Normalmente quem começa a utilizar
Arch Linux, se já tiver alguma experiência mais avançada com Linux, acaba amando a distribuição. Quem já possui uma convivência mais curta acaba não se dando bem ou odiando a distribuição pela sua dificuldade. Muitas vezes as pessoas entram no Arch Linux e se deparam com um problema que é como rodar meu servidor MySQL nele para uso próprio ou remoto. Pois aqui vai um simples passo a passo de como fazê-lo.
1. Antes de qualquer coisa, abra um terminal para digitar os comandos que passarei.
2. Primeiro vamos instalar o mysql utilizando o gerenciador de pacotes do Arch, o
Pacman:
sudo pacman -Sy mysql
O gerenciador de pacotes Pacman atualizará sua lista de pacotes com o repositório e então instalará o pacote do MySQL.
Observem que utilizei o comando "sudo" antes do pacman, pois você precisa estar como super usuário (root) para utilizar o gerenciador de pacotes do Arch. Você pode antes de digitar qualquer comando utilizar o "su" e então digitar a senha do super user para ficar logado como super user até digitar exit e assim não precisar ficar digitando sudo antes de cada comando.
3. Após instalado o pacote do MySQL, o Arch possui um script próprio para iniciar, parar e reiniciar o servidor (daemon) do MySQL, já que o mesmo precisa ser executado apenas pelo usuário mysql, o script se encube de se logar e executar o comando para você.
sudo /etc/rc.d/mysqld start
Caso queira parar o servidor do MySQL, substitua o start por stop, e para reiniciar, substitua por restart.
Caso você queira também que o servidor MySQL rode toda vez que o sistema for iniciado automaticamente, basta no arquivo
/etc/rc.conf adicionar mysqld à lista de DAEMONS:
DAEMONS=(hal fam kdm ... mysqld)
4. Por definição o MySQL do Arch vem configurado com o usuário root sem senha para acesso ao servidor, caso queira mudar a senha do usuário root (muito aconselhável por questões de segurança), basta digitar o seguinte comando:
sudo mysqladmin -u root password senha
Substituindo senha pela senha que você deseja para o usuário root.
5. Finalmente você pode começar a utilizar seu servidor mysql com o seu programa ou linguagem preferida, ou do modo mais básico, utilizando o terminal com o comando:
mysql -u root -psenha
Atenção que a senha deve ser digitada junto do "p", sem espaço entre o p e a senha, caso você não tenha definido nenhuma senha, ignore o -psenha do comando.
Espero poder ter ajudado aos usuário desta maravilhosa distribuição que é o Arch Linux.