# cd /usr/src
# tar xvjf linux-2.6.32.1.tar.bz2
# ln -s /usr/src/linux-2.6.32.1 /usr/src/linux
# cd linux
4) Agora vem a parte que eu mais gostei neste kernel. Com o comando "make localmodconfig" você carrega todos o módulos ativos do seu kernel atual para o .config do kernel que você irá compilar. Portanto, trate de carregar todos os módulos que você costuma usar atualmente para que eles sejam "jogados" para o novo kernel (no meu caso eu não tinha carregado um módulo do iptables e tive que recompilá-lo).
5) Agora vamos confirmar se está tudo certinho, acrescentar ou retirar algo que não precisamos mais:
# make menuconfig
Se você fez o comando anterior então seu módulos estarão todos aqui bonitinhos e você poderá alterar somente o que quiser (como, por exemplo, tipo de processador, ou se não vai usar Bluetooth e assim por diante).
6) Depois de escolher, habilitar ou desabilitar tudo que queria, vamos teclando ESC até perguntar se deseja salvar suas configurações. Confirme e pronto.
7)
make && make -j4 && make -j4 modules
Obs.: a opção -j4 faz com que, caso seu processador seja mais novo (Pentium 4 HT ou superior), o processo seja bem mais rápido.
8)
cp arch/x86/boot/bzImage /boot/vmlinuz-2.6.32.1
9)
make modules_install
10)
mkinitramfs -o /boot/initrd.img-2.6.32.1
11)
update-grub
12)
reboot
Escolha o seu novo kernel e veja se está tudo certo.
Obs.: como eu disse no começo, não sou nenhum especialista, mas gosto muito de desafios e este processo funcionou comigo belezinha. Portanto, se tiverem alguma correção, fico à disposição.
Nenhum comentário foi encontrado.